Interface Serial do AE-900 via PIC.

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Interface Serial do AE-900 via PIC.

Mensagempor Pask » 24 Abr 2007 10:48

Eu tenho um analisador de energia da ICEL que possui uma interface serial RS-232 para comunicação direta com um software instalado no computador. Os dados seriais enviados ao conector padrão serial do cabo que acompanha o analisador, seguem a seguinte seqüência:

D15-D14-D13-D12-D11-D10-D9-D8-D7-D6-D5-D4-D3-D2-D1-D0

Como vocês vêem, trata-se de uma seqüência de 2 bytes e o significado de cada bit acima é o seguinte:

D0 - End word;

D1 a D8 - Leitura do display, D1=menos significativo, D8=mais significativo. Exemplo: se o display mostra 1234, então D8 a D1 será 00001234;

D9 - Ponto decimal da direita para a esquerda. 0 = sem ponto; 1 = 1º;
2 = 2º; 3 = 3º ponto decimal;

D10 - Polaridade: 0 = positivo; 1 = negativo;

D11 e D12 - Unidade de leitura: 27 = rpm; 31 = Hz;

D13 - 1 (constante)???

D14 - 4 (constante)???

D15 - Start word.

A minha pergunta é: seria possível desenvolver um programa com o PIC que recebesse esses dados via USART e indicasse as grandezas medidas pelo AE-900 num display LCD, ou seja, seria possível desenvolver um aparelho para interfacear com o AE-900 e indicar suas medidas dispensando o uso do computador? Obrigado.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor fabim » 24 Abr 2007 11:12

bom se são 16 bits

como que pode isso ?

*********************************************************8
D1 a D8 - Leitura do display, D1=menos significativo, D8=mais significativo. Exemplo: se o display mostra 1234, então D8 a D1 será 00001234;

E Sim..
Vc tendo o protocolo, e a velocidade da 232..

Molezinha fazer isto..

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor Pask » 24 Abr 2007 13:14

Caro Fabim, o que você quis dizer com "bom se são 16 bits/como que pode isso?" ?
A velocidade é de 2400 bps. Sobre o protocolo eu não tenho a informação, mas posso tentar conseguir junto à própria ICEL.
Agora, pelo que entendi, os 16 bits devem ser enviados em dois pacotes de 8 bits (eu acho!). Se for assim, basta armazenar cada pacote em uma variável ou os 16 bits em uma única variável. Também posso armazenar apenas os dados de D1 a D8 em uma variável para posterior processamento.
Se você tiver mais alguma dica, aguardo sua ajuda.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor zielpunkt » 24 Abr 2007 17:35

Eu acho que se tratam de 16 bytes(caracteres) e não bits...Senão, como é que vai sinalizar o início e final de arquivo? E as demais condições e valores? Com zero e um? Negativo. Salvo engano, isso deve vir tudo em ASCII e vc tem que fazer um buffer linear(+simples), ou circular(+complicado, não justificaria nesse caso, pq vc conhece a extensão do arquivo) pra receber tudo isso, identificar o caracter de start, os caracteres de dados e o caracter de final de transferencia, verificar se chegou ok e depois tratar o que chegou. Se não exatamente assim, é quase isso.

Mais uma coisa: descubra como vc solicita os dados pro analisador e simula isso pelo teclado/ terminal do windows, que vai clarear bastante pra vc.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor Pask » 24 Abr 2007 20:29

Conectando o analisador ao computador seria possível, talvez, visualizar alguma coisa no Hiperterminal do Windows? Será que ele me mostraria alguma coisa?
Pask
Word

Mensagempor zielpunkt » 25 Abr 2007 08:42

Provavelmente, se os dados estiverem em ASCII. Mas teria que saber o que o sofware no PC envia pra ele requisitando os dados e simular isso via terminal, supondo que o teu equipto trabalha assim. Procura algum software que monitore a serial do PC e resolva tudo isso...Mas, vc leu o que eu escrevi a respeito da tua duvida?...

É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Voltar para PIC