NOVO: "Painel de matriz de leds gráfico"

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

NOVO: "Painel de matriz de leds gráfico"

Mensagempor Mersin » 07 Abr 2007 20:49

Olá pessoal,

Tínhamos no antigo forum asm51 um tópico denominado "Painel de matriz de leds gráfico", que vocês podem ler no link: http://www.asm51.eng.br/forum/topic.asp?ARCHIVE=&whichpage=1&TOPIC_ID=10589

Estou propondo continuarmos este tópico aqui no novo Forum, porém, propus também trazê-lo para a família PIC, da qual eu particularmente irei participar.

Na época definimos que queríamos idealizar o seguinte projeto:

1) Dimensões do Painel em Pixels: 64 linhas de alt. x 128 ptos
2) Cores: Full color, ou seja, RGB, com possibilidade de montarmos somente s cores que nos interessar, como por exemplo RG.
3) PCIs: PCIs de LEDs com mC próprios + PCI Master (controladora)
4) PCIs de LEDs: possibilidade de montagem até 3 cores (RGB) com LEDs convencionais 5mm Alto Brilho cores separadas(não existe LED bicolor ou tricolor de alto brilho).
5) PCI Master: Memória tipo Flash (na ordem de alguns Mbytes). Tipo a definir (Compact Flash, SD, MMC etc); Possibilidade de atualização do arquivo via RF(à distância) e/ou Serial.
6) Recursos extras da PCI Master: Medição de Temperatura, Marcação Horas e Dias (RTC)
7) quanto às animações: Utilizaremos arquivos gerados no Animator, que são tipo *.giv(animado), converteremos as telas geradas em arquivos BIN já no formato para serem enviadas para as PCIs dos LEDs.
8) teremos que desenvolver um software que converta a sequência de telas do arquivo final do Animator em telas para nosso arquivo do painel.

O que vocês acham?

vamos amadurecer a idéia?
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor Mersin » 09 Abr 2007 23:24

Pessoal,

Tentando tornar mais didático e simples este primeiro painel, sugiro os seguintes:

1) Dimensões do Painel em Pixels: 64 linhas de alt. x 128 ptos com 4 níveis de brilho para cada cor
2) Cores: Somente Vermelho, ou seja, serão formadas imagens em Vermelho e Preto, sendo o vermelho com 4 níveis de brilho (2bits)
3) PCIs: PCIs de LEDs sem mC + PCI Master (controladora)
4) Não há utilização de PC externo e nenhuma parte móvel ou mecânica.
5) PCI Master: Memória tipo Flash tipo a definir (Compact Flash, SD, MMC etc); Possibilidade de atualização do arquivo via RF(à distância) e/ou Serial.
6) Recursos extras da PCI Master: Medição de Temperatura, Marcação Horas e Dias (RTC)
7) quanto às animações: Utilizaremos arquivos gerados no Animator, que são tipo *.giv(animado), converteremos as telas geradas em arquivos BIN já no formato para serem enviadas para as PCIs dos LEDs.
8- teremos que desenvolver um software que converta a sequência de telas do arquivo final do Animator em telas para nosso arquivo do painel.

Favor enviarem suas sugestões. Estamos na fase de definir onde queremos chegar.

Valeu turma!
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor fabim » 10 Abr 2007 09:11

bom....
com o custo relativamente baixo dos cartões SD, PIC´s 18F rodando a 12mips, multiplexadores baratos..
Acho que esse projeto não seja um bixo de 7 cabeças.
Me disponho a fuçar na parte eletronica do bixo, e bolar algum programinha usando o delphi, desde que me de as coordenadas.

OFF{
Até o momento eu estava muito enrolado com minha mulher que estava gravida e tava dando o maior trabaião, agora que o L.O nasceu, to mais forgado, e vou acabar o outro projeto que eu propus}.

Abração

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor Mersin » 11 Abr 2007 21:12

Olá Fabim e colegas do forum,

Seja bem vindo então ao projeto, vamos em frente!... mesmo com todo sufoco e correria do dia-a-dia...

Lá vai mais um de meus e-mails noturnos... ;-)

Fabim, nunca trabalhei com a série 18F, e posso perceber que vc sugeriu a mesma devido à velocidade de processamento maior, isso mesmo?

Tenho aqui em casa o McFlash e vi que com este gravador poderei trabalhar com os seguintes PIC da série 18: 18F442 ou 18F448 ou 18F452 ou 18F458. Você já trabalho com algum deles? como está a questão de custo dos mesmos?

