exibir valor em 5 display

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor ze » 08 Dez 2009 14:12

ops! o amigo novato ainda não pegou nosso jeitão. os gurus anciãos deste oráculo são assim mesmo amigo. todos brincalhões. calma...logo você vai se acostumar e quiçá fazer brincadeiras técnicas e respeitosas conosco e com os calouros que porventura se aventurarem por cá.
k entre nós, um cara com avatar como o meu pode ser sério?
ah marcelo, peço desculpas por ele... não deixe de ajudá-lo quando precisar tá?

e vatomanocuidado comigo fio...rs e de novo:

Faça amigos, sempre. Mesmo que virtuais. Um dia poderão ser reais.
Oriente-se por suas experiências. Alguns são bem + velhos do que você.
Dê algo de si. Se achar a solução, compartilhe.
Ajude a quem precisa. É melhor do que ser ajudado. Experimente!
- (hifen)
Se não conseguir na primeira, tente de novo! Não desista! Afinal você ainda está aprendendo.
Enfim, se você for um mal agradecido e mal humorado, então só lhe resta o conselho vertical.

esta animação tá enchendo o saco já...

(permito a exclusão/edição deste post)
ze
Dword

Mensagempor xultz » 08 Dez 2009 14:51

Se uma pergunta simples e direta passa da segunda página aqui no fórum, pode ter certeza que virou quebra pau.
Ainda bem que estamos distantes e seguros pela internet, já pensou se o asm51 se realizasse no Couto Pereira?
(Couto Pereira é o maldito estádio que fica perto da minha casa e teve o jogo do Coxa x Fluminense e terminou em violência).
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 08 Dez 2009 15:23

O lellis, minha mãe vai fazer pamonha hoje.

Vaistequerer algumas ?
Imagina ela quentinha com manteiga?
Ainda mais com um queijinho prato ralado por cima ? eimeim?
Deixa de frescura,
Outro dia, 6´s discutem, vamos comer pamonha ?!!!!

Cala boca.....

fuizme
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Dez 2009 21:05

ok ok, nao precisa ficar furias! (: rerere

vamos dar uma analisada no codigo em C que vc postou:

Código: Selecionar todos
loat velocidade = 1500;
long int k=0;
float perfil_vel=0;
float ciclo=20000000;

for (k=0;k<=555555;k++)
{
perfil_vel = velocidade/ciclo*k;
}

em primeiro lugar, esta todo escrito com float, o que nao corresponde a versao otimizada em asm. se vc pode usar short em asm, me desculpe, mas eu posso usar short em C tambem. e na versao em C vc contou o loop ateh 555555, enquanto que na versao em asm apenas ateh 55555. me desculpe novamente, mas o q vc pode fazer em asm eu posso fazer em C.

mesma coisa em relacao as contantes: se vc pode cortar elas para 16 bits no dspic, eu posso fazer tambem em C.

e aih aparece outra coisa que nao esta clara no codigo: vc computa o valor de perfil_vel para usar dinamicamente ou apenas computa para usar no final do processo. se for para usar dinamicamente, esta tudo errado, pq nao tem semaforo para outra aplicacao via interprocesso usar o valor correto. se vc computa o valor para usar no final, esta fazendo eh uma grande mancada, pq eu posso calcular apenas o ultimo elemento do loop, visto que nenhuma das variaveis esta sendo realimentada durante o loop.

assim, se for para computar o valor e usar no final, eu mato o seu asm apenas com isso:

extern int velocidade;
extern int ciclo;
extern int perfil_vel;

int main()
{
  register int k = 55555; // como no asm, vc usou 55555

perfil_vel = (velocidade/ciclo)*k; // como no asm, ateh escolhi a ordem de calculo 
}

que o compilador gera simplesmente como:

move.l velocidade,%d1
        divs.l ciclo,%d1
        muls.l #55555,%d1
        move.l %d1,perfil_vel

obviamente nao tenho compilador para dspic, entao usei um coldfire como referencia mesmo, visto que ele tambem nao tem unidade de ponto flutuante. e tah lah o seu valor final. nao adianta chorar, espernear... eh isso!

