circuito com pic para acionamento de contatores

Software e Hardware para uC PIC

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Mensagempor zazulak » 21 Ago 2009 13:42

Olá Fabio,

estes capacitores são indicados para uso em filtros de linha, basicamente por suportarem impulsos de alta tensão sem que o dielétrico seja destruído. Estas siglas são definidas por uma norma, IEC60384, se não me engano. Basicamente elas significam:

X1 [supostamente] aguenta impulsos de até 4000V
X2, até 2500V
Y1, até 8000V
Y2 até 5000V

A diferença entre o X e o Y, pra resumir, é o seguinte: Os X são indicados para ligação em modo comum, ou seja: entre fase e neutro, enquanto os Y são para modo diferencial, entre fase ou neutro e terra.
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Mensagempor zazulak » 21 Ago 2009 13:56

Sobre o tema do tópico, IMHO, o ideal seria o seguinte: O contactor principal, que corta a alimentação do circuito todo, ser ligado no modo classico, como num sistema eletromecânico convencional, com as chaves de start-stop. Se houver um relé térmico, liga-se também da forma convencional, de modo que derrube a alimentação de toda a parte de potência e comando. Se der um xilique no PIC e ele travar ao mesmo tempo que o operador descuidado enroscar a manga da camisa na polia do motor de 200Cv e perder uma mão, ele aperta o stop com a mão que sobrar e fica tudo bem...

Aí, o resto dos contactores sim, tudo controlado via relé ou triac+opto (eu particularmente ia pelo mais barato). Dependendo da capacidade do PIC, podes inclusive fazer com que a sequência de partida possa ser programada em campo, dando mais flexibilidade e abrangência para o seu projeto. Imagina só: Parte em estrela, passa a triangulo, reverte de tempos em tempos, aciona um freio eletromagnético na reversão, etc.. o céu é o limite.
Inclusive, seria interessante ter algumas saídas de acionamento sobressalentes, para estes 'periféricos' tipo o freio, e para ligar mais contactoras, em outros regimes de partida. Embora estrela-triangulo seja o mais popular, existem outras formas, por exemplo:

- série-paralelo, para motores de 12 fios.. geralmente dos grandes

- compensada, onde tem-se um transformador abaixador que é acionado no momento da partida, depois passa a ligação direta

Se é para qualquer tamanho de motor, sugiro projetar o bloco de controle de modo que seja uma 'caixinha' autônoma, que possa ser fixada no painel do quadro de comando. Aí, quando for montar o quadro, usar os contactores condizentes com a potência do motor utilizado. E, isto dará a flexibilidade de vender tanto apenas a 'caixinha', para quem quiser atualizar um quadro de comando eletromecânico, como tudo montado, para quem quiser instalar ou substituir o quadro todo. Dá até para controlar motor monofásico....

No mais.. não entendo bulhufas de PIC, então não posso ajudar com a programação, mas sei alguma [pouca] coisa sobre quadros de comando, por já ter montado alguns. Então, se tiver alguma dúvida sobre a montagem/ligação dos contactores, é só perguntar.
zazulak
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 21 Ago 2009 14:54

Eu creio que ligar e principalmente desligar o Motor Elétrico com Contactores
é um atentado contra o Motor.
A melhor solução é o Inversor de Frequência, preserva o Motor , a Rede, e o Mecanismo.
.
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Mensagempor rodrigoadachi » 22 Ago 2009 09:04

Já que vai ter LCD, põe TC e monitora a corrente hehe

Serial para acionamento remoto e monitoramento ou integração com o PLC via messenger.
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