A/D com Sinal AC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor fabim » 21 Abr 2010 14:08

Bardelli escreveu:Ola Pessoal,

Sei que fiquei sem dar respostas para vcs, na verdade é que eu estava tentando corrigir uns problemas e vi que o circuito nao funciona 100% para todos os casos.

O que eu estava fazendo era ler a corrente pelo sensor hall, pegava o valor do pico da senoide , multiplicava por 0,7 ((raiz de 2) /2) e depois multiplicava pela tensao (127V).

Isso funciona muito bem para equipamentos onde o cos(fi)=1 , se vc pegar uma lampada fluorescente isso deixa de ser verdade (o desvio na verdade é enorme), simplesmente por que a tensao de pico nao é mais 127 quando a corrente esta no Pico.

A forma correta de se medir isso se encontra no application note AN939 da Microchip

Eu estou implementando o circuito, assim que tiver pronto, darei mais um feed back para vcs.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 21 Abr 2010 14:21

Bardelli escreveu:Ola Pessoal,

Sei que fiquei sem dar respostas para vcs, na verdade é que eu estava tentando corrigir uns problemas e vi que o circuito nao funciona 100% para todos os casos.

O que eu estava fazendo era ler a corrente pelo sensor hall, pegava o valor do pico da senoide , multiplicava por 0,7 ((raiz de 2) /2) e depois multiplicava pela tensao (127V).

Isso funciona muito bem para equipamentos onde o cos(fi)=1 , se vc pegar uma lampada fluorescente isso deixa de ser verdade (o desvio na verdade é enorme), simplesmente por que a tensao de pico nao é mais 127 quando a corrente esta no Pico.

A forma correta de se medir isso se encontra no application note AN939 da Microchip

Eu estou implementando o circuito, assim que tiver pronto, darei mais um feed back para vcs.

Br Balela.. hehehe

Sr, nao precisa de tudo aquilo.
Basta você fazer uma intervace que acompanha a rede, e fazer amostragem RMS da saida do hall sensor..

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Bardelli » 21 Abr 2010 16:12

É mais ou menos isso que o application Note faz, mas ele faz uma interpolacao para o erro ficar menor que 2% e com isso fazer com que o equipamento projetado fique dentro de uma norma XYZ da vida....

Eu nao estou fazendo isso para vender, é pura curiosidade mesmo...
Bardelli
Byte

Anterior

Voltar para PIC