assumindo que na verdade vc usa os valores computados durante o loop, mas nao se importa com os valores de entrada, entao temos:

extern int velocidade;
extern int ciclo;
volatile extern int perfil_vel;

int main()
{
register int j = (velocidade/ciclo);
register int k;

for(k=0;k!=55555;k++)
  perfil_vel = j*k;                                                 
}               

que gera o asm:

move.l velocidade,%d2
        divs.l ciclo,%d2
        clr.l %d1
        clr.l %d0
        .align  2
.L5:
        move.l %d0,perfil_vel
        addq.l #1,%d1
        add.l %d2,%d0
        cmp.l #55555,%d1
        jbne .L5

ou seja, ele faz um pre-load ali, calcula as coisas e entao parte para o loop, q eh basicamente computar perfil_vel continuamente. note o algoritmo de otimizacao q ele usou, equivale a fazer:

d2 = velocidade/ciclo
d1 = 0;
d0 = 0;

loop:
  perfil_vel = d0;
  d1++;
  d2 = d2+d0
  if(d1==55555)
    goto loop;

e ele ainda puxa o tapete trocando uma multiplicacao por uma soma! daih ateh o Z80 vai bater o dspic! hehehe :)

finalmente, supondo que tanto entradas como saidas precisam atualizar dinamicamente no loop, a coisa pega:

volatile extern int velocidade;
volatile extern int ciclo;
volatile extern int perfil_vel;

int main()
{
  register int k;

for(k=0;k!=55555;k++)
    perfil_vel = (velocidade/ciclo)*k;
}

pq dae eu tenho q ler as variaveis a cada rodada do loop e fica parecido com o seu asm... entao agora eh o desafio final, o codigo acima foi soh para provocar a torcida, entao vamos ver o que o gcc consegue:

clr.l %d2
.L5:
        move.l velocidade,%d0
        move.l ciclo,%d1
        divs.l %d1,%d0
        muls.l %d2,%d0
        move.l %d0,perfil_vel
        addq.l #1,%d2
        cmp.l #55555,%d2
        jbne .L5

e bingo, o compilador gera praticamente o seu codigo... ou quase! note que o compilador venceu pq ele suprimiu k como variavel e otimizou como registro (nao esta escrito em lugar nenhum que k varie fora do ambito de 0 a 55555).

entao com certeza, o compilador vai vencer por um nariz! (: rerere

vtrx escreveu:Marcelo,em vez a falar asneira sobre os códigos,poste a solução!
Depois,me diga quantos µs vai demorar a 'solução' em C e a em ASM ok?Caso não seja muito pra voce...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Jozias del Rios » 08 Dez 2009 21:22

hehehehe... tem gente q leva as coisas mto a sério :P

Marcelo, 20 weeks viraram 20 days!!! ;-)))
Os vencedores são aqueles que sabem o que fazer se perderem.
Os perdedores são aqueles que não sabem o que fazer se ganharem.
Jozias del Rios
Byte

Mensagempor vtrx » 08 Dez 2009 21:43

Primeiro,os códigos não são meus,eu vou repassar para a pessoa que está programando.
Segundo,precisamos dos tempos de execussão e não do tempo de 'digitação' do código no compilador.
Terceiro,deve-se programar para DSPIC usando o CCS ou MPlab.
Resumo,o interessado vai usar uma rotina em C e comparar em velocidade de execussão(não de escrita de código pois o µc ainda não sabe ler o alfabeto e não tem um interpretador C embarcado).
Sobre as diferenças de Float e loop 555555,posso confirmar com o autor oque esta errado.
Agora 'matar 'o ASM,eu acho impossível pois o compilador C tenta justamente o contrario,ele tenta 'matar' a escrita em C para ASM(pelo menos é oque todos os autores de compiladore de alto nível desejam...).
Marcelo,seu post parece propaganda de Linguagem C apenas,talvez um dia,quando voce aprender ASM de verdade e não ficar comparando as saidas geradas dos compiladores de alto nível,voce possa preencher algumas vagas que conheço para trabalhar no Candá ou trabalhar com mainframe,onde é requisito de boas empresas no mínimo o domínio de ASM e C,não substituição apenas de códigos.
Não me leve a mal se acho que voce não programe bem em ASM,apenas reparei seus posts.
vtrx
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Dez 2009 22:37

de quem eh o codigo nao importa, vc apresentou o problema e ainda cobrou uma solucao!? ora essa, grandes poderes exigem grandes responsabilidades!

