pessoal, experimentei colocar um resistor de 2k2 em série no TX RS232 do MAX e o sinal ficou perfeito, em todos os lugares, o mesmo não acontece quando eu coloco alguma resistência no RX RS232 do MAX...
O PC está apresentando uma baixa impedância de entrada, momentânea, com isso sobrecarrega o sinal na saída do transmissor (rs232) do MAX. Isso só acontece no nível alto do sinal neste ramo. Talvez o PC possua uma entrada com alguma proteção, semelhante aos PICs, um zener limitando a tensão máxima em sua entrada. Aí quando você coloca um resistor entre o Tx do MAX (RS232) e o Rx do PC, ele limita a corrente neste ramo para um valor que o MAX pode suportar.
Faça o seguinte:
Com um osciloscópio e com o problema ocorrendo no Tx do MAX para o Rx do PC (RS232), insira um potenciômetro em série com este ramo. Comece com ele em curto e vá aumentando seu valor até que o problema desapareça. Meça o valor da resistência neste ponto (R1). Continue a aumentar o valor da resistência do potenciômetro, até que recomece a ocorrer erros na transmissão. Meça o valor da resistência (R2).
Calcule a média aritmética de R1 com R2 (média R3). Coloque este resistor em substituição do potenciômetro. Isso deve resolver o problema. Você mexeu apenas na consequência do problema.
Para saber a causa, você deve:
1) Descobrir como é o circuito de entrada do PC. Talvez a resposta esteja aí.
2) Desmonte TODO o seu circuito.
3) Remonte-o sem o tal resistor (R3). Mas desta vez conferindo cada ligação e valor de componente. Mesmo os mais fáceis de identificar o valor, verifique-o com calma. Eu hoje fiquei quebrando a cabeça tentando gravar um PIC. Depois de cerca de 3 horas sem sucesso, comecei a conferir como se tudo estivesse errado. De repente notei que, em outro conector, havia outro PIC espetado. O problema estava na minha frente o tempo todo, mas como era uma coisa tão óbvia, eu sequer dava atenção a este detalhe.
Dê um retorno.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain