USART pic16f877

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

USART pic16f877

Mensagempor kleder_garcia » 09 Fev 2007 15:33

Alguem pode me dar dicas de como transmitir e receber dados via USART, usando assembly.

A minha idéia é fazer um controle remoto, usando os módulos da telecontrolli. Então preciso enviar via serial 8bits de dados e mais 4 bits de endereço. A transmissão tem que ser assincrona, pois só tenho um canal de transmissão.

Eu nunca usei a comunicação serial USART, então não sei nem por onde começar, se alguem tiver algum exemplo pra ajudar.

O chip é o 16f877

Valeu...
kleder_garcia
Bit

Mensagempor zielpunkt » 09 Fev 2007 18:09

Ô Kleder,

Não entendi muito bem. Vc quer transferir dados via RF ou fazer um controle remoto? Esses 8 bits de dados + 4 de endereço não são para decoders dedicados de controle remoto? Se positivo, vc quer acessar esses carinhas pelo F877? Se for assim isso não teria, até onde eu entendo, nada a ver com usart. Vc teria que desenvolver um protocolo pra isso. Fiquei confuso :shock: Põe + detalhes da sua idéia ai pra clarear.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor kleder_garcia » 12 Fev 2007 07:45

Controle remoto via RF, mas não é controle remoto de televisão... será um controle remoto dedicado para controlar um robô. Este terá controles analógicos, ou seja potenciômetros e digitais de teclas. O uso da porta USART é necessário pois tenho apenas um canal de comunicação, portanto os dados devem ser transmitidos de forma serial. Não pretendo usar nenhum encoder-decoder.
Pretendo fazer algo parecido com controles de aeromodelismo, porem com apenas um canal.
Eu queria mesmo é um exemplo de programação da usart em linguagem Assembly.

Neste fim de semana ja fiz algumas programações e a principio funcionou... Mas ainda tenho duvidas...

Obrigado.
kleder_garcia
Bit

Mensagempor zielpunkt » 12 Fev 2007 15:49

Então, kleder,

Ainda acho que utilizando a USART nas características de dados (8+4 bits) que precisa na aplicação, vc terá alguns problemas de implementar a idéia. Creio que o melhor seria vc desenvolver um protocolo próprio para transmissão/recepção ou considerar apenas pacotes de 8 bits, o que seria mais natural em termos de USART, e trabalhar com baixas velocidades (não sei qual a velocidade de transferencia desses modulos que está usando, mas não deve ser muito alta).

Como vc pediu, eu disponibilizei no rapidshare pra vc um exemplo em ASM pra F628 (é básico, achei um dia na internet), basicamente a mesma coisa que no F877, : http://rapidshare.com/files/16201142/RS ... _.pdf.html

É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor kleder_garcia » 14 Fev 2007 09:44

Valeu pela dica
kleder_garcia
Bit

Voltar para PIC