bom, sobre os tempos, eh facil verificar. embora esteja em asm cf, eh muito similar ao asm do dspic que vc mostrou e eu posso ateh escrever o codigo em asm para o dspic baseado no codigo cf. enfim, o importante eh saber o q tem de diferente e quanto eh o impacto dessa diferenca. e jah comeca com o fato do compilador espertao ter otimizado a variavel k para register. com isso eu elimino um mov da memoria para o um registro, alem de eliminar o inc na memoria e passar a fazer em um registro. a comparacao feita com o valor na memoria poderia ateh render alguma coisa, mas nao sei se eh o caso. vamos assumir que o dspic opera a zero wait-states e tem arquitetura de harvard, entao essa comparacao eh indiferente ser feita em registro ou memoria.

eliminar a carga de k elimina o mov e assim mata 1 clock no caso da versao em C. tambem incrementar a variavel em memoria significa ler, incrementar e entao gravar. no minimo vc vai gastar 2 clocks para isso, enquanto que incrementar em registro eh uma operacao que pode ser feita em um clock. com isso vc ganha mais um clock, saldo de 2 a favor da versao em C. como temos um loop, vc economiza 111110 clocks na versao em C, o que eh clock para cacilda! calculando para um processador de 50MHz, vc tem uma economia de 2.2 ms, o que um tempo consideravel para quem estava falando em us! :)

bom, sobre opcoes de compilador e plataforma, sem comentarios... acho que eh uma questao de respeito: o compilador gerou um codigo asm melhor que o codigo asm otimizado na mao, dae o cara tem q no minimo respeitar o compilador hehehe agora, se os compiladores para dspic nao sao de respeito, vc sempre pode migrar de plataforma!

sobre o 55555, eh o velho lance de 2 pesos, 2 medidas. eu usei a medida e o peso que estava no asm, entao jah era! :)

sobre matar o asm, bom, o compilador gera codigo de maquina direto. eu soh gerei o asm intermediario para ilustrar, mas na pratica ninguem faz isso, pq asm hoje em dia nao interessa mais e daqui a pouco nem codigo de maquina vai mais existir: vc programa em C, converte para verilog, sintetiza e roda direto no hardware. nao tem instrucao, as funcoes geram direto um modulo de hardware.

vtrx escreveu:Primeiro,os códigos não são meus,eu vou repassar para a pessoa que está programando.
Segundo,precisamos dos tempos de execussão e não do tempo de 'digitação' do código no compilador.
Terceiro,deve-se programar para DSPIC usando o CCS ou MPlab.
Resumo,o interessado vai usar uma rotina em C e comparar em velocidade de execussão(não de escrita de código pois o µc ainda não sabe ler o alfabeto e não tem um interpretador C embarcado).
Sobre as diferenças de Float e loop 555555,posso confirmar com o autor oque esta errado.
Agora 'matar 'o ASM,eu acho impossível pois o compilador C tenta justamente o contrario,ele tenta 'matar' a escrita em C para ASM(pelo menos é oque todos os autores de compiladore de alto nível desejam...).
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Dez 2009 22:38

falando nisso.. eu vou ganhar aqueles 20 reais que vc prometeu para djalma? hahaha :D

Jozias del Rios escreveu:hehehehe... tem gente q leva as coisas mto a sério :P

Marcelo, 20 weeks viraram 20 days!!! ;-)))
msamsoniuk
Dword

Mensagempor vtrx » 08 Dez 2009 22:53

Marcelo,oque é mainframe?
Só não vale dizer que é o 'frame'principal..eheheheh
vtrx
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 09 Dez 2009 01:44

o cara ficou furias de verdade hein! ;)

bom, sobre aprender asm de verdade, acho q vc deveria pensar em *qual* asm vc esta falando. eu conheco pelo menos meia duzia e olha q eu nem programo em asm no dia a dia! ah sim! eu explico... eh que vc aprender asm de verdade para o seu querido dspic nao serve para absolutamente nada quando vc passa para outra plataforma... xo te mostrar um segmento de codigo asm para powerpc para vc chorar:

li 0,4
li 3,1
lis 4,msg@highest
ori 4,4,msg@higher
rldicr 4,4,32,31
oris 4,4,msg@h
ori 4,4,msg@l
li 5,len
sc
li 0,1
li 3,1
sc

uma vez um amigo meu estava conversando, eu esqueci q a parada era sinistra e mandei um objdump num elf de powerpc. quando abriu aquele negocio o cara nao aguentou e morreu na hora! o asm dele tem duas notacoes, a complexa e a simplificada, onde vc escreve um codigo em asm q depois eh compilado para a notacao simplificada.

por exemplo, o codigo enigmatico escrito por *humanos* como:

li 0, 1
mr 3, 6
ld 6, 0(4)

eh compilado para uma notacao mais *legivel* para que o assembler possa entender o que diabos o cara quer:

load R0, #1
load R3, R6
load R6, #0(R4)

mas o q esperar de um processador q tem uma instrucao chamada "eieio" ? quase tao boa quanto a "bfffo" do 68020...compara isso ae com um trecho de asm para sharc:

r0 = dm(rx_buf + 1);
r0 = lshift r0 by 16;
r1 = -31;
f0 = float r0 by r1;
dm(i0,m0) = f0;
f12 = 0;
f2 = dm(i0,m0), f4 = pm(i8,m8);
lcntr = NR_COEF-1, do (pc,1) until lce;
f8 = f2*f4, f12 = f8+f12, f2 = dm(i0,m0), f4 = pm(i8,m8);
f8 = f2*f4;
f12 = f8+f12;

tendeu tudo?

em C vc tem portabilidade! se vc aprender C de verdade, daih sim, vc programa tanto no pic quanto num mainframe ;)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 09 Dez 2009 07:38

meninos, o que o marcelo usasunga, esta querendo dizer é o mesmo que eu achava a uns anos.

Eu programo,em: sequencia "ASM MICOXUPS,ASM PC, BASIC, PASCAL, C, "começando a brincar com piton/javanez"

Quando so programava em ASM eu decia o purrete em alto nivel.
Até aprender basic PC, e descobrir as IDES MIKROC, que tinha o mikroBasic, pronto sabia asm bagarai e ainda conseguia mesclar e visualizar o asm que a IDE basic gerava!!!
Aí saiu o mikroPascal, pumba!! Eu brinco com delphi desde os 14 anos!! Aí o negocio ficou bom mesmo!!
Conseguiu utilizar o nivel de programação sem problemas, pois ja conhecia a sintaxi e linguagem pascal, conhecia 100% da arquitetura micoxips, e ainda podia olhar o asm para saber como que tava o troçu!!

Até então eu metia o purrete no ANSI C.
Falava pra todo mundo que esse negocio de %#$%#¨%#$%#$%# no meio da sintaxi, && |= != &= e blablabla... tudo isso me enojava.

Até que me arrumaram uma apostila de um ansião do ANSI, que poderia ser chamada de "ANSI C para quem é burro e não consegue entender a m****"!!
Uma semana eu ja estava C´Zano, depois fui olhando o sourgenet e pegando mais logicas, conhecendo melhor a sintaxi.

E só posso dizer uma coisa.!!
Se o mané que esta programando em C, for um imbecil que só usa comandos de alto nivel lembrando de PC, ou de uC com centenas de K de flash para um piquim de algumas dezenas de K.

É logico que a linguagem vai ser uma bosta para o PIC.

um simples Sprintf chupa mais de 4K no mikroC.

Agora se o cara não tiver capacidade de formatar na unha o que ele quer!! deuzolibre!!!!

Eu so posso dizer uma coisa.
Entre totas as linguagens que eu uso no dia a dia, ou que eu conheço.

