MÓDULO PWM DO PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Pask » 06 Jan 2010 15:14

Se eu utilizar 2 transistores NPN nas saídas C1 e C2 do PIC, aplicando os sinais em fase nas bases desses transistores, eu posso retirar, em um deles, o sinal no coletor e, no outro, o sinal no emissor.
O sinal que sair no emissor, estará em fase com o sinal vindo do pino do PIC e o sinal que sair no coletor, estará defasado em 180° do sinal do outro pino do PIC.

Resumindo, seria o seguinte:

T1 em C1 => sinal entra pela base e sai em fase pelo emissor;

T2 em C2 => sinal entra pela base e sai defasado de 180º pelo coletor.

Depois vou simular, mas tenho certeza que dará certo; e se der, não será preciso conseguir isto via programação!
Pask
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Jan 2010 16:24

Pask escreveu:... Resumindo, seria o seguinte:

Então T1 não esta fazendo nada aí -- pode risca-lo

Além do mais isso de inverter a fase em C2 com transistor só seria válido para onda quadrada, ou Duty Cycle exato de 50%

E se Duty Cycle fosse de 50 % não haveria necessidade do PWM2, bastaria
Inverter C1

Desculpe mas, é a Lógica . A Lógica as vezes é cruel.

DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 06 Jan 2010 16:32, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 06 Jan 2010 16:32

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
Pask escreveu:... Resumindo, seria o seguinte:

Então T1 não esta fazendo nada aí -- pode risca-lo

Além do mais isso de inverter a fase em C2 com transistor só seria válido para onda quadrada, ou Duty exato de 50%

DJ

Qualquer duty, não?
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Jan 2010 16:37

Jorge_Francisco escreveu: ... Qualquer duty, não?

Vou repetir a figura de minha msg anterior :

<---------->Imagem

Acredito que seja isso que o Pask quer

Observe que PWM1 não esta a 50%, se inverter a fase dele com Transistor o Nível Alto
ficara mais largo que o Nível alto de PWM1 . Ficará assimétrico

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 06 Jan 2010 16:45

ah sim!
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 06 Jan 2010 16:48

muda o duty e inverte não? Se era 10%, coloca 90% e inverte!
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Jan 2010 19:41

Pask.
O quê exatamente você não entendeu da minha contribuição por software? Acredito que ela esteja correta. A menos que você não deseje usar uma solução por software, eu entenderia.
Imagem
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor aguivone » 06 Jan 2010 20:03

veja só uma solução facil de harware :

todos lembram-se que o 16F877(se for este) tem dois comparadores internos basta configurar um deles corretamente (se não me engano configure para aterrar a entrada inversora e injete o sinal na entrada inversora ) para fazer esta defasagem se nenhum circuito adicional.
aguivone
Bit

Mensagempor Pask » 07 Jan 2010 07:11

Amigos, entrei em contato com os suportes técnicos da Michochip e da CCS sobre o assunto. Ambos me responderam que o PIC16F876 depende do timer2 para gerar o sinal PWM nos dois pinos. Sendo assim, é impossível se obter uma defasagem entre esses sinais via programação, pois o timer que serve de base de tempo é o mesmo para ambos os sinais.
Mas, o pessoal da CCS me disse também que existem PIC's que têm recursos de software para fazer a defasagem do sinal via programação, ou seja, tem alguns modelos de PIC que acionam o módulo PWM dando opção para os sinais estarem em fase ou defasados de X graus se o programador quiser. Resta saber agora que modelo de PIC é este...

Vamos enfrente que atrás vem gente!

Abraços.
Pask
Word

Mensagempor fabim » 07 Jan 2010 07:24

amigo, abre o datasheet do
18f4455, vai em advanced PWM.

Ou abre aquele exemplo que eu te passei lá atras, e observe que aquilo esta em pascal, que muda pra C é apenas begin e end para { e }, e onde fala igual :=, tu coloca apenas =,. só olhar no datasheet do pic, o que aqueles registradores fazem.

abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor aguivone » 07 Jan 2010 15:48

ainda acho que a saida mais economica é usar os comparadores internos já fiz isso e funciona ,mas se vc quiser controlar a largura de ambos independentes terá que fazer na mão.
aguivone
Bit

Mensagempor Pask » 07 Jan 2010 19:27

Amigo, com relação aos comparadores internos, como você fez para gerar os sinais PWM defasados?

Como relação à minha idéia de usar transistores, eu acho que não dará, porque o que eu terei será uma inversão de 180º entre os sinais, o que, na verdade, não é o que eu desejo. Eu sei que escrevi isso antes, mas estava errado.
Na verdade, o que eu quero, é o que está nos desenhos enviados pelo Djalma e pelo MOR_AL. Apenas quero que o nível lógico alto de cada saída não seja coincidente para não acionar o par de transistores ao mesmo tempo.

Voltando ao assunto: com relação ao uso de "comparadores", como seria então?
Pask
Word

Mensagempor Pask » 09 Jan 2010 16:08

Amigos, finalmente encontrei a solução para o problema da defasagem dos sinais PWM.
Dêem uma olhada nos datasheet dos PIC's 16F882,883,884,886 e 887.

http://ww1.microchip.com/downloads/en/D ... 41291F.pdf

Essa família de PIC's tem um "modo simples e um modo avançado de controle do PWM" interno.
No modo simples, o PWM é igual ao dos demais PIC's; já no modo avançado, esses modelos oferecem saídas para gerar sinais em modo half bridge e full bridge, ou seja, geram apenas 2 sinais PWM defasados em fase para uma configuração com 2 transistores push-pull e geram 4 saídas PWM para acionamento de 4 transistores em ponte H completa através do seu PORTA.

Com esses componentes, a questão está resolvida com apenas alguns bits sendo alterados!

Obrigado a todos.

Pask
Pask
Word

Anterior

Voltar para PIC