Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
Fábio Pereira escreveu:Olá Kleber,
Creio que as pessoas em geral tenham um grande desconhecimento do funcionamento do protocolo USB e da sua utilização.
O primeiro ponto é: existe toda uma seqüência de transações que devem ser realizadas entre o host e o device de forma que o host possa identificar o dispositivo e utilizá-lo. Através desta seqüência (enumeração) o host determina qual o driver a ser utilizado para comunicação com o dispositivo.
O grande problema é: a sua aplicação Windows (ou Linux) não conversa diretamente com o dispositivo USB, ela conversa com o driver e este se comunica com o dispositivo.
Aí surge a questão: então preciso escrever um driver ? A resposta é: depende. Se o seu dispositivo USB se enquadrar em uma das categorias padronizadas (as classes USB), provavelmente o sistema operacional terá um driver padrão para comunicação com o mesmo (ex.: portas seriais USB, modens, dispositivos HID, etc.). Se o seu dispositivo não se encaixar nestas categorias ou o driver padrão não atender às suas necessidades, aí você terá de escrever um driver.
Agora um pequeno marketing pessoal: o meu novo livro "Tecnologia ARM: Microcontroladores de 32 bits) possui quase 100 páginas dedicadas ao protocolo USB e a sua implementação. Acho que é um bom ponto de partida para você entender o funcionamento do protocolo, tanto em baixo como em alto nível.
T+
fabim escreveu:ou sose. programar em basic,C,pascal.
www.mikroe.com.
IDE´s com biblioteca prontinha de usb, gerador de descriptor, etc.
Eu uso o mikropascal, e um programa desgratiz que tem na net que gera o fonte para PC, em pascal,basic,C++
fabim escreveu:EasyHid. procura no google, tem um site oficial"não lembro o endereço" e varios sites que tem esse cara para download.
funciona 100% perfeitinho.
Abraços
Fabim
Estou terminando um projeto com 18F4550 e USB, em breve irei disponibiliza-lo aqui.
Basicamente faz a leitura do AD e envia pela USB. Usei HID mesmo, consegui 32.000 leituras por segundo(São 2 bytes cada leitura). Não é nada complicado, no caso de dispositivos HID o windows reconhece sem precisar instalar drivers.
Fiz tudo no mikroC, não sei se tem muita gente trabalhando com esta IDE, mas ela possui muitas funções prontas como por exemplo HIDWrite
e HIDRead.
sandrini escreveu:Estou terminando um projeto com 18F4550 e USB, em breve irei disponibiliza-lo aqui.
Basicamente faz a leitura do AD e envia pela USB. Usei HID mesmo, consegui 32.000 leituras por segundo(São 2 bytes cada leitura). Não é nada complicado, no caso de dispositivos HID o windows reconhece sem precisar instalar drivers.
Fiz tudo no mikroC, não sei se tem muita gente trabalhando com esta IDE, mas ela possui muitas funções prontas como por exemplo HIDWrite
e HIDRead.
Caro Jorge_Francisco,
Estou começando a migrar também para o Mikroc/MikroPascal e há alguns dias venho tentanto fazer funcionar o exemplo de HID-USB do Mikroc... eu creio que estou fazendo alguma configuração dos "fuses" errada (ainda não entendi muito bem essa configuração) ou estou utilizando cristal errado...
O cristal que estou usando é de 8 MHz e quando compilo... tudo parece estar certo, só que quando gravo o PIC e o conecto à USB... dá uma mensagem de dispositivo desconhecido e não faz mais nada.
Será que pode me dar umas dicas de como fazer funcionar???
Obrigado.
Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 1 visitante