PIC+Ethernet

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor EvandroPic » 09 Jul 2009 10:31

ÁgioFelipe escreveu:tcpipchip:

Porque tenho que comprar MAC? Pode explicar melhor?

Veja esse tutorial:
http://www.2ei.com.br/PME10/AN017.PDF

Pelo que entendi acho que é isso
Se houver 2 equipamentos com o mesmo endereço MAC numa rede ocorrerá conflito por isso algum orgão tem que gerenciar isso em escala mundial e isso não pode ser de graça né... embora não acho que seja caro já que uma placa de rede custa poucos dólares.

Se for numa rede pequena acho que não haverá problema... o problema é ligar na internet. Aí voce tem bilhões de MAC e cada um tem que se diferente pra não haver conflito.

É isso mesmo ou existe algo mais?

Uma pergunta:
Na internet sempre se usa o endereço MAC? Por isso só pode haver 1 (highlander... :lol: )
EvandroPic
Byte

Mensagempor tcpipchip » 09 Jul 2009 11:12

Sim, o problema é para IP publicos...
tcpipchip
Dword

Mensagempor buiz » 09 Jul 2009 12:04

Retirei isso do Livro: Internet Embedded TCP/IP para Microcontroladores.

MAC:

O endereçamento físico é feito pelo MAC (Media Access Control). A atribuição do endereço MAC é controlada pelo IEEE-SA (IEEE Standards Associations) que atribui faixas aos fabricantes de equipamentos de rede. Dos 48 bits que compõem o enderço MAC, o conjunto inicial de 24 bits é atribuido pelo IEEE e é chamado de OUI (Organizationally Unique Identifier), que é unico para cada fabricante. Os outros 24 bits são atribuidos pelo próprio fabricante que deve garantir que não existem dois MACs idênticos.
buiz
Byte

Mensagempor ÁgioFelipe » 09 Jul 2009 13:08

A placa que comprei na 2EI já vem com o MAC sugerido.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor tcpipchip » 09 Jul 2009 14:41

entao questione eles...para nao te meterem numa fria futuramente...
tcpipchip
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 09 Jul 2009 20:21

mas a internet roteia pelo endereco IP, nao pelo endereco MAC! :)

o endereco MAC soh serve para identificar as placas de rede na rede *local*, quando chega no seu roteador isso eh descartado e somente o endereco IP vai para frente. como nao tem valor globalmente, vc soh precisa se preocupar com a rede local. dae eh questao de calcular: se vc tiver um roteador cisco na rede e usar o OUI da cisco e o resto do endereco pegar aleatorio, a possibilidade de conflito eh de 1 em 16 milhoes. se vc selecionar um fabricante aleatorio, a possibilidade de conflito eh de 1 em 280 trilhoes.

em termos de redes grandes, o unico caso que parece preocupante eh o cable modem: neste caso vc tem milhares de enderecos MAC convergindo para um unico equipamento (CMTS).

dae eh questao de chutar bem, por exemplo, escolher um OUI de um fabricante que nitidamente nao fabrica produtos que arrisquem ser usados em um cable diretamente. e claro, a melhor seguranca eh sempre deixar uma opcao para o cliente mudar o endereco MAC :)

EvandroPic escreveu:Se for numa rede pequena acho que não haverá problema... o problema é ligar na internet. Aí voce tem bilhões de MAC e cada um tem que se diferente pra não haver conflito.

É isso mesmo ou existe algo mais?

Uma pergunta:
Na internet sempre se usa o endereço MAC? Por isso só pode haver 1 (highlander... :lol: )
msamsoniuk
Dword

Mensagempor EvandroPic » 09 Jul 2009 23:26

Obrigado Marcelo...
Uma outra dúvida...
Se ocorrer esse conflito de MACs certamente se deve a alguém que não pagou pelo endereço MAC. Nesse caso ao ligar uma segunda placa com o mesmo MAC (pagou ou não) isso irá derrubar a outra? e aí vai ficar uma tentando logar e derrubando a outra?
EvandroPic
Byte

Mensagempor pbernardi » 10 Jul 2009 08:58

Exatamente. Na prática, nenhum dos dois vai funcionar.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor alex_a » 10 Jul 2009 09:42

Acabei de ver algo no site da microchip.

http://www.microchip.com/stellent/idcpl ... irects=mac

Será que resolve ?
ALEX_A
alex_a
Bit

Mensagempor tcpipchip » 10 Jul 2009 11:57

Eu tenho um amigo (NORTE AMERICANO) que trabalha comigo faz 6 anos em alguns projetos e ele 16.000.000 de MACS

Se voce quer por um produto no mercado...depois te passo o contato...ok ? Acredito que venda quantidades menores...