O ANSI C, é o mais flexivel, o mais simples, e o qual. os interpretadores, quando mandado o fonte por um cara competente!! Deixa o asm final para o assemblador, o mais proximo possivel de um fonte que tivesse sido escrito em ASM!!!

E vao tomar uma breja!! e parem com essa discução sem fundamento.

Eu conheço nego que faz miséria com java para PIC <<< isso mesmo JAVA!!

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 09 Dez 2009 10:12

Via em C algo parecido com o fabim, mas somente no tocante aos limitados microcontroladores.
Meu receio de não dividir um inteiro em low e hi, em C, com facilidade me grilava. Mas é simples.
Até que fui dominando ponteiros e hoje trabalho com registros e memos como se estivesse em assembly.
Há muito tempo atrás o Lellis colocava que o código dele em C era menor que o assembly. Achei aquilo estranho e pensei, bom depende de como se faz o assembly. Mas atualmente constatei que o Lellis tinha razão, assim como coloca o Marcelo (sem os exageros que não mais serão gerados códigos de máquina nos FPGAs, bom pode ter outro nome :lol: ).
Os códigos gerados são enxutos. Digo que dá para aprender assembly através dos códigos gerados em C.
Acompanho todos os códigos gerados em C e garanto são enxutos e muito bem transados. Falo do GCC.
Não vou entrar na discussão, somente podem crer que com C você consegue ir onde o assembly vai com muito mais segurança e conforto (claro que em casos muito específicos tem que ser assembly).
Palavra de quem curti assembly a muito tempo. Vai de C.
Você vai entender o que o fabim narrou.
C é simplesmente fantástico.
RobL
Dword

Mensagempor vtrx » 09 Dez 2009 11:28

Marcelo,ralmente estou chorando,mas é de rir..kkkkkkkk
Realmente seu ASM é avançado,tem até mnemônicos em alto nível,tipo,aqueles emoticons rindo.
Sobre o mainframe,todas as empresas exigem ASM,manda currículo e será rejeitado.
Alias,é uma área que não conheço,até que o salário não é tão baixo:
http://www.catho.com.br/parceiros/msn/canal/detalhes-da-vaga.php?vaga=4993708&perfil=1&area=51&page=2
Tem várias vagas espalhadas por aí,talvez graças a quem é bitolado apenas em C.
vtrx
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 09 Dez 2009 12:41

e quem te disse q eu estou procurando emprego? jah estou muito bem empregado! pq eu iria largar um trampo numa multinacional alema para ir trampar com asm e cobol para ganhar miseria? fala serio! programando em C vc arruma coisa muito melhor! :)

enfim, acho que vc anda meio mal informado sobre o mercado:

http://v.catho.com.br/buscar/empregos/index.php?logTipoId=13&q=programador+C&perfil_id%5B%5D=1&estado_id%5B%5D=&x=0&y=0#resultado

Sua busca por "programador C" encontrou 105 vagas em 72 anúncios

http://v.catho.com.br/buscar/empregos/i ... #resultado

Sua busca não encontrou nenhum registro de vaga para “programador asm”.

http://v.catho.com.br/buscar/empregos/i ... #resultado

Sua busca por "mainframe" encontrou 51 vagas em 17 anúncios.

pega os 3 primeiros:

Descrição da vaga:
Good communication skills (advanced/intermediate english) work with mainframe technology cobol, cics, DB2.
Superior completo ou cursando.

Descrição da vaga:
Testes de sistemas em mainframe.
Experiência com testes de sistemas.
Superior completo ou cursando.

Descrição da vaga:
Desenvolvimento Mainframe (Cobol, Cics, DB2).
Experiência em Cobol, Cics, DB2, JCL, TSO, RSM.
Formação superior.
Conhecimentos em RBPM, análise de use cases, Quality Center, conhecimento do ambiente IT do HSBC (área de cartões de crédito).

bom, entao vc deve ter confundido asm com cobol, cics ou db2, que eh o que o cara que trampa com mainframe vai precisar. compare o massacre:"

http://v.catho.com.br/buscar/empregos/index.php?logTipoId=13&q=programador+cobol&perfil_id%5B%5D=1&estado_id%5B%5D=&x=0&y=0#resultado

