Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
clayton braga escreveu:Bom Galera estou com um problemão e não sei como fazer, estou iniciando em programação de pic e preciso converter o sinal de um receptor desses de aeromodelismo em um sinal de pulso e direção para controlar um drive de motor de passo.
Ja procurei alguns circuitos pra fazer isso mas não achei nada então acho que vou ter que fazer isso com um pic. Para quem não conhece esse tipo de controle remoto, o sinal que o receptor envia é um pwm com o pulso variando de 1 a 2 ms ou seja 1ms o motor estaria todo para esquerda, 1,5ms ele posiciona no meio e 2ms ele gira todo para a direita. ou seja tenho que ler esse sinal e gerar um sinal de pulso e direção proporcional para posicionar o motor de passo.
Vou ficar muito grato se alguem puder me ajudar.
clayton braga escreveu:Obrigado phophollety pela ajuda, mas será que eu estaria pedindo demais se voce ou alguém pudesse me enviar um exemplo de código? (de preferencia em C) como disse estou começando a programar pic e ainda e estou meio cru nisso, se não, não tem problema ja tenho pelo menos um ponto de partida pra pesquisar a respeito.
obrigado pela ajuda.
lellis escreveu:vendo os pulsos do fofo, me veio à mente:
RB3=entrada do pulso (enrtada de captura do timer1)
unsigned int med_larg_pulso()
{
unsigned int larg=0;
while(!RB3);while(RB3);while(!RB3);//desconsidera 1º pulso
while(RB3) larg++;
return larg;
}
Obs: função teórica digitada no local. Falha, avise.
Vai retornar um valor proporcional à largura. Se faltar pulso vai travar na função. (tem como colocar timeout)
Uma solução mais elegante seria usar captura do timer1. Requer leitura do data sheet. Fá-lo-ei eventualmente em momentos futuros.
Se já está no C, siga em frente!!
Abraço.
clayton braga escreveu:hehehehehe em binário é F*** imagina o tamanho do programa??? ia até dar calo nos dedos hehehehehe e depois que eu terminasse eu podia aposentar ja porque ia ta velhinho.
vou tentar mesmo no C porque é mais facil de aprender e depois quando precisar de alguma função muito especifica ai eu tento fazer em ASM eu tenho um livro de programação em pic com assempler mas é muito sofrido fazer assim pra quem ta começando heheheh na minha opniao é melhor aprender em c pra familiarizar com o pic e depois aprofundar no assembler.
RobL escreveu:Só para aproveitar a corona mas sem discutir:
C e ASM são inseparáveis, ou seja, formam o casal ideal.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante