Frequencímetro com PIC16F873A

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Frequencímetro com PIC16F873A

Mensagempor MOR_AL » 28 Out 2012 10:38

Olá pessoal!

Como alguns já sabem, estou fazendo vários projetos...
Um deles é um Gerador de Sinais.
Dentre os Geradores de Sinais que estou projetando (com comparador LM311, com XR2206 (terminado), discreto e com AD9850), no momento estou dedicando tempo para o AD9850, que é um DDS.
Neste último gerador, estou usando uma técnica diferente. Não usa teclado numérico para se entrar com a frequência e não usa operação em ponto flutuante com 32 bits, necessária para calcular a palavra com 32 bits que determina a frequência. Para se escolher a frequência correta, incluí um Frequencímetro.

Agora é que entra o Frequencímetro!!!
Ele é necessário, pois a frequência gerada pelo gerador é ajustada via realimentação negativa, via operador. O valor da frequência é o valor medido. Assim não precisa de cálculos com ponto flutuante.
Por causa desta técnica é necessário um frequencímetro, que se tornou um circuito independente.
Para ser compatível com o gerador, precisei fazê-lo com o PIC16F873A, que tem 28 pinos. Como funcionou e se tornou independente, resolvi fazê-lo também com o PIC16F628A. :roll: Mais um... Resolvi também introduzir algum melhoramento, pois quando fui medir a frequência produzida pelo XR2206, a impedância de entrada do frequencímetro atenuou o sinal.
A impedância de saída TTL do XR2206 é de aprox. 600R.
Seguem quatro arquivos; três jpg e um hex:

http://www.datafilehost.com/download-f5259d71.html

1 - Circuito.
2 - Layout.
3 - Foto (desligado)
4 - Hex com 649 bytes de memória de programa.
Alterações e melhorias para o circuito do gerador:
1 - Incluir um RC no pino 1, MCLR barra.
2 - Incluir um estágio com alta impedância de entrada entre o gerador e o PIC/frequencímetro, para não atenuar o sinal do gerador.
Observações:
1 - O circuito RC foi acrescentado na parte das trilhas da PCI.
2 - O frequencímetro inclui um possível ajuste da frequência do oscilador do PIC. É necessário um frequencímetro com melhor precisão para o ajuste, mas com isso a precisão obtida vai até 6 dígitos. Sem esse ajuste, um cristal comum possui cerca de 3 a 4 dígitos de precisão. Portanto, o ajuste é apenas uma melhoria, podendo não ser usado se não dispuser de um frequencímetro comercial no trabalho.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor mrgadotti » 28 Out 2012 17:46

Legal!!!
Já utilizei o XR2206 e o ICL8038 como geradores de sinal para trabalhar com audio... :D
mrgadotti
Byte

Mensagempor MOR_AL » 30 Out 2012 17:29

Fiz um vídeo do frequencímetro funcionando. Usei minha máquina fotográfica, por isso (e pelo operador), apesar de ter levado um dia fazendo, a qualidade caiu um pouquinho. Segue o link do YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=rI-sWFhB ... e=youtu.be

Já baixei a partir deste endereço e está funcionando.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para PIC