CRC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor fabim » 05 Mai 2010 10:13

verd escreveu:Olá Beto! cara descobri o que estava cagando o meu crc! eu pensava que o crc era calculado em cima do pacote inteiro, descobri que tem que calcular o crc de cada bit do pacote que estou enviando!

sei, e como se calcula o CRC de 1 bit ? hehehe
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 05 Mai 2010 13:50

acho que ele queria dizer bit a bit ao inves de byte a byte... digo isso pq tive uma dificuldade no CRC para HDLC... fazendo bit a bit consegui garantir que ele passava o fluxo de bits no polinomio na ordem correta (LSB first) e simplificava o circuito... rodando em paralelo byte a byte o negocio complicava um monte e nao dava certo nunca... obvio, se der uma estudada a fundo, vc consegue transpor o algoritmo bit a bit para trabalhar byte a byte e sem duvida fica muito melhor quando se trabalha com taxas de transferencias altas.

fabim escreveu:
verd escreveu:Olá Beto! cara descobri o que estava cagando o meu crc! eu pensava que o crc era calculado em cima do pacote inteiro, descobri que tem que calcular o crc de cada bit do pacote que estou enviando!

msamsoniuk
Dword

Mensagempor verd » 05 Mai 2010 14:02

assim!!
Código: Selecionar todos
unsigned getcrc( unsigned crc, char c)
{
crc = 0xff;
c = 0xff;
int i;
crc ^= (c & 0xff);
 for (i = 0; i < 8; ++i) {
    if (crc & 1) crc = (crc >> 1) ^ 0xA001;
    else crc = (crc >> 1);
  }
  return crc

utilizo esta função de crc, ai envio por exemplo o esndeço 0x01 e passo pela minha função de crc, envio o serviço 0x03 e passo pela minha função crc e assim por diante no final envio o calculo do crc Lo depois o Hi, assim eu não utilizo tabelas! manjas!
"Tem pessoas qua acham que sabem tudo....
eu já acho que não sei nada!!!"
verd
Byte

Mensagempor fabim » 05 Mai 2010 14:15

Marcelo Samsoniuk escreveu:acho que ele queria dizer bit a bit ao inves de byte a byte... digo isso pq tive uma dificuldade no CRC para HDLC... fazendo bit a bit consegui garantir que ele passava o fluxo de bits no polinomio na ordem correta (LSB first) e simplificava o circuito... rodando em paralelo byte a byte o negocio complicava um monte e nao dava certo nunca... obvio, se der uma estudada a fundo, vc consegue transpor o algoritmo bit a bit para trabalhar byte a byte e sem duvida fica muito melhor quando se trabalha com taxas de transferencias altas.

fabim escreveu:

hehehehe, vou fazer de conta que não li o que escreveu....
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor verd » 05 Mai 2010 14:48

o importante é que você entendeu o que eu quis dizer! hehehe
verd
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 05 Mai 2010 16:49

imaginei que vc estava falando na implementacao serial vs paralela do CRC... dah uma ollhada nesse pdf aqui, na pagina 3 e 4 tem a comparacao do CRC-16 nas duas formas:

http://ishaksuleiman.tripod.com/00000.pdf

porem a implementacao da pagina 4 possui um erro. ela usa como entrada algumas saidas e isso nao eh possivel, pq os tempos de propagacao sao implevisiveis e isso altera os resultados. a solucao seria colocar alguns flip-flops em pontos estrategicos, mas os clocks adicionais criariam um efeito pipeline que precisaria ser compensado e tornaria a implementacao muito complexa.

assim, a implementacao serial acabou ficando mais pratica para o que eu queria... mas vou ter q dar um jeito de fazer uma implementacao paralela funcionar para usar em um controlador ethernet na FPGA! :P

fabim escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:acho que ele queria dizer bit a bit ao inves de byte a byte... digo isso pq tive uma dificuldade no CRC para HDLC... fazendo bit a bit consegui garantir que ele passava o fluxo de bits no polinomio na ordem correta (LSB first) e simplificava o circuito... rodando em paralelo byte a byte o negocio complicava um monte e nao dava certo nunca... obvio, se der uma estudada a fundo, vc consegue transpor o algoritmo bit a bit para trabalhar byte a byte e sem duvida fica muito melhor quando se trabalha com taxas de transferencias altas.

fabim escreveu:

hehehehe, vou fazer de conta que não li o que escreveu....
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 05 Mai 2010 17:02

odeio CRC!!!!!!!
E o meu controlador ethernet não preciso saber nada de CRC, ele ja tem interno hehehe WIZ5100...... hehehehe
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor verd » 05 Mai 2010 17:02

Valeu pela atenção e pelo material Marcelo Sam!! estou implementando um modbus pela 232! estava dando erro de crc agora consegui fazer funcionar!!

brigadão!!
verd
Byte

Mensagempor Beto_s » 05 Mai 2010 17:59

Obtenho Crc+Crc- por tabela e até agora não tive problema.
Modbus (algumas funçoes) RTU 9600 bps ,16f877A em 10Mhz.
Caso precise , tá a disposição.

Beto.
Beto_s
Bit

Mensagempor verd » 05 Mai 2010 22:57

valeu beto!! eu estava tentando montar utilizando as tabelas mas não estava conseguindo!! mas a funçãozinha funciona legal tbm!! consegui fazer funcionar!! eu não estava entendendo como montar o protocolo em cima do crc!! estou implementando na minha estação meteorológica para conversar com o clp!!!
Precisando, estamos ae tbm! Valeu!
verd
Byte

Mensagempor KrafT » 06 Mai 2010 08:55

Para situações especiais, diria extremas, sempre tem os chips da Zilog que ja incluem tratamento de alguns tipos de CRC.

http://www.zilog.com/index.php?option=c ... ent_id=139
KrafT
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 06 Mai 2010 14:06

estes controladores da zilog era muito influentes na decada de 80, mas na decada de 90 foram quase que totalmente substituidos por implementacoes mais avancadas da motorola e hitachi, que integravam controladores de DMA junto as SCCs e conseguiam assim maior performance.

hoje em dia ninguem fala muito em HDLC e a tendencia, quando se precisa disso, eh migrar para FPGA. eu fiz uma migracao destas no comeco do ano e a performance estimada da minha implementacao em verilog foi de 70 Mbit/s! :)

KrafT escreveu:Para situações especiais, diria extremas, sempre tem os chips da Zilog que ja incluem tratamento de alguns tipos de CRC.

http://www.zilog.com/index.php?option=c ... ent_id=139
msamsoniuk
Dword

Mensagempor KrafT » 06 Mai 2010 15:10

Acho que estou ultrapassado.
KrafT
Dword

Anterior

Voltar para PIC