Problemas-Ruído

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor buiz » 22 Nov 2008 09:18

Olá Fabio,

Você ja colocou o filtro em paralelo com a bobina do contator que esta acionando?

Experimente fazer o seguinte, coloca um capacitor de Poliester 10NFX400V em serie com um resistor de 39R em paralelo com a bobina do contator de preferencia nos terminais de conexão da bobina A1 e A2.

Testa, acredito que solucione quase 100% do seu problema, mais uma alternativa para garantir, é colocar em paralelo com o contato NA do rele que esta acionando o contator um capacitor poliester 10Nf X 400V.

Quando se aplica um relé em um circuito, é necessário usar um diodo inverso ligado em paralelo com a bobina do relé, para proteger o transitor de acionamento e descarregar qualquer ruido que a bonina do relé ao ser desligada possa gerar.

Da mesma forma se o seu circuito das contatoras não tiver um filtro para cortar este ruido, acontecerá exatamente o reset ou nas maiorias das vezes se esta usando display LCD bagunça todas as informações.

Se nada disso resolver, ao invés de usar uma relé para acionamento, tenta utilizar um Triac para acionamento do contator.

Utilize um MOC para acionar o TRIAC pelo MC.

ImagemImagem

Bom, espero ter ajudado em alguma coisa, favor reportar se alguma das minhas dicas te foi util.

Um abraço, Buiz.
buiz
Byte

Mensagempor fabio_ » 23 Nov 2008 17:05

Caros, obrigado pelas respostas e tentativas em me ajudar.

Vamos aos testes e resultados realizados este fim de semana.

1 - Conseguir ver o ruído na linha AC com o osciloscópio em paralelo com o contato do rele. Chega a ser assustador rsrs. Não dá para medir a amplitude do ruído quando o contator é desligado porque o ruído simplesmente passa dos limites da tela do osciloscópio tanto para positivo quanto para negativo e como é muito rápido teria que congelar a tela do osciloscópio que é um recurso que não tenho disponível.

2 - Coloquei um filtro RC em paralelo com os contatos com C = 4700pF e R=220R, que eram os valores mais próximos que eu tinha aqui conforme indicação do buiz. Praticamente não modificou nada.

3 - Mantive o filtro nos contatos e coloquei tambem o mesmo RC em paralelo com as bobinas dos contatores, então, o ruído melhorou bastante, pois a amplitude do ruído já ficou dentro do limite da tela do osciloscópio e não era muito superior à alimentação do contator. Porém, ainda continuava a ver a falha no pino MCLR e na alimentação 5V.

4 - Tirei o RC das bobina e coloquei um varistor. O resultado foi ainda melhor com o varistor do que com o RC em paralelo com as bobinas.

5 - Isolei a fonte que eu fiz com trafo, etc, e alimentei o circuito com uma fonte chaveada, totalmente blindada, isto é, daquelas encapsuladas que não dá para vermos nada. Esta fonte é de um equipamento importado que está aqui na empresa para manutenção. Com esta fonte, o ruído no pino MCLR e na alimentação de 5V da minha placa praticamente desapareceu e não ouve mais nenhum reset do PIC e com o varistor o ruido neste mesmo ponto desapareceu. Troquei esta fonte por uma da tecnotrafo que temos aqui e o resultado foi muito parecido com o da fonte linear que eu havia feito.

Após este último teste fui procurar informações sobre fonte chaveadas e vendo alguns datasheets de fontes disponíveis no mercado, observei que algumas delas já vem com filtro de EMI e outras não.

Estou quase decidido que a solução para o meu caso seria instalar um filtro de EMI na entrada alimentação da minha placa e, se necessário, instalar os filtros RC ou varistores em paralelo com as bobinas dos contatores.

Voces concordam comigo?
Se sim, alguem pode me ajudar a confeccionar este filtro ou é melhor compra-los?
Como se dimensiona este tipo de filtro?

abraço
fabio_
Byte

Mensagempor fabio_ » 24 Nov 2008 14:00

fabio_
Byte

Mensagempor fabio_ » 27 Nov 2008 10:01

Amigos,

Este filtro de EMI é tão F*** assim?

Alguém pode me ajudar?

falow.