VELOZES E FURIOSOS

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Sergio38br » 22 Mar 2010 22:14

Vc pode baixar o keil e depois utilizar algum toolchain do GCC, veja esta pagina http://www.keil.com/support/docs/3127.htm

[ ]`s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor BolhaDigital » 23 Mar 2010 20:06

Vejam só, eu gosto muito da microchip, sabe porque?

Eu comecei nesse mundo de mcus com os pics, antigamente eu "mexia" com z80 e 8051, pô dava para fazer coisas muito legais com esses carinhas e até hoje acreditem se quiser eu admiro esses processadores.

Hoje em dia eu ganho grana com os pics, porém hoje eles ficarão fraquim para o que estou almejando em termos de futuro e isso se traduz em velocidade, custo e principalmente ter ferramentas para trabalhar livremente....

O meu maior desafio é entender a nova metodologia dos 32 bits, isso porque minha cabeça insiste em pensar como 8 bits e pelo que notei a metodologia dos 32 bits é um pouuuuuquinho diferente.

Mas ainda tenho a dúvida: será que arm é uma boa opção?...ainda não sei, por isso estou dedicando meu tempo em tentar entender essa zoeira toda...
Uma perguntinha: no kit da mosaico starterkit que é um debuger e gravador misto e kit ao mesmo tempo, existe um lpc 2104, bom será que eu posso me basear nesse cara para poder entender o resto da parafernalha arm?....isso porque o livro da mosaico fala sobre o lpc2138...sô....

Muito obriago,
BolhaDigital
Bit

Mensagempor tcpipchip » 23 Mar 2010 20:16

Que tal um 386EX ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor vtrx » 23 Mar 2010 21:01

O meu maior desafio é entender a nova metodologia dos 32 bits,

Só lembrando que não é nova,é velha...
vtrx
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 23 Mar 2010 22:21

tcpipchip escreveu:Que tal um 386EX ?

o 386 eh muito fundo do poco hein! hahaha :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 24 Mar 2010 05:54

Voce pode continuar usando 8 bits no arm. :lol: :lol: :lol:

.
proex
Dword

Mensagempor RobL » 24 Mar 2010 09:18

Mas neste caso, se usar AVR XMEGA, com 32Mips, com acesso direto a memo, e muito hardware embutido, inclusive creio que tem o mais rápido ADC como periférico de cpu e 12bits, vai rodar mais rápido que um ARM, vai depender da área específica de sua aplicação.
Porém, para quem não tem ferramenta, ou não trabalha com AVR, deve usar um ARM.
RobL
Dword

Mensagempor NEON » 24 Mar 2010 11:20

proex escreveu:

Voce pode continuar usando 8 bits no arm. :lol: :lol: :lol:

.

8 bits pode. Mas o ideal é 16 bits no mínimo trabalhando com arm7. Se não me engano, programando 8 bits vai ficar muito desperdício por causa de memória.

Migrar para ARM7, é bom lembrar que ARM7 pode programar via serial se não estiver equipamento apropriado. É bom lembrar tb que ele é robusto e facilidade de compras. O PIC é o pouco diferente do ARM7 envolvido no hardware e na programação usando o C :)
NEON
Nibble

Mensagempor BolhaDigital » 24 Mar 2010 11:51

8 bits no arm? não entendi,

esse arm não é um "trem" de 32 bits?

bom, a minha aplicação é na área musical, mais expecificamente eu estou desenvolvendo um gerador musical politimbral e polifonico...

é algo relativamente complexo, mas vamos conseguir...

puxa!...muito obrigado pelas ótimas dicas,

Em relação ao xmega também acho legal...

outra coisa, o problema não é a compra de ferramentas adquadas (é claro o preço conta sim, por isso estou querendo enchergar uma plataforma amigável, só para terem uma idéia uma certa vêz me empolguei muito com os dsps da T.I. tudo lindo (nem tudo o suporte era na época só de aparencia) mas quando fui ver os detalhes do compilador original, me descepcionei, a licença tem validade de 1 ano, depois disso tem que comprar outra licença...5 mil dolar na época)...uma das razões para eu ter iniciado em pic a 15 anos atrás, foi as facilidades de ferramentas....
BolhaDigital
Bit

Mensagempor RobL » 24 Mar 2010 12:05

Não se impressione com os 32 bits, o que assusta é ter que trabalhar com 4 bits. É muito mais fácil trabalhar com 32 bits principalmente em assembly e o compilador C também agradece. Se trabalhar em C tudo fica transparente.
Aprender a configurar uma IDE e um novo micro é chato, mas é só uma vez.

Lembro que apesar da disponibilidade de ARM7 no mercado, para quem está começando é bom focar os ARM Cortex M3, por exemplo, salvo necessidades específicas, pois esses tem melhor preço e chips com vários "tamanhos". Essa linha é que veio para brigar com, por exemplo, os PICs, AVRs e todos de 8 bits, com muitas vantagens.

A NXP está dando até um Jlink, com um target para o LPC1114, para quem enviar um projeto qualquer e a IDE gratuita LPCXpresso com GCC baseado no Eclipse modificado, já todo configurado, pronto para trabalhar.
Entre na sala de ARM para maiores detalhes ou site da NXP. Estão passando o rolo compressor.
RobL
Dword

Mensagempor tcpipchip » 24 Mar 2010 12:29

Para quem inicia no ARM, o que já gera duvidas no incio é o STARTUP que deve ser chamado para por o arm no modo user mode, pq o default do Arm é no privileged mode, tipico de S.O

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor vtrx » 24 Mar 2010 12:45

8 bits no arm? não entendi,

esse arm não é um "trem" de 32 bits?

Seu Pc é de 64 bits(provavelmente),mas seu teclado,USB,mouse trabalha com pacotes de 8Bits de dados...
vtrx
Dword

Anterior

Voltar para PIC