URNA ELETRONICA

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

URNA ELETRONICA

Mensagempor DEJANO » 25 Jun 2007 10:44

Ola Pessoal!!!
Estive fora um tempo e agora retorno, mas parece que ja me deram uma bomba na mao.
Me deram uma urna eletronica para fazer e utilizar aqui na Universidade. Até ai tudo ta dando para fazer, mas tenho que produzir os sons da original. Eu sei que é um som modulado, mas nao tenho nem ideia das frequencias principais para "tentar" fazer uma modulacao aqui.
Será que alguem sabe isso ou tem um programa "em pic" ou um organograma para eu tirar umas ideias.
Desde ja agradeco.

Dejano
DEJANO
Bit

Mensagempor Cláudio » 25 Jun 2007 16:06

Quer uma idéia rápida? Usa um ISD 1416 (16 segundos, dá e sobra!), grava os sons e dá um "pray"! Nada de modulação não (a não ser que seu intuito seja o aprendizado ou a redução de custos).
Aproveita cota o bixinho ae e coloca quanto custa que eu vou precisar também!
[]´s
Cláudio
Byte

URNA ELETRONICA

Mensagempor DEJANO » 26 Jun 2007 08:03

Ola pessoal!!!
Ola Claudio!!
Obrigado pela boa ideia. É uma saida bastante simples e eficiente. Mas como voce disse, as duas coisas se encaixam. Reducao de custo e aprendizado. O bichinho é meio carinho. So consegui o preco na farnell.
82,35 mérreis.
Mas eu consegui ver todos o sinal da urna. Parece que alguem la do TSE teve dó de mim e colocou uma urna virtual para treinamento na net. Eu usei um programa para gravar o audio e outro analizador de audio da sony para ver o espectro. Nao vi tudo ainda nao, mas me parece que é uma frequencia cerca de 2,3 khz. O problema é que a onda é do tipo tringular (nao dente de serra) e intercalada por outra triangular ceifada cerca de uns 70 a 80%. Acho que fazer isso com um simples pic vai dar pano p'ras mangas.

Vamos que vamos
A gente consegue alguma coisa.
Dejano
DEJANO
Bit

Mensagempor Cláudio » 26 Jun 2007 09:15

Olá DEJANO!
Se conseguir fazer "na unha" nos avisa aí!
Agora, a farnell não é referência mesmo. Acho que, comprando com quantidade, não saia mais de 20 reais o bichinho. Talvez consiga amostras....
Abraço!
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor fabim » 26 Jun 2007 09:43

não estou entendendo direito...

Dejano.

Vc quer fazer o que ?

Abraços
Fabim
fabim
Dword

URNA ELETRONICA

Mensagempor DEJANO » 26 Jun 2007 10:57

Ola Pessoal!!!
Fabim. O que eu quero fazer é reproduzir o som da urna eletronica usando um pic.
Essa informacao que eu passei antes sobre o formato da onda esta errada.Estou analizando aqui agora na Universidade e vi que esta. Se eu conseguir ver corretamente , posto aqui
Aquilo eu estava fazendo em casa, sem muitos recursos.

Dejano
DEJANO
Bit

Mensagempor painho » 26 Jun 2007 11:28

eu tinha visto ja no forum acho que esta pag pode ajudar a fazer o pic reproduzir o tipo de onda q vc quer http://www.romanblack.com/picsound.htm
grava o som da urna no pc e depois converte
painho
Bit

Mensagempor fabim » 26 Jun 2007 12:06

compensa não...
Por exemplo o MP3 usa algoritmo de compressão tipo polinomial, cria uma tabela em Y com todos os valores diferentes que existem no wave.
Conforme vai lendo os valores em X ele calcula e cai na casa com o valor do momento..

Trocando em muidos..

Esse som de urna eletronica é imples pra fazer com o pic, com uma rotininha tipo bip, tem um zilhão de exemplos na net.
Essa rotina de bip você"OFF_ "para o andre_teprom" Vareia, a frequência e o tempo de duração até se aproximar do primeiro som, feito isto você modifica até se aproximar do segundo som.
rotina_BIP.

Dentro da rotina.
Som 1 0,6 Segundos
Som 2 0,45 Segundos
.....................................................

igual toques de celular monofonico.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços

Fabim
fabim
Dword

URNA ELETRONICA

Mensagempor DEJANO » 26 Jun 2007 20:20

Ola Pessoal!!!
Olhei direito e analizei o espectro do som da urna e é o seguinte:
Frequencia = 2,2 KHZ
Modulacao em amplitude.
Onda senoidal.
So isso.
Vou tentar fazer alguma coisa com o modulo ccp.
Se nao der uso um pouco de hard para isso. Financeiramente seria melhor implantar logo um CI que ja faz tudo isso como o nosso amigo Claudio sugeriu, mas as vezes é gostoso fazer uns trens desse para se divertir.
O site do Painho é bastante interessante. Vou me divertir aqui a noite tentando entender melhor o que esta la. My english is not so good, mas eu uso o babylon

Dejano
DEJANO
Bit

Voltar para PIC