andre_teprom escreveu:pessoALL,
Acompanhei as postagens, mas uma coisa nao ficou bem claro.
Qual o melhor ? MIPS ou ARM ( ARM7, ARM9 )
Se nao for comparável, alguem poderia ao menos dar uma opiniao pessoal fundamentada ?
+++
Olá André,
Acho que este tipo de comparação é infrutífera. Sinceramente acho muito cedo para dizer se MIPS é melhor ou pior que ARM, mesmo porque, não conheço outro MCU que utilize uma CPU R4000.
Se você considerar o background do fabricante (MIPS), sem dúvida eles possuem um história de sucesso no mercado de microprocessadores de alto desempenho, mas no mercado de MCUs isso ainda é uma incógnita (pelo menos para mim).
Além disso, temos de parar para pensar que MCUs possuem aplicações bem distintas de MPUs. Há questões muito importantes como densidade de código, eficiência de energia, capacidade de manipulação de bits, bytes, words, etc.
Ainda não estudei a CPU R4000, mas assim que tiver algum tempo livre pretendo dar uma boa olhada.
Outra coisa: os chips estão agendados para entrar em produção em meados de 2008. Ainda tem água para rolar até la. Não creio que a Freescale (com o Coldfire v1, v2 e por aí vai), ST (com o Cortex-M3, ARM7 e ARM9 da ARM), NXP (com ARM7 e ARM9), Atmel (com AVR32 , ARM7 e ARM9) além é claro da Renesas (M32C e SuperH) vão assistir passivamente ao show.
Creio que estes fabricantes devam anunciar em breve novos produtos (especialmente Freescale e ST).
A briga promete ser boa!
T+