AD com 5 digitos

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor msamsoniuk » 09 Jan 2010 15:47

eu nunca tive curiosidade de saber, mas... como estas balancas medem massa? nao tem formas alternativas de determinar a massa dos objetos?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Milhoci » 09 Jan 2010 15:55

Depois da aula do xultz, eu vou dar uma sugestão, eu já usei esse camarada pra interfacear com célula de carga: ADS1232, o bom é que ele tem um PGA interno e sensor de temperatura, dá pra corrigir um possível desvio pela temperatura em software.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor xultz » 09 Jan 2010 20:23

Marcelo, existem algumas formas de medir a massa. O mais usado é a célula de carga porque é dos mais baratos: o corpo da célula funciona como uma mola, e colado nele vai um extensômetro (na verdade 4, formando uma ponte de wheatstone) e é medida a variação de resistência dos extensômetros quando a mola do corpo é deformada pela massa.
Eu já uma experiência com interferômetro, que consiste em usar um laser dividido em duas fibras óticas, uma delas deforma (fica mais comprida) conforme a massa deforma o corpo que a fibra tá colada, a outra não. Quando o laser é recomposto, existem interferências construtivas e destrutivas, e contando estas interferências (isso é visível, relativamente fácil de fazer) é possível medir a massa. Até agora este sistema não ficou comercialmente viável porque o comprimento de onda precisa ser muito estável (e isto é bem caro), e o leitor deve responder a variações muito rápidas para o caso do usuário largar a massa muito rápido sobre a célula.
Existem mais algumas idéias para medir massa, mas o esquema massa-mola ainda é o mais viável e usado até hoje.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Anterior

Voltar para PIC