por MOR_AL » 13 Nov 2007 20:31
Olá Bardelli!
Tudo bem?
Por acaso estou fazendo um controle (em malha fechada) da rotação de um motor Diesel.
Este controle segue o modelo clássico de realimentação negativa.
Apesar de controlar um motor Diesel, o sistema é semelhante ao seu. Controla um motor CC de 12V que aciona o acelerador.
Em poucas palavras é o seguinte:
1 - Bloco Rotação Desejada. Entra-se com o valor desejado no PIC através de um teclado.
2 - Bloco Acionamento. Recebe dois sinais provenientes de dois pinos do PIC. RPM_Aumenta e RPM_Diminui. Estes sinais são mutuamente exclusivos. O acionamento possui um drive (fiz com MOSFET e com relê, uma vez que as constantes de tempo são lentas, da ordem de centenas de milisegundos). Quando o sinal RPM_Aumenta está em '1', o motor elétrico gira em um sentido, e quando o sinal RPM_Diminui está em '1', o motor gira em sentido oposto.
3 - A monitoração da velocidade angular do motor (RPM) é implementada pelo sensor, um disco com furos e um acoplador ótico. Os períodos entre os pulsos obtidos são medidos pelo PIC. Obtem-se a velocidade medida RPM_Medido.
4 - O PIC faz a subtração entre a RPM_Desejada e a RPM_Medida. O módulo desta diferença determinará o período em que o motor será acionado (por meio de um dos pinos, o RPM_aumenta ou RPM_Diminui). O sinal desta diferença determina qual dos dois pinos será acionado.
No seu caso, se você desejar controlar a velocidade do motor cc, fica mais fácil, basta colocar o disco furado com o acoplador ótico no eixo do motor cc e sua informação, proveniente do PIC, para acionar o motor, pode ser um PWM aplicado a um drive de potência, que por sua vez aciona o motor. Acho que assim você foge do conversor DA e AD.
MOR_AL
ET. Na realidade o sinal do PWM é proveniente de um ou mais bytes e a rotação do motor cc é uma variável analógica, ou seja, já é um conversor DA.
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