Ajuda com sine wave

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor renatokodaira » 23 Jun 2009 16:36

Coloque em um Osciloscópio de duplo canal o Sinal de excitação do alto
falante em um Canal e o de um microfone captando o som deste altofalante
em outro Canal para entender o que estou falado.

Você desconta o tempo que o som leva pra viajar do alto falante até o microfone ?

Quando eu vou a shows em estádios, como eu sento bem longe do palco e dos alto falantes o som fica defasado da boca do cantor no telão, mas a gente só percebe isso porque a luz da imagem é mais rápida. Se fosse só ouvir, não haveria problema. A gente sempre vai ouvir música defasada do sinal elétrico de qualquer maneira, a menos que grude o ouvido nas caixa acústicas.
renatokodaira
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 23 Jun 2009 17:21

opa! conferencia com certeza nao eh multiplex, nobre forista analogico... e funciona na boa com gente de qq lugar do mundo! :)

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:uai ? pq vc acha que a soma nao pode ser simultanea ?...

a rede telefonica eh formada por bilhoes de ADC/DACs e todos eles trabalham na *mesma* cadencia de 125us...duvida ? faz uma ligacao para o japao e envia um fax... soh vai funcionar se nao tiver escorregamento de clock entre os ADC/DACs :)

Creio que o nobre forista esta confundindo Adição com Multiplex . rsrs
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Jun 2009 17:35

renatokodaira escreveu:...Você desconta o tempo que o som leva pra viajar do alto falante até o microfone ?....
... A gente sempre vai ouvir música defasada do sinal elétrico de qualquer maneira, a menos que grude o ouvido nas caixa acústicas.

Sim a minha medição foi feita com o microfone de eletreto (rapido) bem próximo do altofalante.
O padrão de medição nós sabemos é a 1 metro de distância mas, justamente para não alterar a medição cujo objetivo era apenas a fase do sinal acústico em relação ao sinal eletrico de excitação do altofalante foi feito bem proximo.

Sim, o ouvido não é sensivel a fase.

Mas, a realimentação negativa do Amplificador é.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 23 Jun 2009 17:58

Ja falei esquece esse troço de ouvido que não da certo e puxa um plug direto no cerebro de cada ouviente.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor msamsoniuk » 23 Jun 2009 18:23

acho que nao adianta tentar generalizar hein.

para armazenamento e transmissao nao tem nem o que pensar: armazenamento, processamento e transmissao digital dao um pau completo em qq coisa analogica que vc possa imaginar.

em termos de amplificador, nada impede que vc use um amplificador valvulado com DA em um equipamento digital ou um amplificador digital com AD em um equipamento analogico.

por sinal, amplificadores de alta qualidade costumam ser classe D a muitos anos. e problemas de negative feedback soh nos mais baratos ou antigos: hoje em dia o DSP trata isso.

bem vindo ao seculo 21! :)

em tempo, tente manter o foco do topico... estamos falando de audio digital.

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Marcelo na década de 60 , época da alta Fidelidade, do LP, quando se ouvia
uma música se identificava de imediato:
Qual a música.
Qual a orquestra
Qual a marca do aparelho reprodutor.

Atualmente:
Para saber qual a música é necessário ouvir algum temo
Para identificar a orquestra mais tempo ainda, isso se conseguir
Identificar a marca do aparelho é impossível.

Em um amplificador a Válvula a realimentação é bem pouca ou nenhuma.
Um estágio amplificador a Vávula (12AX7) é alimentado com 250 V em
placa para um Sinal no máximo de 10 Vrms.

Em um Amplificador de estado sólido a realimentação é muito alta devido a distorção inerente.
Isto leva a que o Altofalante tende a ser um Servo controlado ( Na Válvula
ele pode até ser é livre, sistema aberto), acontesse que o Altofante possui uma Massa e tem que deslocar uma Massa de Ar de forma que o som que sai do altofalante esta defasado do sinal de excitação do mesmo.

Coloque em um Osciloscópio de duplo canal o Sinal de excitação do alto
falante em um Canal e o de um microfone captando o som deste altofalante
em outro Canal para entender o que estou falado.
Por isso o som dos aparelhos atuais parece preso, abafado a intensidade do som não corresponde a potência entregue pelo amplificador.

Só para ter uma idéia um Radio a Válvula com 2,5 W mandava som até para a rua . Um amplificador de 12 W era um mundo de som.