Bom, fazendo o cálculo da multiplexação do Painel, teremos 128(Pontos) x 2 bits(brilho) x 64(linhas) x 60vezes/s(Multiplexação) = 983040 bits/s que é a velocidade na qual teremos que enviar os dados para compor uma linha. Isto dará um tempo de apenas 1us/bit.

Visto que os integrados que coloquei acima podem trabalhar com 40MHz, penso que poderão desenvolver 10Mips o que dá apenas 10 ciclos de máquina para cada bit enviado para os LEDs. Precisamos de mais velocidade, certo?

Sugiro então "dividirmos" o processamento de multiplexação das 64 linhas do Painel em 4 áreas, ou seja, teríamos 4 processadores trabalhando/multiplexando cada um com apenas 16 linhas, dessa forma cada um teria 16(linhas) x128(pontos) x2bits(brilho) x60vezes/s = 4us para enviar cada bit = 40 ciclos de máquina para cuidar da multiplexação, acho que agora vai dar.

Para enviarmos as telas, teríamos um 5º procesasdor cuidando de ler os dados, via serial, do SD card ou o que seja, num protocolo que atenda pelo menos 1MBit/s, e enviando os mesmos, paralelamente a pelo menos 1MBit/s aos outros 4 processadores do painel, que por sua vez teriam que ler/armazenar e multiplexar apenas 512 bytes (16x128x2 bits) para o painel em sua RAM interna.

Dessa forma, poderemos considerar nosso Painel(zão) como se fossem 4 Painéis de 16linhas x 128pontos x 2(brilhos de intensidade luminosa) cada, que receber seus dados via transmissão paralela(pois temos muitos pinos sobrando) para os outros processadores.

Quanto aos pinos dos 4 processadores da tela gastaríamos cada um, por exemplo, se escolhermos o 18F442(38 I/Os) = 16pinos(p/acessar as linhas) + 5pinos(enviar bits serialmente para cada linha) + 8pinos(receber dados do 5º mC) + 1pinos (endereçamento pelo 5º processador) = 30 I/Os (dá tranquilo e ainda sobraríam 8 pinos em cada). Poderíamos até usar um pinos de PWM para um Transistor geral de alimentação, regulando assim o brilho geral do painel e mais um pino para ler um LDR qualquer para ajudar no controle automático de luminosidade do Painel!

O que você acha? dá pra ser assim? Tem alguma outra idéia de implementarmos o hardware da Tela de LEDs?
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor fabim » 12 Abr 2007 08:05

poder ate pode...
Só que eu não vejo uma forma pratica de implementar isso.. Até porque um SD card num chega nem a 80KBps..... Porta serial do PC intaum esquece...Conversor Usb / Serial --- Pode até ser tem que dar uma zoiada.

Sinceramente... Diga HARDWAREMENTE FALANDO,rsrs o que vc quer que eu faça o resto é comigo.. parte de lógica.. Pedala robinho.

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor Mersin » 12 Abr 2007 11:38

rsrsrs...

O bom é agente ralaaaa mesmo, né.... Preocupa não, agente acha uma saída.

Bom, pensando bem, acho que este pode seer dividido nas seguintes partes:

1) Hardware e software da multiplexação e funcionamento das PCI's dos LEDs (que é o painel propriamente dito); É importante notar que o painel funcionará apenas com seu sistema autônomo SEM a necessidade do PC para ficar transmitindo as telas.

2) Parte de Recebimento das Telas via RF e Serial e armazenamento das mesmas em algum tipo de memória não volátil (que ainda vamos definir qual (EEPROMs seriais, Memórias Flash etc); As telas poderão então ser transmitidas via RF a partir de um NoteBook de dentro de um carro por exemplo. Isto facilitará em muito o trabalho de atualização das propagandas.

3) Parte de elaboração das telas em si e de um software especial (pode ser em Delph) para transformar as telas(que pode ser um arquivo .AVI ou GIF animado etc) em um formato tipo binário "entendível" e já "mastigado" para o Painel. Nesta etapa amigo, acho que você vai ser de suma importância, pois não sei Delph e nem olhei ainda o tal do "Animator" que o pessoal sugere para criar as animações e as telas gráficas.

Veja que estas partes serão interligadas e quando isso acontecer, teremos terminado o projeto. As interfaces que ligarão estas partes serão ainda definidas por nós no decorrer do projeto.

"Para o alto e avante"!...
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor ijftec » 12 Abr 2007 19:48

Ola turma!
Parece que esta predominando este projeto para o PIC, mas gostei da ideia de retornar mesmo que mais simples. Um ótimo começo, no que puder ajudar, fico a disposição. Embora não entenda quase nada do PIC, temos as placas a serem desenvolvidas. Se for em Tango ou P-Cad.......
Até mais
Inácio
ijftec
Bit

Mensagempor Mersin » 14 Abr 2007 23:49

Olá companheiros,

Alguém já está usando o ST2226A? tá fácil de encontrar no mercado? quanto custa?

