Problema com Oscilador

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Problema com Oscilador

Mensagempor elton_santos » 19 Jun 2007 13:44

ola pessoal

estou com um probleminha com a parte de oscilação do meu pic...

Estou usando um PIC16F877A

o programa é gravado com sucesso no PIC....jah comprovei isso....soh que quando vou testá-lo ele inicia o programa mas não continua....dae esses dias por acaso encostei o dedo na perna de um dos capacitores, a que esta ligada ao oscilador, não a que esta no terra....não é que o programa começou a rodar...meio desregulado mas foi.....jah troquei...PIC....capacitor....Oscilador....jah fiz de tudo q me passou pela cabeça mas não consigo fazer ele funcionar....é um programinha simples....soh pra piscar led....

se alguem puder me dar algumas ideias ...eu agradeço
elton_santos
Bit

Mensagempor fabim » 19 Jun 2007 13:53

nos fuses vc esta setando qual tipo de oscilador ??

Se for cristal..
sete HS.

Se for ressonador
Sete XT

....................................,........................

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor elton_santos » 19 Jun 2007 14:13

fabim escreveu:nos fuses vc esta setando qual tipo de oscilador ??

Se for cristal..
sete HS.

Se for ressonador
Sete XT

....................................,........................

Abraços

Fabim

jah usei cristal de 4MHz setava pra XT....depois troquei coloquei outro cristal de 4MHz.......depois um amigo me trouxe um cristal oscilador TTL de 8MHz setei pra HS......e nenhum deles funcionou.....
elton_santos
Bit

Mensagempor fabim » 19 Jun 2007 14:44

hehe mais se vc usa um cristal TTL vc tem que setar clockin. e não HS.

Coloque o cristal de 4mhz de novo sem os capacitores, sete hs se não funfar pegue um resistor de 3mega solde em paralelo com cirstal e volte os capacitores.. na pior das ipoteses e problema de maus.. mauscontato..

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor renatokodaira » 20 Jun 2007 08:56

Com cristal de 4MHz, use modo XT (HS é para cristais acima de 4MHz) com capacitores de 22pF a 33pF.

O modo HS você usa com cristais acima de 4MHz, pois o oscilador terá maior ganho (e maior consumo), e com cristais de menor frequência isso pode sobrecarregar o cristal.

Um problema que pode ser o seu é que o seu cristal não é de ressonância paralelo (o indicado para o oscilador do PIC) e sim de ressonância série. Tente procurar a datasheet do seu cristal para checar isso.

Mete um resistor do MCLR para o Vdd pra ajudar.

Qual a tensão de Vdd ? Tem capacitor de 100 nF nos pinos de alimentação do PIC ? Você ligou os dois pinos de Vdd e Vss (dois de cada) ? Tá usando em protoboard ou em placa de circuito impresso ?
renatokodaira
Byte

Mensagempor fabim » 20 Jun 2007 09:01

ressonancia em serie ?????????????????

:shock:

fabim...
fabim
Dword

Mensagempor renatokodaira » 20 Jun 2007 11:43

renatokodaira
Byte

Mensagempor fabim » 20 Jun 2007 11:54

ááátá..
paralelo referencia capacitiva de desvio e filtragem com terra.

Serial é "corrente" de passo que ultrapasso o nominal de condução do cristal..

Não que o cristal seja feito para serie ou paralelo..

Pois a forma de fabricação e produto final de cristais de quartzo é o mesmo, o que muda é as tecnicas e correção de temperatura etc..

:).. só pra constar.

Agora tem como disse.... cristais que para atingirem a fundamental precisam de tensão e corrente maior. ouuuu.. podese sintonizar na fundamental atravez de LC..

Abração e obrigado Renato.

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor renatokodaira » 20 Jun 2007 14:26

paralelo referencia capacitiva de desvio e filtragem com terra.

Serial é "corrente" de passo que ultrapasso o nominal de condução do cristal..

Não que o cristal seja feito para serie ou paralelo..

Pois a forma de fabricação e produto final de cristais de quartzo é o mesmo, o que muda é as tecnicas e correção de temperatura etc..

Não entendi direito o que você escreveu ...
Pra esclarecer:

Todos cristais de quartzo tem uma frequência de ressonância série (fs, frequência onde ele tem a menor impedância). Nesta frequência o cristal parece ser resistivo para o circuito. A frequência de ressonância série do cristal pode ser alterada pelo acréscimo de reatâncias (capacitores) em série com o cristal. Quando operados em combinação com uma capacitância de carga externa (CL) o cristal oscila numa faixa de frequência superior à sua frequência de ressonância série. Esta é a frequência de ressonância paralela.

Um circuito oscilador de ressonância série usa um cristal que é projetado para operar na sua frequência natural de ressonância série. Nesses circuitos não haverá capacitores na malha de realimentação. Os osciladores de ressonância série são usados por causa dos poucos componentes adicionais necessários e em maiores frequências. Na datasheet desses cristais, não há portanto especificação de capacitância de carga (não usa).

Um circuito oscilador de ressonância paralela usa um cristal que é projetado para operar com um valor especificado de capacitância de carga. Isso resulta em uma frequência de cristal que é superior à da frequência de ressonância série mas menor do que a verdadeira frequência de ressonância paralela. A capacitância de carga (no caso os dois caps ligados nas pontas do cristal) mais o cristal definem a frequência de operação, portanto esse é um meio conveniente de se ajustar a frequência desejada para o circuito. Estes circuitos não têm outro caminho para a realimentação do que o próprio cristal.
Quando você for especificar um cristal em modo paralelo, sempre procure pela frequência de ressonância paralela e veja qual a capacitância de carga em pico farads.

Um cristal fabricado como cristal de ressonância série vai funcionar num circuito paralelo e vice e versa ? Sim para os dois casos, mas um cristal série vai operar numa frequência maior do que esperada se usada num circuito ressonante paralelo. Um cristal fabricado como de ressonância paralela vai operar numa frequência menor do que a esperada se usada em um circuito ressonante série.

Assim um cristal é feito sim para funcionar em série ou em paralelo, determinado pela sua especificação de frequência e a capacitância de carga.

O Nivel de excitação é a potência dissipada pelo cristal quando opera. A potência é função da corrente aplicada nele e geralmente é expressa em mW ou uW. Os cristais são especificados para trabalhar com um determinado nível máximo de excitação, que varia conforme a frequência e modo de operação. Precisa ver qual é esse nível permitido porque se exceder esse valor pode resultar em operação instável, envelhecimento precoce ou danificar o cristal (no caso escolher errado o modo HS no PIC quando deveria ser XT ou LP).
renatokodaira
Byte

Mensagempor elton_santos » 20 Jun 2007 18:04

blz galerinha....jah resolvi......naum sei o q era na parte do hardware.....mas fui dar simulanada no software....e vi q ele não saia do delay......naum sei exatamente porque...estou iniciando agora a minha vida junto ao pic......

o q ocorria era o seguinte....se alguem puder me explicar

delay
decfsz (variavel),w ; tinha esse w.....quando tirei ele saiu do delay...
goto delay ; soh q da uma message quando compilava soh q
; era soh alerta naum erro
elton_santos
Bit

Mensagempor proex » 20 Jun 2007 18:15

Vc decrementava o contador mas o resultado estava sendo colocado em W.

Dessa forma, esse contador nunca iria chegar á zero. Por isso o programa ficava em loop nessa linha.
proex
Dword

Voltar para PIC