Sua busca por "programador cobol" encontrou 32 vagas em 14 anúncios.

nao tao bom quanto programador C, mas melhor que asm :)

e como esta a area de minicomputadores unix? bom, unix eh um sistema que tipicamente tenta varrer da existencia o assembler (foi onde nasceu C):

http://v.catho.com.br/buscar/empregos/index.php?logTipoId=13&q=unix&perfil_id%5B%5D=1&estado_id%5B%5D=&x=0&y=0#resultado

Sua busca por "unix" encontrou 51 vagas em 28 anúncios

mercado bombando hein! pega os 3 primeiros:

Descrição da vaga:
Administração avançada de HP-UX 11. 11 e 11. 23,
Noções sobre HSM e criptografia simétrica, agentes do Openview, Connect:Direct for Unix.
Ensino superior completo.
Sólidos conhecimentos conceituais de rede: imprescindível saber trabalhar com Vlan, Cidr, roteamento e os serviços básicos de TCP/IP e saber reconhecer possíveis problemas de conectividade. Sólidos conhecimentos conceituais em SAN e Storage: imprescindível conhecer sobre níveis de redundância, Striping, performance física, SAN Fibre-Channel em topologia Switched Fabric, Storages baseados em RGS e virtualizados. Conhecimentos específicos sobre Storages HP (EVA e XP) e Hitachi Thunder (deve ser mantido após a consolidação). com bons conhecimentos em: LVM, Securepath, Vpar/Npar, HDLM, Glanceplus, Ignite

Descrição da vaga:
Gerenciamento de serviços NFS, DNS, NTP, SSH, LDAP e FTP.
Experiência na área. Experiência em administração service-guarda, tuning, filesystems/ volume groups/ logical volumes, backup/restore, spool de impressão, aplicação de patches,segurança, agendamento e controle de Jobs Shell Scrip.
Desejável conhecimentos em hardware plataforma Risc/Itanium, Oracle e ambiente SAP.

Descrição da vaga:
Atuar fazendo análise e programação em C++ com Unix.
Experiência como programador.
Ensino superior completo.
Conhecimento avançado de C++ com Unix.

o cara tem que ser jedi, mas enfim, nada de asm... desculpe se os seus sonhos de programar asm em minicomputadores, mainframes e supercomputadores macicamente paralelos foram vaporizados cruelmente pelos fatos do mundo real... eh a vida!

vtrx escreveu:Marcelo,ralmente estou chorando,mas é de rir..kkkkkkkk
Realmente seu ASM é avançado,tem até mnemônicos em alto nível,tipo,aqueles emoticons rindo.
Sobre o mainframe,todas as empresas exigem ASM,manda currículo e será rejeitado.
Alias,é uma área que não conheço,até que o salário não é tão baixo:
http://www.catho.com.br/parceiros/msn/canal/detalhes-da-vaga.php?vaga=4993708&perfil=1&area=51&page=2
Tem várias vagas espalhadas por aí,talvez graças a quem é bitolado apenas em C.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor vtrx » 09 Dez 2009 17:30

http://empregocerto.uol.com.br/vagas/analista-suporte-mainframe-sao-paulo-sp-801437.html
http://www.ceviu.com.br/vaga/Emprego-Programador-Assembler-CANADA-Toronto-77467
http://www.empregosti.com/VA-2009-10-01-MTgwMzk3-Analista_de_Sistemas_Sr_Assembler-Barueri.aspx
http://infoblogs.com.br/frame/goframe.action?contentId=178058
Moleque chato,não sabe nem procurar na net,o fudidão que frequenta forum eheheh.
Nesse links pelo menos voce ta fora, hehe,voce poderá ser analista de mainPIC C auauau.
Se ta ganhando tenta assim,porque ainda ta no brasil?A multinacional que voce trabalha não é boa o bastante para voce colocar no seu profile?
Hey,UNIX é um sistema operacional ou uma linguagem de programação?kkkk
Eu trabalho terceirizado para 4 multinacionais,e daí?
Marcelo,se voce é a pessoa que estou pensando,não se comporta como tal...
Voce tambem trabalha com Linux?
vtrx
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para PIC