Página 1 de 1
I2C CCS e Proteus

Enviado:
22 Set 2007 15:19
por sandrini
Caros,
Estou simulando um projeto que tenho no CCS que faz a comunicação I2C com uma memória 24C02 e parece que na prática funciona bem, mas quando faço a simulação no Proteus, escrevendo algo... alguns dados são "gravados" errados e lendo também... a maioria das vezes lê errado.
Será que é algum problema de tempo ou tipo de memória???... estou usando no Proteus a memória 24C02C (400KHz/1ms)
Faço uma escrita nas posições 0 à 25 da EEPROM e depois leio tipo 10 a 15 posições durante o programa... para escrever corretamente no Proteus, preciso fazer esta escrita umas 3 ou 4 vezes para dar certo e para ler.... aí é difícil, a leitura correta é ao acaso....
Alguém poderia me informar se existe alguma maneira de contornar isso e simular sem problemas....
Preciso isso para fazer algumas alterações no firmware e não posso dispor do hardware, pois o mesmo está em uso....

Enviado:
22 Set 2007 21:35
por MOR_AL
Olá sandrini.
Desenvolvi rotinas para a comunicação I2C em assembler. Até aí tudo bem.
Fiz um programa que escrevia desde 0 até 255 em uma memória 24C65 e depois verificava o que fora escrito para ver se as rotinas estavam funcionando. Os valores a serem gravados faziam parte de diversos grupos de dados, para simular diversos modos de gravá-los.
Acontece que no Proteus não há a memória 24C65 e postei o problema aqui no fórum. Me sugeriram que usasse a 24AA64 que tem no Proteus.
Usei esta memória mas não funcionou. Montei a aranha e gravei o pic com o programa e ele funcionou.
Não sei se o problema está no Proteus ou se é devido a troca de memória. Acho que é a segunda hipótese. Mas já montei outro circuito em que na simulação do Proteus não funcionava e na prática funcionava.
Era um CAD do tipo delta-sigma. Simplesmente o comparador do PIC no Proteus não comutava e na prática sim. Foi toda a diferença.
Fica aí a informação.
Agora estou adquirindo um kit que possui In Circuit Debugger (é o EasyPIC4) e espero poder evitar ter que simular.
O Proteus é muito bom. Mas há bugs.
MOR_AL

Enviado:
23 Set 2007 11:09
por sandrini
Caro MOR_AL,
Eu vou acabar fazendo o mesmo que você... só me diz uma coisa... há algum tempo venho pensando em comprar esse EASYPIC, mas precisa ser diretamente com a MikroE, não? Eu não sei de nenhum representante aqui no Brasil, você sabe algum?
Outra coisa... Para debugar com este In Circuit é necessário também o PIC Flash da MikroE se você trabalha com o MikroC, estou certo?
Venho pensando em utilizar o MikroC ou MikroPascal nos meus próximos projetos... Como eles têm muita coisa pronta, creio que perco menos tempo.

Enviado:
23 Set 2007 21:24
por MOR_AL
Olá Sandrini.
Escrevi para o pessoal da ME e eles me disseram que o EP4 já tem incorporado o gravador e o ICD. Em termos da relação Custo/Benefício é ótimo. Você compra um kit que tem gravador via USB, ICD e pode gravar o PIC no próprio kit (ICSP).
Comprei o kit e mais alguns componentes diretamente com eles. O problema é que você tem que comprar via cartão de crédito internacional, o que dá um certo receio ter que enviar o número do cartão pela Net.
Já comprei anteriormente com eles (nos EUA) e não tive problemas. Há um meio de pagar mais seguro, via depósito bancário, mas não sei como. Obviamente o banco é estrangeiro.
Há duas opções para envio. Escolhi a aérea, mas me dei mal porque os correios entraram em greve e ainda não recebi. Já tem cerca de um mes.
Eu uso muito o assembler, apesar de falarem que é linguagem de masoquista. Talvez haja um fundo de verdade, porém, após algum tempo fazendo minha biblioteca formada por macros e rotinas para diversas aplicações, tais como display LCD, 7 segmentos, EEPROM interna, CAD, USART, 1-wire, I2C, EEPROM externa e mais algumas, passa a ficar mais tranquilo e o programa fica de 2/3 a 3/4 menor que os similares feitos em linguagem de mais alto nível (C e BASIC). Afirmo isso porque tive a preocupação de fazer um programa nas tres linguagens.
Eu fiz este esforço em assembler, porque concluí que para programar em qualquer linguagem você tem que estudar o assunto. Ler o manual dos componentes. Para esta condição, o assembler está mais próximo do que há nos manuais. Digo isso porque já iniciei meus estudos com o C (CCS) e o BASIC (ME). Todos são bons.
Agora que meus projetos em assembler estão beirando os 2k, e quero continuar a aprender a usar o PIC com maior complexidade, decidi escolher o BASIC da ME.
A minha escolha se baseou nos seguintes detalhes:
1 - O BASIC já era meu conhecido e sua linguagem é bem mais simples que o C.
2 - A desvantagem que existia em comparação com o C, era que o BASIC era uma linguagem interpretada, enquanto que o C é compilada. Isso não tem mais importância, pois as linguagens para o PIC são compiladas.
3 - Há uma grande variedade de facilidades na biblioteca do compilador BASIC da ME.
4 - O compilador BASIC da ME tem um editor extremamente amigável. No meu entender é excelente.
5 - O compilador BASIC da ME tem debugger, tanto via simulação como no próprio circuito (ICD). Para esta última opção é que estou comprando o EP4.
6 - Há um fórum da ME onde o pessoal já incluiu e respondeu quase que todas as minhas futuras dúvidas. Inclusive tem caras que trabalham direta e indiretamente para a ME, o que é bom falar com o fabricante.
7 - O preço do compilador está próximo a US$100.00, apesar de ainda não o ter adquirido, acho que valerá a pena.
Finalmente quero que fique bem claro que não tenho nenhuma participação comercial com a ME. Apenas acho que, por todos estes motivos, é uma boa opção.
Abraços
MOR_AL

Enviado:
24 Set 2007 09:37
por sandrini
Valeu MOR_AL,
Vou pensar no assunto da placa e do compilador...
Bem, voltando ao Proteus, verifiquei o seguinte:
Quando faço a leitura da eeprom no CCS, acontece o que falei acima, agora, com o MikroC, até agora está funcionando perfeitamente...
Vou tentar pesar qual é o melhor compilador pra mim....
Valeu

Enviado:
16 Out 2007 12:55
por sandrini
Caro MOR_AL,
Gostaria de saber se você já recebeu sua placa da MikroE....e, se já, quanto tempo levou?
Eu comprei o PICFLASH e eles me disseram que colocaram no correios em 27/09 e ainda não recebi nada... me passaram até o número do rastreamento. Você sabe como consultar através deste número?
Grato

Enviado:
16 Out 2007 15:52
por MOR_AL
Caro Sandrini.
Já recebi sim a minha compra. Recebi no último dia previsto.
Vá ao seu correio local e informe o número para rastreio, que eles sabem como verificar.
Abraços
MOR_AL

Enviado:
16 Out 2007 16:11
por dreher
Eu ja comprei algumas placas da Mikroe. o "brinquedo" mais legal deles que eu comprei foi o kit uni-DS, é um kit de desenvolvimento deles multoprocessador. Eu recomendo fortemente ele. Tambem comprei o compilador C deles. o atendimento deles sempre foi muito bom. A entrega foi sempre nos ultimos dias do prazo tambem, mas por US$25 de frete, não tenho do que me queixar.

Enviado:
16 Out 2007 18:06
por Maurício
sandrini escreveu:Caro MOR_AL,
Gostaria de saber se você já recebeu sua placa da MikroE....e, se já, quanto tempo levou?
Eu comprei o PICFLASH e eles me disseram que colocaram no correios em 27/09 e ainda não recebi nada... me passaram até o número do rastreamento. Você sabe como consultar através deste número?
Grato
Não precisa nem ir pessoalmente. É só vc ir na página dos Correios:
http://www.correios.com.br/
E no canto esquerdo inferior aparece uma caixa pra vc digitar o número do rastreamento.
O bloqueador de popups do navegador precisa estar desligado.
[]'s