Projeto funciona na protoboard mas na placa de CI não

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Projeto funciona na protoboard mas na placa de CI não

Mensagempor kyonak » 30 Out 2007 19:18

Pessoal, nao to entendendo
fiz um projeto aqui de um jig de teste para cabos
o projeto funciona perfeitamente na protoboard, mas na placa de CI nao funciona,
eu fiz a placa de CI, fiz a corrosao, ja verifiquei se existem curtos e nada, ta perfeita

aí chega na placa de nao funciona direito.

alguem tem alguma idéia?

o PIC nao usa cristal ocilador, usa o interno mesmo já que não necessito de precisao.
o MCRL está desabilitado

é um PIC 16f628A

quem puder ajudar será bem vindo.
kyonak
Bit

Mensagempor zielpunkt » 30 Out 2007 20:12

Huumm...LVP habilitado? Em tempo:- O que quer dizer com "não funciona direito"? Como é que funcionaria certo? Sem conhecer o teu projeto fica embaçado alguém opinar, certo?

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor phophollety » 30 Out 2007 21:13

Você usou os mesmos componentes do protoboard para montar o protótipo!?

Se ainda tiver o projeto montado no protoboard tire o seu pic e espete lá, veja se roda, se fucionar, 50% do problema foi isolado, depois tire o pic e meça as entradas dele, teste os botões, pot, tudo que tiver com o multímetro e scope se for preciso, imprima o esquemático e vá grifando com marca texto as linhas que já certificou que estão funcionando.

Problema de rúido se não teve no protoboard é mais difícil de ter no pcb, mas talvez no seu proto os blocos ficavam em distâncias maiores que agora, bom, isso é ultimo caso, bem provável que não seja isto.

Mas não tem nada a ser feito além de ir checando as coisas.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor kyonak » 30 Out 2007 21:52

bem, respondendo

sim, usei os mesmos componentes, sao apenas resistores de 220ohms e 2 diodos, o resto é entrada e saída

eu colocava na placa e nao funcionava, colocava na protoboard e funcionava, o mesmo PIC
mas depois milagrosamente começou a funcionar, não me perguntem por que, espero que amanhã continue funcionando porque eu não terminei de montar o jig ainda, falta umas peças externas de conexão dos cabos.

bem, de qualquer forma obrigado.

mais uma pergunta, que resistor é recomendado para aterrar entradas? obrigado.
kyonak
Bit

Mensagempor zielpunkt » 30 Out 2007 23:10

Do pouco que sei a respeito do assunto, acho que se é pra aterrar uma entrada sem uso deve usar resistor de zero ohm. Se quer economizar, esquece o resistor e usa um jumper pro terra (-). Se quiser menos trabalho ainda, liga o pino direto no barramento negativo da fonte (-). Agora, se quiser um resistor como pull-down (apenas para manter uma referencia de tensão, antes que outro elemento ou alguma coisa estrague tudo), ai vai depender do teu circuito, no que diz respeito a consumo, impedancia do que está acoplado ali e tals.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor kyonak » 31 Out 2007 00:06

na verdade é um de pull down
to usando o de 220ohms mesmo e está me atendendo, como tem pouco tempo que programo em PIC eu fico meio viajando nisso.
kyonak
Bit

Voltar para PIC