Controle RF de 6 canais

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Controle RF de 6 canais

Mensagempor Alexandre » 26 Out 2007 09:10

Olá pessoal,
Estou fazendo um controle remoto de 6 canais utilizando 2 pic 16F628 e os modulos RR3 e RT4 da telecontrolli.
A comunicação entre os dois uC é feita através da comunicãção serial, que sem os modulos de RF funciona legal.
Mas quando ligo a comunicação através dos modulos de RF não consigo mais que o circuito funcione corretamente, as saidas ficam acionando sozinhas.
Gostaria de saber se alguem ja montou algo parecido, e se pode ser ruido por estar montando em matriz de contado ou defeito nos modulos de RF.
Grato.
Alexandre
Bit

Mensagempor phophollety » 26 Out 2007 10:35

Quando vai modular por RF ou IR ou qualquer coisa que possa ser interferida por ruído uma boa solução é usar PWM para enviar o byte, de uma olhada no HT6P20x, use aquele tipo de modulação PWM (três vezes 1 terço de bit para formar um bit completo ) e para decodificar, o fabim soltou uma rotina.

Os receptores modulares geralmente são do tipo superheterodinos, quando os mesmos estão recebendo um sinal fraco, aumentam significativamente a sensiblidade, por isso que na sáida do pino tem MUITO ruído, quando recebe o sinal do TX, diminui a sensibilidade para evitar saturação, o sinal então fica bem mais limpo, mas pode ainda haver ruido ou seja, o que tem que ser feito é medir a largura do seu pulso e deixar uma janela para aceitar a variação.

Ou seja, para validar a recepção pelo usart, antes tem que tratar o sinal, então eu sugeriria que abandonasse o usart por hardware do pic, recebesse o sinal de tempos em tempo (por que não dá para usar a interrupção de mudança de estado de pino por causa do ruído), então receba o sinal de tempos em tempos, analise a largura do pulso e trate, assim não só vai ficar mais resistente como eficiente.

Qual sua taxa?!

Se for muito alta, trabalhar em OOK como esses módulos (variante do ASK) não vai dar certo.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Re: Controle RF de 6 canais

Mensagempor kleder » 26 Out 2007 12:52

Eu ja fiz um controle remoto usando a serial USART e os modulos RxD1 e TxC1 da tato, (são modulos bem "vagabinha") mas funcionou razoavelmente bem.
As dicas são:
- Sempre transmita algo, mesmo que não utilize, pois como ja foi dito, o receptor passa a receber ruídos quando não tem sinal do TX.
- Transmita várias de vezes a mesma informação.
- use no máximo 2400bps, eu usei 1200bps
- na transmissão (que deve ser contínua) dê intervalos curtos entre os pacotes de dados, por exemplo: envia os 8 bits para o txreg e dá um delay de 3ms (milisegundos), isto serve para sincronizar o sinal.

Se voce quizer fazer algo mais profissional, use os módulos TRW2.4G que são excelentes e não custam muito caro.

Alexandre escreveu:Olá pessoal,
Estou fazendo um controle remoto de 6 canais utilizando 2 pic 16F628 e os modulos RR3 e RT4 da telecontrolli.
A comunicação entre os dois uC é feita através da comunicãção serial, que sem os modulos de RF funciona legal.
Mas quando ligo a comunicação através dos modulos de RF não consigo mais que o circuito funcione corretamente, as saidas ficam acionando sozinhas.
Gostaria de saber se alguem ja montou algo parecido, e se pode ser ruido por estar montando em matriz de contado ou defeito nos modulos de RF.
Grato.
kleder
Bit

Voltar para PIC