Veja quanto a reprodução do som se deteriorou.
.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor renatokodaira » 23 Jun 2009 18:42

Sim a minha medição foi feita com o microfone de eletreto (rapido) bem próximo do altofalante.
O padrão de medição nós sabemos é a 1 metro de distância mas, justamente para não alterar a medição cujo objetivo era apenas a fase do sinal acústico em relação ao sinal eletrico de excitação do altofalante foi feito bem proximo.

Se voce medir a 10 cm de distancia (0,1m), o tempo que a onda sonora levará pra chegar ao microfone é 0,1m/340m/s = 0,00029 s = 0,29 ms
Um sinal de 1000Hz tem periodo de 1ms. Ou seja só do alto falante para o microfone teria uma defasagem de 10 graus (0,29 / 1 x 360). Já é bastante não ?
renatokodaira
Byte

Mensagempor proex » 23 Jun 2009 18:43

Eu gostaria de arranhar um japonês !! :lol:

Cara, classe D é outro universo.
proex
Dword

Mensagempor fabim » 23 Jun 2009 19:03

Eu estava pensado, e vendo umas coisas aqui.

Os dsps tem registradores de 24 bits por exemplo, que ja são signed, tratam overflow etc.

Mais por exemplo um arm.
usando as duas SPI, para dois ADC´s, duplos que fazem conversao simultânea.

Pegar os 4 valores, somar e dividir por quatro, e jogar para um DAC e dar um enable no estouro dos 1/22khz.

O LPC não é um DSP mais para ele, um processo destes não faz nem cosquinha né ?

Fico imaginando o seguinte, um mixer digital de 4 canais estereos.
Digo digital mesmo, nada analogico.
Somando dividindo e mandando para um DAC.

estava pensando no seguinte.

Se o tempo de conversão for extremamente rápido, tipo 2.5uS.
será que ir convertendo um a um, daria um delay significativo ao ouvido ?

Tipo ADC 16bit Tconv 2.5uS. 400ksps teoricos, e uma interface SPI rapidona tipo 15mhz.

2.5uS + 16*(1/15kk teoricos);
aí vou pro proximo canal
Proximo
Proximo

Somo todos
Div 4
Mando para um DAC16bit
abilito enable delay_us(conforme dataxit), volto para o main.

lógico que vai haver um atraso de entrada para saida..
Mais por eu ir pegando as amostras em alguns uS de diferença, para o ouvido humano será que vai dar para perceber ?

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 23 Jun 2009 19:15

acho que funciona na boa fabim! :)

bom, eu tinha escrito uma coisa, mas vou reescrever de forma mais clara hehehe por exemplo, o ADC do DSP 320LF2402 da texas, ele possuem um multiplex com varias entradas em um unico ADC. para garantir que nao existe diferenca de tempo nas capturas sucessivas, cada entrada possui uma chave analogica que controla a janela de entrada. vc determina quanto tempo a janela tem, ou seja, quanto tempo a chave vai ficar ligada e entao todas sao ligadas ao mesmo tempo, conectando cada entrada a um capacitor que ira armazenar a amostra. entao a chave desliga e o ADC sucessivamente varre os canais e faz as conversoes. para isso ele possui um buffer programavel, ou seja, eh possivel fazer ateh 16 amostras em sequencia e armazenar em um buffer do ADC. isso significa que vc pode programar o ADC para uma certa cadencia e ele ira amostrar os canais e armazenar eles sem precisar esperar pela atencao do DSP.

no final o ADC gera uma interrupcao, de modo que vc transfere as amostras para um buffer e processa elas. logo depois, o timer conectado ao ADC atua e uma nova sequencia de amostras eh feita. assim, se vc injetar o mesmo sinal nas entradas, vai ver que nao tem jitter ou diferenca de fase nas saidas.

fabim escreveu:Eu estava pensado, e vendo umas coisas aqui.

Os dsps tem registradores de 24 bits por exemplo, que ja são signed, tratam overflow etc.

Mais por exemplo um arm.
usando as duas SPI, para dois ADC´s, duplos que fazem conversao simultânea.

Pegar os 4 valores, somar e dividir por quatro, e jogar para um DAC e dar um enable no estouro dos 1/22khz.

O LPC não é um DSP mais para ele, um processo destes não faz nem cosquinha né ?

Fico imaginando o seguinte, um mixer digital de 4 canais estereos.
Digo digital mesmo, nada analogico.
Somando dividindo e mandando para um DAC.

estava pensando no seguinte.