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 10 Jul 2009 13:18

duas maquinas terem o mesmo mac address eh perfeitamente valido pq clusters de espelhamentos e balanceamento de trafego operam dessa forma. se vc utiliza um hub, nao tem com o que se preocupar, pois os pacotes sempre chegam corretamente para ambas as maquinas. no caso de um switch, ele memoriza o mac address que esta na porta e entao otimiza o trafego retornando apenas por uma porta especifica. isso pode ser quebrado escolhendo um mac address de familia diferente (existe mac address unicas e multicast).

bom, chegando o pacote para ambas as maquinas, tem a questao do ip. se vc usa dhcp, eh obvio que a diferenca entre uma e outra eh apenas o mac e elas vao receber o mesmo ip. entao o que pode acontecer eh vc filtrar por tipo de servico: uma recebe a requisicao e responde, a outra recebe e dropa o pacote (e vice-versa para servicos na outra maquina). se vc tem ips diferentes fica mais simples ainda: as duas recebem o pacote, mas apenas uma delas alcanca o destino, a outra dropa.

os casos de ter exatamente os mesmos macs, servicos e ips ainda sao validos para o caso de espelhamento, mas dae o sistema operacional tem q ter essa consciencia. ambas as maquinas recebem exatamente as mesmas requisicoes e respondem da mesma forma, mas o trafego de resposta de uma delas eh filtrado.

bom, em condicoes normais (windows) acho que dah pau :)

EvandroPic escreveu:Obrigado Marcelo...
Uma outra dúvida...
Se ocorrer esse conflito de MACs certamente se deve a alguém que não pagou pelo endereço MAC. Nesse caso ao ligar uma segunda placa com o mesmo MAC (pagou ou não) isso irá derrubar a outra? e aí vai ficar uma tentando logar e derrubando a outra?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor polesapart » 10 Jul 2009 14:11

Eu botei uma vez duas plaquinhas numa rede ethernet. Por coincidencia elas tinham o mesmo MAC, e foi divertido assistir a confusão que elas faziam, uma dando reset nas conexoes tcp originadas a outra, e eu com cara de besta tentando entender o que estava ocorrendo :D

O problema é que o fabricante fez alguma caca e nenhuma tinha o mac address que vinha na etiqueta, ambas vieram com algum default maluco que era o mesmo nas duas. Ae eu descobri como armazenar numa area de configuracao e salvei os MACs corretos, problema resolvido. O difícil foi chegar lá :P

Dá pra fazer algum xunxo pra detectar MACs duplicados, tipo, se não me engano dá pra por a origem de uma requisição RARP como o broadcast global (ff:ff:ff:ff:ff:ff). Ae vc pede quem tem o endereço IP associado ao MAC que vc quer usar. Se ninguem responder depois de algumas tentativas, vc adota aquele, senao tenta outro :P Mas teria que implementar um serviço "respondedor" RARP em todos os dispositivos de interesse.

A proposito, uma lista dos intervalos reservados aos fabricantes, pra quem interessar:

http://standards.ieee.org/regauth/oui/oui.txt

vc pode arriscar usar o prefixo ACDE48 (privado) pra testes, só não comercialize nenhum produto com ele :D
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor tcpipchip » 10 Jul 2009 14:27

Isto que estou tentando alertar...eu passei por este problema com meus produtos...
tcpipchip
Dword

Mensagempor Guilherme_ELT » 11 Jul 2009 23:19

Olá galera,
Estou tentando desenvolver uma interface com a Internet tbm, estou usando Pic18f2620 com ENC28j60. Gostaria de saber se vcs ja tiveram problemas para simula a conexão a Internet no proteus usando o enc28j60. Nesse sait http://www.ljcv.net/eip10/ tem o hardware q estou tentado fazer funcionar a pilha TCP/IP é a versão 3.75 da microchip... Na simulação aparentemente parece q funciona, O programa envia alguns dados pela serial enfornando o ip , mascara, etc mas a conexão não existe.

Fico grato pela ajuda.
Guilherme_ELT
Bit

Anterior

Voltar para PIC