Grato!
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor geraldomelo » 16 Abr 2007 01:19

Ola Pessoal .. Tenho interesse também nesse projeto , mas como tenho visto , o conhecimento de vcs são bem superiores ao meu (eu ainda chego lá heheh) então não vejo muito onde eu poderia ajudar ... se tiver alguma tarefa na minha altura , eu com certeza ajudarei com prazer ....

ps : Fabim , parabéns pelo seu/sua filho/a ... hehehe ... mas a esposa gravida dá trabaio ? e o bambino .. não dá mais ainda heheheh abraços e saúde para todos

estou acompanhando o outro projeto ... estou afim de montar , para usar na bancada e também para aprender ...

abraços

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor ijftec » 17 Abr 2007 21:06

Ola Turma!
Como esta o andamento desse projeto? Mersin, na sua idéia tem como mudar o tamanho da imagem? Tenho como idéia principal, mudart aquele velho e horrível relógio de rua com banner colocar uma imagem com leds e publicidade no tamanho total do relógio. Ai podemos mudar aquele velho visual com um novo a cada dia, a cada hora, a cada minuto, e colocar uma publicidade de digamos R$ 100,00 mensais e de ao invés de um patrocinador, colocar 10, 20, 30......
Será que isso não é interessante? Estar faturando R$ 1000,00, R$ 1500,00, R$ 2000,00 ou mais num relógio de rua? Se um patrocinador cair fora continuar a ter outros tantos pagando?
Vamos pensar nisso?
Mas ai o projeto vai ter que ter a flexibilidade de poder decidir, digamos "Se preciso de 120 linhas e 64 colunas" "30 colunas e 180 linhas" 120 colunas e 48 colunas"..........
Podemos pensar nisso?
Obs.: Se sei pouco de PIC pode ter certeza que aprendemos

Isso foi apenas uma ideia para dinamizar o projeto, e poder adaptar para cada necessidade.
Editado pela última vez por ijftec em 22 Abr 2007 19:15, em um total de 1 vez.
Inácio
ijftec
Bit

Mensagempor ijftec » 22 Abr 2007 13:55

Ola!
Uma imagem da net, com RGB e 8 linhas por 24 colunas. O interessante que esse CI usado tem as características muito parecidas do 4094 e comandado por apenas 10 bits, sendo 8 de dados, CLK e PWM. Muito interessante pela sua sinplicidade. Se cada modulo desses forem comandados por um microcontrolador e uma cor podemos controlar 24 x 24 cluster por um único microcontrolador servo, que recebe dados do microcontrolador principal.
É uma idéia.

Imagem
Inácio
ijftec
Bit

Mensagempor Mersin » 25 Abr 2007 14:14

Olá ijftec e colegas,

Estou um pouco parado porque meu filho também acaba de nascer (eh a safra 2007)...

ijftec, o esquema que vc enviou é semelhante à nossa idéia proposta, porém quanto mais cores e bits de cores enviarmos, maior terá que ser a velocidade de envio dos bits para os LEDs e mesmo levando em conta os 4 processadores que eu propus anteriormente, eles já estão trabalhando na "tabua da goiaba", ou seja, não tão tendo tempo nem de ir ao banheiro...

Estou tentando resolver o problema da multiplexação agora totalmente por hardware, ou seja, minha idéia é ver se consigo fazer uma lógica digital para ler dados uma memória RAM externa e jogá-los sozinho nos nossos TPIC6B595(serialmente) e multiplexar as linhas endereçando-as com os famosos 74138 ou 74154. Daí agente só tem que se preocupar em atualizar as telas gráficas dentro da RAM externa e a multiplexação ficaria a cargo do próprio display sem a intervensão dos mC.

Vamos ver se dá certo!

Valeu!
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor Abuda » 09 Mai 2007 09:45

Pessoal, vocês vão utilizar Led's de alto brilho de 5mm, com corrente até 30mA?

São 64*128=8192 Led's a uns 0,20 centavos R$1636 em Led's.

Qual será o espaçamento entre eles???

Usarão Led SMD ou 5mm comum?
Abuda
Byte

Mensagempor fabim » 09 Mai 2007 09:56

bom se o negocio é velocidade e preço não é tão importante ...

MAX6974/6975

40msps.

fabim
fabim
Dword

Mensagempor Galaxywish » 11 Mai 2007 22:15

E quanto custa esse Maxim 6974?
Galaxywish
Bit

Próximo

Voltar para PIC