Ajuda com sine wave

Software e Hardware para uC PIC

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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 22 Jun 2009 23:35

Fabim veja a primeira msg da página 4

O Barboza colocou bem. O sistema é dinâmico, as frequências são diferentes logo não há correlação de fase ou amplitude.

Mais abaixo eu convertir as diferentes ordens em que os 3 sinais (no caso)
são somados e divididos em dB.

Vale a pena ver, ou rever, as diferenças gritantes.

Abraço.
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Jun 2009 01:05

fabim escreveu:.... Como coloquei no grafico, esqueça os DAC, imagine como se 4 resistores de 10K por exemplo em um ponto comun, e todas as fontes com mesma impedância também..
Se medir com o mortimetro só nos resistores para o terra, ou da forma que foi colocada com DAC >> /4 >>ADC, o resultado é o mesmo, mais como estamos falando em digital, é obvio que haverá perda de valor analogico..
Fabim

E é assim que faço meu misturador.
A partir de um Amplificador Operacional na Configuração Inversor com Ganho Unitário, G = - 1 , adiciono outras R e tranformo o circuito em um
Somador Inversor. - S = E1 + E2 + .... + En

(Observar que o Sinal ponto de Junção das diversas R é igual a Zero, ou mais corretamente tende a Zero, devido a propridade Curto Virtual do Amplicador Operacional)

Mas, veja bem. Há uma diferença fundamental .

A Soma no Circuito Analógico é Simultânea.

E isso faz toda a diferença.

Podes crer.
.
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Mensagempor fabim » 23 Jun 2009 08:11

exatamente DJ.
Como eu postei anteriormente, o sistema de DSP tem os ADC que disparam simultaneo ou um por vez ou o R ou o L, que seja.
Tudo depende do tempo de um para o outro, ou o tempo de conversão para pular para o outro..
Como o tchelo e o pirex disseram, nesta discução é samplers digitais..

Não há interesse algum na diferença de tempo de leitura de uma frase de audio para outro.
O unico interesse é que.

Suponha que esteja playando <<Rs.. a 22khz.
1 / 22K =0,000 0454

Que dentro de 45uS haja todo o calculo previsto para quando chegar no estouro de 45uS o processador ja esteja com o resultado pronto, e apenas jogar no DAC.
Seja 2,4,8,16,32 canais, não importa..
O acumulador deve suportar o nivel lógico do numero de canaisXresolução """depois"" / numero de canais = DAC.

Como o pirex disse, os DSP´s ja tem o tale do overflow etc, ou seja ele ja se vira com tudo suzim..

Bom o assunto esta super interessante, quanto mais informações mais mió di bão..

NIRSO
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Mensagempor guest2003 » 23 Jun 2009 08:33

Desculpe minha ignorancia...

Mas pq voces querem misturar tudo em fundo de escala ?

O equivalente no mundo analogico tambem nao funcionaria... iria saturar a saida.

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Mensagempor proex » 23 Jun 2009 09:07

Pois é, foi exatamente isso que mencionei num post.

Gravando a Wave Table com -9 Db, da pra bricar a vontade sem se preocupar com o limite.
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Mensagempor fabim » 23 Jun 2009 09:44

proex escreveu:Pois é, foi exatamente isso que mencionei num post.

Gravando a Wave Table com -9 Db, da pra bricar a vontade sem se preocupar com o limite.


mais você diz o seguinte ?


log(Vout = 4.55 / Vin=10V)*20 = -8,995db.


Tipo pegar o audio que esta em 16 bits, atenuar ele em -9db ?

Expinica aí que agora eu fiquei perdido..

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Mensagempor barboza » 23 Jun 2009 10:04

fabim escreveu:
proex escreveu:Pois é, foi exatamente isso que mencionei num post.

Gravando a Wave Table com -9 Db, da pra bricar a vontade sem se preocupar com o limite.


mais você diz o seguinte ?

-9DB = V/4. ?

Tipo pegar o audio que esta em 16 bits, atenuar ele em -9db ?

Expinica aí que agora eu fiquei perdido..

fabim


V / 4 = -6dB
V / 2 = -3dB
-9dB = V/8

Isso é o mesmo que atenuar as entradas e assim a saida não da overflow. Isso depende do numero de entradas, lógico.

O problema disso, como já foi dito pelo Marcelo é que vc sacrifica as entradas perdendo precisão.

Para facilitar, vamos supor que tenha um AD de 9 bits, ou seja 512 pontos e quer gerar uma senoide de 1Hz a 512 amostras por segundo e sua saída é de 512mVpp.

Você teria a cada amostra, variação de 1 em 1, ou seja de 1mV.
Ex1.: 0, 1, 2, 3, 4, 5, ....

Agora você atenua 3dB, então a variação vai para 256mVpp. Com isso sua tabela irá repetir uma amostra.
Ex2.: 0, 0, 1, 1, 2, 2, ...

Se somar 2 entradas iguais e dividir no fim com o ex1, teríamos.
Ex1:
0, 1, 2, 3, 4, 5, ...

Com Ex2 proposto:

0, 0, 2, 2, 4, 4,...

Ou seja, o resultado não é o mesmo.

Este exemplo foi para -3dB, com -9dB as mostras irão repetir 8x.

Este processo seria uma maravilha para o codec que propus no TCC, que trabalha com ADPCM e Huffman, ou seja explora as diferenças entre as amostras e a redundância.
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Mensagempor fabim » 23 Jun 2009 11:05

não não..

Ganho ou atenuação em potencia =
10*LOG(POUT/PIN);
Porque P = "V²"/R

GANHO ou Atenuação em tensão =
20*LOG(vout/Vin);
Porque V = V gain ou V atenuação

É o componente e não um produto.

O produto P = "V² / R"
Ou seja um produto tem 2 componentes.
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Mensagempor barboza » 23 Jun 2009 11:15

fabim escreveu:não não..

Ganho ou atenuação em potencia =
10*LOG(POUT/PIN);
Porque P = "V²"/R

GANHO ou Atenuação em tensão =
20*LOG(vout/Vin);
Porque V = V gain ou V atenuação

É o componente e não um produto.

O produto P = "V² / R"
Ou seja um produto tem 2 componentes.


Que seja em tensão e -9dB = ~2,81x menor. O problema da precisão das entradas continua.
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Mensagempor msamsoniuk » 23 Jun 2009 11:19

para mostrar que o mundo digital eh melhor! :)

veja que o DSP roda uma simulacao digital de alguma coisa... vc pode escolher simular o mundo da eletronica analogica, que faz um arremedo muito mal feito da realidade ou pode escolher simular a realidade direto... soh depende de vc conhecer o que quer simular.

para os saudosistas da eletronica do seculo 20, dah ateh para simular ruido e distorcao no DSP hehehe

guest2003 escreveu:Desculpe minha ignorancia...

Mas pq voces querem misturar tudo em fundo de escala ?

O equivalente no mundo analogico tambem nao funcionaria... iria saturar a saida.

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Mensagempor msamsoniuk » 23 Jun 2009 11:26

entao, mas essa eh a historia da galinha e do ovo... bom, na verdade eh um pouco mais simples que isso, eh soh um problema computacional bem conhecido: para nao perder precisao, inverta todas as operacoes e faca as somas e multiplicacoes primeiro, deixando as divisoes para o final.

exemplo classico:

x = y*(5/9)

dah sempre zero?! claro, pq 5/9 trunca para zero.

x = (y*5)/9

dah o que vc queria. eh soh isso... na verdade estamos falando a mesma coisa, soh que ao inves de truncar na entrada, vc faz as contas com a escala full e trunca na saida, nao tem erro.

proex escreveu:Pois é, foi exatamente isso que mencionei num post.

Gravando a Wave Table com -9 Db, da pra bricar a vontade sem se preocupar com o limite.
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Jun 2009 12:28

Marcelo ou Proex

Podem me esclarecer isso melhor ?

Façam esses cálculos permutando os tres sinais de nível 10 3 2
como bem colocou o Barboza na primeira msg da página 4.

A referència 10 + 3 + 2 = Zero dB

Proex como manter o Sinal a - 9 dB ? Quanto mais sinais houver mais o
nível aumenta. Em uma orquestra sinfônica pode chegar a 90 dB como já coloquei aqui.

--------------------------------------------------------------------------------------

O Misturador Analógico soma Simultâneamente ( desde o século passado. rs ou mesmo
desde que o Mundo é Mundo se formos ampliar o raciocínio além da Eletrônica.
Explico: Quando duas ou mais mulheres da caverna traziam água lá de longe e despejavam a água juntas em um reservatório elas estavam realizando uma Soma Simultãnea, coisa que para a Matemática é impossível, creio eu)

Mas voltando aos Sinais somados simultâneamente.
A ampliação ou a atenuação posterior mantem a proporção entre eles.
Traduzindo: Teoricamente não ocorre distorção.
.
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Mensagempor msamsoniuk » 23 Jun 2009 13:44

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Marcelo ou Proex

Podem me esclarecer isso melhor ?

