Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
...vcs resolvendo meu problema eu já fico feliz ... não tem o porque eu passar o código pois o problema não está nele
renalali escreveu:...do pino 4 do moc conecta no gate, no A2 tem um resistor de 100R ligado no pino 6 do moc e na lâmpada, no A1 tem uma fase que vem do inversor e entre A1 e A2 tem um RC para snubber sendo 100R e 0,01u poliester...Obrigado e aguardo ajuda...
renalali escreveu:...só falta resolver o problema do pic ficar louco quando ligo o inversor, já li algumas matérias dizendo para trocar de modelo do pic para um mais recente mas não tive certeza se isso resolve...
renalali escreveu:Olá pessoal, vendo o projeto do nosso amigo Andre percebi que ele esta usando um moc3043 diferente do que eu estou usando e verificando o datasheet do mesmo vi que nele tem o circuito zero crossing e substituindo no qual eu estava usando foi resolvido o problema do moc manter o gate do triac conduzindo, espero que tenha ajudado outros na lista pois como ninguém me disse que o problema era no tipo do moc então acredito que não sabiam também.
Agora só falta resolver o problema do pic ficar louco quando ligo o inversor, já li algumas matérias dizendo para trocar de modelo do pic para um mais recente mas não tive certeza se isso resolve e também não tenho um em mãos pra testar se alguém confirmar isso e puder me indicar um modelo que não perceba esse tipo de interferência agradeço.
ffcprog escreveu:Certo, você esta utilizando MOC com zero crossing, ou modelo que é apenas um diac ?
MOC que tem zero crossing, é utilizado em sistemas com thyristores em acionamento de carga, sem controle de disparo em angulo de fase.
Se for para isolação galvânica, e controle de disparo em angulo, você deve utilizar ou um trafinho, ou um MOC com definição de opto diac.
O Moc com zero crossing, dispara o triac, apenas na borda de subida e com tensão a baixo de 7V.
ffcprog
DEJANO escreveu:Ola Pessoal!!!
Se um Pic pode substiruir um interruptor??? Veja so isto. Feito na minha casa. Funcionando a 4 anos. Lampada incandescente.
Com interruptores tipo minuteiras ( campainha).
- Pode ser ligados quantos interruptores voce quizer para cada lampada.
Eliminando os caros e trabalhosos interruptores intermediarios
- A cada toque a lamada acende ou apaga de forma lenta. Como uma rampa crescente ou decrescente.
- Durante o periodo que a lampada estiver acendendo ou apagando, se voce tocar no interruptor ela para naquela luminosidade e assim permanesce.
- Se voce apertar o interruptor e nao soltar a lampada aumenta ou diminui o brilho de forma mais lenta deixando voce adequar a luminosidade de forma mais fina. serve como abajour.
- Tem memoria. Se acabar a energia a lampada volta no estado que ela estava quando apagou.
- Voce pode programar a lampada para sempre acender com brilho total ou no estado quando voce a desligou.
- Voce pode programar a lampada para acender a cada 20m minutos e ficar 5 ligados e entao apagar e novamente recomeça a contagem.
- Voce pode implementar um LDR para ler a luminosdade e acender a lampada assim que escurer. O grau de escuridao voce tambem programa.
- tudo sso é programado no proprio interruptor
- TUDO ISSO FOI FEITO COM UM PIC 12F629.
Tem algo semelhante no comercio. Nao é tao versatil assim mas chega quase la. Eu nao testei o do comercio.
DEJANO
DEJANO escreveu:Ola Pessoal!!!
Se um Pic pode substiruir um interruptor??? Veja so isto. Feito na minha casa. Funcionando a 4 anos. Lampada incandescente.
Com interruptores tipo minuteiras ( campainha).
- Pode ser ligados quantos interruptores voce quizer para cada lampada.
Eliminando os caros e trabalhosos interruptores intermediarios
- A cada toque a lamada acende ou apaga de forma lenta. Como uma rampa crescente ou decrescente.
- Durante o periodo que a lampada estiver acendendo ou apagando, se voce tocar no interruptor ela para naquela luminosidade e assim permanesce.
- Se voce apertar o interruptor e nao soltar a lampada aumenta ou diminui o brilho de forma mais lenta deixando voce adequar a luminosidade de forma mais fina. serve como abajour.
- Tem memoria. Se acabar a energia a lampada volta no estado que ela estava quando apagou.
- Voce pode programar a lampada para sempre acender com brilho total ou no estado quando voce a desligou.
- Voce pode programar a lampada para acender a cada 20m minutos e ficar 5 ligados e entao apagar e novamente recomeça a contagem.
- Voce pode implementar um LDR para ler a luminosdade e acender a lampada assim que escurer. O grau de escuridao voce tambem programa.
- tudo sso é programado no proprio interruptor
- TUDO ISSO FOI FEITO COM UM PIC 12F629.
Tem algo semelhante no comercio. Nao é tao versatil assim mas chega quase la. Eu nao testei o do comercio.
DEJANO
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante