SPI e I2C juntas

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor msamsoniuk » 22 Fev 2010 10:42

eh verdade, tinha esquecido que todos os pics foram projetados depois de 2006 e nao tem mais estes problemas de licencas. de fato, ouvi boatos que a nxp estava devolvendo o dinheiro que ela faturou em cima dos fabricantes durante os 10 anos que as leis de direitos autorais obrigavam eles a cobrar altas somas de licenciamento. e claro, como lembrou o xultz, o custo de licenciamento para pegar uma faixa de ips para i2c eh coisa de 10 reais ao ano, pq a philips eh uma megaempresa sem fins lucrativos que soh pensa no melhor para seus consumidores e clientes! o xultz me contou numa mensagem privada que, alem deles inventarem o pentium, a tv de plasma, o onibus espacial e a pasta de amendoim, eles fazem grandes doacoes de dinheiro e comida para os pobres da africa! estou indo agora mesmo comprar um monte de processadores nxp para ajudar a philips a vencer o comunismo no leste europeu! :)

pq ao inves de ficarem ae de mimimi defendendo a nxp vcs nao leem a thread e aproveitam dar uma sugestao com as vantagens e desvantagens de uma e outra abordagem?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 22 Fev 2010 10:57

Marcelo Samsoniuk escreveu:eh verdade, tinha esquecido que todos os pics foram projetados depois de 2006 e nao tem mais estes problemas de licencas. de fato, ouvi boatos que a nxp estava devolvendo o dinheiro que ela faturou em cima dos fabricantes durante os 10 anos que as leis de direitos autorais obrigavam eles a cobrar altas somas de licenciamento. e claro, como lembrou o xultz, o custo de licenciamento para pegar uma faixa de ips para i2c eh coisa de 10 reais ao ano, pq a philips eh uma megaempresa sem fins lucrativos que soh pensa no melhor para seus consumidores e clientes! o xultz me contou numa mensagem privada que, alem deles inventarem o pentium, a tv de plasma, o onibus espacial e a pasta de amendoim, eles fazem grandes doacoes de dinheiro e comida para os pobres da africa! estou indo agora mesmo comprar um monte de processadores nxp para ajudar a philips a vencer o comunismo no leste europeu! :)

pq ao inves de ficarem ae de mimimi defendendo a nxp vcs nao leem a thread e aproveitam dar uma sugestao com as vantagens e desvantagens de uma e outra abordagem?

bom, o assunto era mimimicamente, sobre usar I2C e SPI em simultaneo no PIC. Como o assunto se disvirtuou , eu cai matando, e oia tchelo, eu acredito que o cristian não vai usar um POWER PC, pra utilizar uma SPI e uma I2C em separado.rs
Tem varios AVR que tem separado, e outros juntos.

Como os unicos processadores que eu conheço, são as merdas dos holtek´s, os PICS, e os NXP; Eu indiquei aquele que conheço e sei que pode atender o menino!!! MAs se falei algo pra te deixar Fulo, falei sem querer, mesmo não tendo observado o que eu falei de mais. Mas mesmo assim sorry guy, mesmo sem saber o porque..rs

abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 22 Fev 2010 11:21

Marcelo, que que cê anda consumindo (além de Slackware)? É que eu quero um pouco, porque parece ser do bom...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 22 Fev 2010 13:03

eu ando usando muito verilog! tem que consumir puro, direto na veia! :)

xultz escreveu:Marcelo, que que cê anda consumindo (além de Slackware)? É que eu quero um pouco, porque parece ser do bom...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 22 Fev 2010 13:20

que eh isso fabim, eu nao estava falando de voce nao, ateh pq sao coisas diferentes puxar o saco do arm (seu caso) e puxar o saco da philips (caso do xultz). a sua sugestao foi ingenua e sem nexo (tipico de quem usa arm), mas de bom coracao. enfim, nao tem pq trocar de processador, visto que emular spi eh trivial. jah o xultz parecia ateh estar sob influencia maligna da nxp, defendendo a megacorporacao do mal e atacando um padrao indefeso como spi.

fabim escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:eh verdade, tinha esquecido que todos os pics foram projetados depois de 2006 e nao tem mais estes problemas de licencas. de fato, ouvi boatos que a nxp estava devolvendo o dinheiro que ela faturou em cima dos fabricantes durante os 10 anos que as leis de direitos autorais obrigavam eles a cobrar altas somas de licenciamento. e claro, como lembrou o xultz, o custo de licenciamento para pegar uma faixa de ips para i2c eh coisa de 10 reais ao ano, pq a philips eh uma megaempresa sem fins lucrativos que soh pensa no melhor para seus consumidores e clientes! o xultz me contou numa mensagem privada que, alem deles inventarem o pentium, a tv de plasma, o onibus espacial e a pasta de amendoim, eles fazem grandes doacoes de dinheiro e comida para os pobres da africa! estou indo agora mesmo comprar um monte de processadores nxp para ajudar a philips a vencer o comunismo no leste europeu! :)

bom, o assunto era mimimicamente, sobre usar I2C e SPI em simultaneo no PIC. Como o assunto se disvirtuou , eu cai matando, e oia tchelo, eu acredito que o cristian não vai usar um POWER PC, pra utilizar uma SPI e uma I2C em separado.rs
Tem varios AVR que tem separado, e outros juntos.

Como os unicos processadores que eu conheço, são as merdas dos holtek´s, os PICS, e os NXP; Eu indiquei aquele que conheço e sei que pode atender o menino!!! MAs se falei algo pra te deixar Fulo, falei sem querer, mesmo não tendo observado o que eu falei de mais. Mas mesmo assim sorry guy, mesmo sem saber o porque..rs

abraços
msamsoniuk
Dword

Mensagempor vtrx » 22 Fev 2010 13:49

defendendo a megacorporacao do mal e atacando um padrao indefeso como spi

AUauauauuuuauu,essa foi rocks! :mrgreen:
vtrx
Dword

Mensagempor xultz » 22 Fev 2010 15:02

Marcelo, você está colocando palavras na minha boca, e todo mundo sabe que não me agrada colocarem coisas na minha boca, geralmente eu reclamo disso.
Você disse que para lançar algo em I2C tinha que pagar licensa, o que não é verdade. Isso não envolve defender a Philips, envolve em corrigir uma informação errada que você escreveu.
Eu não discordo que o I2C é complexo, que o SPI é simples, exclusive já implementei SPI em bit banging porque ele passava por um logic level translator e o último bit dava problema (até hoje não sei direito o motivo, sabe como são os prazos, é mais importante fazer funcionar do que entender o problema, e eu estiquei o tempo do último bit e o treco funcionou), além de que eu precisava de duas SPI (não dava para multiplexar porque não podia me dar ao luxo de usar uma linha a mais no cabo, e a barramento corria num cabo flat), então fiz em firmware. Aliás, o Alex tá usando aquela rotina até hoje.
Isso quer dizer que, se eu consegui fazer o SPI em firmware, ele é muito simples e qualquer idiota consegue. O fato d´eu ter feito isso num LPC é mera coincidência.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Anterior

Voltar para PIC