Façam esses cálculos permutando os tres sinais de nível 10 3 2
como bem colocou o Barboza na primeira msg da página 4.

A referència 10 + 3 + 2 = Zero dB


esqueca isso, jah postamos uns 2 ou 3 posts explicando pq esse metodo de parciais nao funciona. eh matematica basica: (x+y+z)/3 nao eh a mesma coisa que (((x+y)/2)+z)/2.

o metodo correto eh:

saida = x/3 + y/3 + z/3

ou, para minimizar perdas computacionais:

saida = (x+y+z)/3

quanto a escala em dB, esqueca isso. vc subir ou descer na escala de magnitude nao eh importante, o que vai dizer se existe ou nao distorcao eh saber se as formas de onda na entrada sao preservadas na saida. como vc esta mixando entradas diferentes, a saida nao vai se parecer com a entrada... entao como comprovar? comparando a analise de espectro na entrada e na saida.

Proex como manter o Sinal a - 9 dB ? Quanto mais sinais houver mais o
nível aumenta. Em uma orquestra sinfônica pode chegar a 90 dB como já coloquei aqui.


acho que ele esta falando do "grosso" do sinal. pelo que vi por ae, os gravadores profissionais adotam -12dB como padrao e os mais cuidadosos -20dB.

--------------------------------------------------------------------------------------

O Misturador Analógico soma Simultâneamente ( desde o século passado. rs ou mesmo
desde que o Mundo é Mundo se formos ampliar o raciocínio além da Eletrônica.
Explico: Quando duas ou mais mulheres da caverna traziam água lá de longe e despejavam a água juntas em um reservatório elas estavam realizando uma Soma Simultãnea, coisa que para a Matemática é impossível, creio eu)


uai ? pq vc acha que a soma nao pode ser simultanea ?

a rede telefonica eh formada por bilhoes de ADC/DACs e todos eles trabalham na *mesma* cadencia de 125us...duvida ? faz uma ligacao para o japao e envia um fax... soh vai funcionar se nao tiver escorregamento de clock entre os ADC/DACs :)

Mas voltando aos Sinais somados simultâneamente.
A ampliação ou a atenuação posterior mantem a proporção entre eles.
Traduzindo: Teoricamente não ocorre distorção.
.


ueh! entao nao tem distorcao nos sistemas de audio digital :)

mas voltando a realidade, como fica no sistema analogico a transmissao e armazenamento? acho que nestes pontos o sistema digital vence folgado ;)
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Jun 2009 14:52

Marcelo na década de 60 , época da alta Fidelidade, do LP, quando se ouvia
uma música se identificava de imediato:
Qual a música.
Qual a orquestra
Qual a marca do aparelho reprodutor.

Atualmente:
Para saber qual a música é necessário ouvir algum temo
Para identificar a orquestra mais tempo ainda, isso se conseguir
Identificar a marca do aparelho é impossível.

Em um amplificador a Válvula a realimentação é bem pouca ou nenhuma.
Um estágio amplificador a Vávula (12AX7) é alimentado com 250 V em
placa para um Sinal no máximo de 10 Vrms.

Em um Amplificador de estado sólido a realimentação é muito alta devido a distorção inerente.
Isto leva a que o Altofalante tende a ser um Servo controlado ( Na Válvula
ele pode até ser é livre, sistema aberto), acontesse que o Altofante possui uma Massa e tem que deslocar uma Massa de Ar de forma que o som que sai do altofalante esta defasado do sinal de excitação do mesmo.

Coloque em um Osciloscópio de duplo canal o Sinal de excitação do alto
falante em um Canal e o de um microfone captando o som deste altofalante
em outro Canal para entender o que estou falado.
Por isso o som dos aparelhos atuais parece preso, abafado a intensidade do som não corresponde a potência entregue pelo amplificador.

Só para ter uma idéia um Radio a Válvula com 2,5 W mandava som até para a rua . Um amplificador de 12 W era um mundo de som.

Veja quanto a reprodução do som se deteriorou.
.
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Jun 2009 15:48

Marcelo Samsoniuk escreveu:uai ? pq vc acha que a soma nao pode ser simultanea ?...

a rede telefonica eh formada por bilhoes de ADC/DACs e todos eles trabalham na *mesma* cadencia de 125us...duvida ? faz uma ligacao para o japao e envia um fax... soh vai funcionar se nao tiver escorregamento de clock entre os ADC/DACs :)


Creio que o nobre forista esta confundindo Adição com Multiplex . rsrs
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 23 Jun 2009 16:37, em um total de 1 vez.
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