DeviceNET

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

DeviceNET

Mensagempor amadeu » 11 Jun 2007 16:39

Boa tarde,

Trabalho com automação e gostaria de desenvolver algumas aplicações com DeviceNET. Sei que o mesmo funciona no CAN, porém não sei como implementar tal rede. Por acaso é possível implementar o DeviceNET com um PIC e caso sim os Senhores saberiam me dar um passo inicial para começar este projeto?

Att,
Amd.
amadeu
Nibble

Mensagempor mega.rod » 09 Dez 2009 17:44

Ola tche !

Tecnicamente é possível sim, pois dentre as famílias de PIC existe a 18F que já possuem interface CAN. Agora basta você verificar dados respectivos a memória, etc...

Por experiência própria, se for partir equipamentos industriais, deixe o PIC de lado e passe para microcontroladores mais profissionais como Atmel ou Freescale que você terá menos dores de cabeça!

Em relação ao protocolo DeviceNet, você não encontrara de forma tão simples pela internet, você terá que entrar em contato diretamente com a ODVA. Esta organização é responsável por manter, divulgar e atualizar informações relativas ai protocolo DeviceNet.

Rodrigo Trainotti
mega.rod
Nibble

Mensagempor tcpipchip » 14 Dez 2009 09:54

Rodrigo Trainotti escreveu:Ola tche !

Tecnicamente é possível sim, pois dentre as famílias de PIC existe a 18F que já possuem interface CAN. Agora basta você verificar dados respectivos a memória, etc...

Por experiência própria, se for partir equipamentos industriais, deixe o PIC de lado e passe para microcontroladores mais profissionais como Atmel ou Freescale que você terá menos dores de cabeça!

Em relação ao protocolo DeviceNet, você não encontrara de forma tão simples pela internet, você terá que entrar em contato diretamente com a ODVA. Esta organização é responsável por manter, divulgar e atualizar informações relativas ai protocolo DeviceNet.

Rodrigo Trainotti

Qual tua fundamentação ?

"Por experiência própria, se for partir equipamentos industriais, deixe o PIC de lado e passe para microcontroladores mais profissionais como Atmel ou Freescale que você terá menos dores de cabeça!"
tcpipchip
Dword

Mensagempor aguivone » 14 Dez 2009 10:14

"Por experiência própria, se for partir equipamentos industriais, deixe o PIC de lado e passe para microcontroladores mais profissionais como Atmel ou Freescale que você terá menos dores de cabeça!"

cara para quem sabe trabalhar a diferença não está na ferramenta e sim como usar cada ferramenta, no popular :

uma faca serve para cortar mas vc pode usar como se fosse uma chave de fenda!

com criatividade vc faz coisas incriveis .
aguivone
Bit

Mensagempor xultz » 14 Dez 2009 10:25

Levei anos convencendo minha mãe a usar chave de fenda para fixar a cortina, ao invés de faca de cozinha, e agora você vem e defende o uso da faquinha... esse mundo tá perdido...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor mega.rod » 14 Dez 2009 11:36

Não quis e não quero levantar questões em relação a qual Microcontrolador predileto de cada um. Sei que este assunto é bastante complexo e cada um defende sua bandeira...

Eu mesmo já trabalhei muito com PIC, foi meu segundo contato com microcontroladores. Até hoje eu uso PIC, mas como disse anteriormente, realmente tive problemas com estabilidade.

Em relação a "Para quem sabe trabalhar a diferença não está na ferramenta e sim como usar cada ferramenta" concordo em partes, sei que é possível fazer com PIC sim, mas existem ferramentas e componentes específicos e com recursos mais avançados para cada tipo de aplicação da mesma forma que o MSP430 é líder em baixo consumo de energia.

Por favor, Senhores, não estamos aqui para discutir preferências, mas sim discutir tecnicamente soluções.

Caro companheiro Amadeu, se você se sente mais seguro programando com PIC, vá em frente, só o tempo, campo e conhecimento sobre outras tecnologias que lhe farão chegar ao sucesso com seu projeto!

Abraços a todos!
mega.rod
Nibble

Mensagempor chipselect » 14 Dez 2009 11:37

a chave de fenda tem um muito mais útil: como talhadeira, kkkkk
chipselect
Word

Mensagempor mega.rod » 14 Dez 2009 11:43

É possivel utiliza-la também como extrator de grampo, furadeira, tirador de meleca de nariz, desentupidor de pia, etc...

Não fique bitolado em uma coisa só, tire a viseira, o mundo é imenso, muita coisa a se aprender e a fazer !
mega.rod
Nibble

Mensagempor tcpipchip » 14 Dez 2009 12:05

Abrir a lata de tinta e misturar...:(
tcpipchip
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 14 Dez 2009 12:19

Rodrigo Trainotti escreveu:... Caro companheiro Amadeu, se você se sente mais seguro programando com PIC, vá em frente,

O difícil será convencer um industrial . :D

Agora sério e óbvio:

O uso de ferramenta inadequada, ou imprópria, traz duas consequências
Estraga a peça
Estraga a Ferramenta

Sobre risco de acidente nem é necessário falar de tão óbvio!

DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 15 Dez 2009 22:53, em um total de 3 vezes.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 15 Dez 2009 15:37

E o caboclo que coloca a "chave de fenda" pra segurar o vidro da porta da caranga !!

É um ótimo uso da chave de fenda rsrsrs
Andre_Cruz
Word

Mensagempor turuna » 15 Dez 2009 22:06

AH!!! da pra dar partida em um gol tb.
turuna
Nibble

Mensagempor vtrx » 16 Dez 2009 11:43

Amadeu,me parece que a resposta é simples a sua pergunta.
Voce perguntou se é possivel utilizar o PIC para a sua questão,e me parece que a resposta é sim.
Perguntou tambem,caso seja sim,se saberiam te 'dar um passo inicial' para o projeto.Me parece que não sabem,pois estão indicando outro microcontrolador e não o 'passo inicial'.
vtrx
Dword

Voltar para PIC