Se o tempo de conversão for extremamente rápido, tipo 2.5uS.
será que ir convertendo um a um, daria um delay significativo ao ouvido ?

Tipo ADC 16bit Tconv 2.5uS. 400ksps teoricos, e uma interface SPI rapidona tipo 15mhz.

2.5uS + 16*(1/20kk teoricos);
aí vou pro proximo canal
Proximo
Proximo

Somo todos
Div 4
Mando para um DAC16bit
abilito enable delay_us(conforme dataxit), volto para o main.

lógico que vai haver um atraso de entrada para saida..
Mais por eu ir pegando as amostras em alguns uS de diferença, para o ouvido humano será que vai dar para perceber ?

Fabim
Editado pela última vez por msamsoniuk em 23 Jun 2009 19:31, em um total de 1 vez.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 23 Jun 2009 19:31

putz... nem tinha pensado nisso.
hold and sample.

Ligo os 4tros, carrega e a tensão nos capacitores internos acompanham tudo ao mesmo tempo.
Quando dizer para ele que eu vou ler, ele desliga os cap´s das saidas, e depois leio cap a cap a tensão real nas entradas naquele dado instante, sem haver diferença de tempo.

Putz esses duendes pensam em tudo também eim /?

aff....

Pra falar a verdade, eu achei que não ia dar certo, mais ja que existe!!rrsrsrs

C tem um exemplo de algum pra eu dar uma estudada ?

Dorei a idéia.. inda mais com a spi do arm indo de 8 a 32 bits..

Ja é outro brinquedinho pra eu ir aprendendo a mexer com LPC

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Jun 2009 19:42

Marcelo Samsoniuk escreveu:...em tempo, tente manter o foco do topico... estamos falando de audio digital.

Não fazendo comparação se perde a referència.

E depois, o tópico iniciou em como sintetizar uma senóide, depois passou para Música, quer dizer a muito estamos fora do foco.

E já previa eu isso em minha primeira msg lá na página 1
Mas isso para Senóide.

Estão falando agora em música

Ah! A Música ...

Ah! A Música ... isso vai render é o que havia imaginado.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Jun 2009 22:11

renatokodaira vou repetir e medir também diretamente o deslocamento do cone, depois posto o resultado.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 23 Jun 2009 22:19

pelo amor de DEUS, peguem essas EL, esses micros cones, etc e..........

Cara, vão continuar no digital...
DJ larga mão desse negocio de velocidade tempo e os caraimelos a 4.

Existem delays digitais de 100uS a 50mS em 16 bits e etc.

Ou antigamente, tipo aquele reverb de mola, tinha um tupo com Q bem baixinho e uns 50 metros de cabo enrolado com varios steps pro cara acertar o delay...

Vamo voltar a mixagem, gerar sons, wave tables etc.!! digitalmente dizendo..............

Tecnicas praticas!! etc etc...

Som é uma B%$#&, as variantes nunca vão chegar em um consenso, melhor audio, melhor ganho, melhor sei lá o que..

Plzzzzz,
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 24 Jun 2009 07:57

Bom aí vem uma coisa, ontem fiquei pensando e tentando bolar uma rotininha simples, quando me caiu a ficha de uma coisa.

Quando eu pego o audiolab, e exporto um sampler de drums por exemplo para 12 bits e 22khz.

Ele ja tem a função de ant aliazing para 22ksps.

Depois que eu jogo tudo isto na soma e vou dividindo e jogando novamente no dac de 12 bits.

Fiz um rograminha rapidinho pra varrer com fft, e vai haver frequencias maiores do que 22khz, isto na reamostragem no pc.

Mais se a amostragem é de 22khz, como pode haver sinais com frequencia maior do que 22k ?

Seria o caso de eu fazem um segunda ordem LPF com frequencia de corte tipo 20khz para poder linearizar os spurios e cortar as mais altas ?

Boiei agora, estou perguntando e participando, porque diferente do pirex e do tchelo, nunca mexi com isso...

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 24 Jun 2009 08:59

Fabin "Mais se a amostragem é de 22khz, como pode haver sinais com frequencia maior do que 22k ? "
Por exemplo pega um ponto em 0x0000 e um ponto logo em seguida de 0x03ff, repete isso de forma a ter uma onda quadrada.
As harmonicas da onda quadada serão maiores que 22Khz, ou seja, esse filtro não deve estar funcionando, pois não deveria permitiar harmonicas acima de 44Khz.

Edson
EDSONCAN
Word

AnteriorPróximo

Voltar para PIC