Página 1 de 1

Para os Ferras

MensagemEnviado: 14 Jan 2007 19:38
por edu.refrig
Estou precisando de ajuda pra ler um TC(Transformador de Corrente)
O TC le uma amperagem de 0 a 50 amp e gera um sinal de 0 a 5 Amp
A Duvida é como ler um sinal de 0 a 5 amp no pic



Valeu!!

Eduardo Dias

MensagemEnviado: 14 Jan 2007 20:00
por Red Neck Guy
Será que os Silvas, Aquino, Cunha,Aguiar,(entre outros) tambem não podeiram responder?

MensagemEnviado: 14 Jan 2007 20:39
por mastk
abaixa ainda mais a corrente e coloca ele a saida pra base de um transistor qlqr, dai só AD e já era...

MensagemEnviado: 14 Jan 2007 21:25
por edu.refrig
Não Teria outra forma mesmo porque não tenho a minima ideia de como reduzir mais esta amperagem(5amp)
sem falar que tambem reduziria a precisão(não sei)


Mais tá Valendo Obrigado.

MensagemEnviado: 14 Jan 2007 22:15
por Msconfig
Fecha o TC com um resitor de 1R e potencia adequada.

1R * 5A = 5V.

Retifica, filtra e conecta da entrada do ADC do pic.


Depois compensa as diferenca gerada pelo diodo + filtro por software.


E escreve fera com um r a menos, hehe...
Se nao vc me ferra...

MensagemEnviado: 14 Jan 2007 22:19
por MOR_AL
OLá edu.refrig.

Aí vai o arquivo zipado contendo dois arquivos: Fig1 e Fig4.

http://rapidshare.com/files/11787886/Co ... C.rar.html

O arquivo Fig1 contém um circuito que transforma a corrente de 0 a 5 ARMS ( ou seja de 0 A pico a 7,07 A pico) e uma tensão de 0 V a 7,07 V de pico (aproximadamente). O resistor de 0,1 ohm pode dissipar até 2,5 Watts. Faltam as fontes, normalmente + e - 12 Vcc. Você pode trocar o operacional também. O trimpot ajusta o ganho entre 0 e 1. O circuito seguinte, ainda neste mesmo arquivo, prevê um ajuste do ganho, de 10. No total o ganho poderá ser ajustado entre 0 e 1. Vai facilitar para que 5 amperes de pico sejam convertidos em 5 volts de pico, ou outro valor que você desejar (ainda em corrente alternada).

O arquivo FIG4 contém um "application note" da National. Nele, na figura 4, há um conversor AC para DC de precisão. Acrescente este circuito após o circuito anterior.

Você aplica a corrente máxima de seu circuito no primário do transformador de corrente. Ajuste o trimpot para obter +5V na saída do conversor ac-dc.

Observações:
1 - o seu conversor terá a precisão da sua fonte de referência. Não vai obter 10 bits de precisão com uma fonte com 5% de variação (LM7805).
2 - Talvez seja necessário acrescentar um ajuste de offset. Quando a corrente no transformador de corrente for zero, a saída terá que dar zero também.
3 - Não testei, consequentemente não garanto seu funcionamento. É apenas uma dica.

Boa sorte.

MOR_AL

PS - Como postar diretamente aqui as figuras? Dá muito trabalho passar para o RapidShare.

MensagemEnviado: 15 Jan 2007 07:30
por alessandro
Na aviação usava muito TC na saida de geradores AC.

Realizava leituras pequenas e altas, por volta de 250KVA em geradores militares de até 6 fases.

Simplesmente pegava a saida AC do TC colocava em um estagio de AMPOP e efetuava a leitura na saida em uma escala de tensão.

Precisa ver sua aplicação, no meu caso na maioria das vezes trabalhava com 115Vac 400Hz.

Alessandro

MensagemEnviado: 15 Jan 2007 09:50
por edu.refrig
Valeu Galera vou fazer o circuito e testar

Obrigado mesmo

Eduardo Dias