PIC Ruidoso

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor msamsoniuk » 05 Jul 2009 02:15

impacta em custo sim: os pinos adicionais de alimentacao melhoram a estabilidade, mas requerem encapsulamentos maiores e mais caros, sem no entanto aumentar a funcionalidade. mas veja que "barato" vai ser a solucao de menor custo que atende os requisitos. se estabilidade eh requisito, o valor do "barato" certamente muda.

e afinal, se desse para ignorar os requisitos soh para baixar o preco no maximo, vc poderia simplesmente chutar o pau da barraca e usar um prego no lugar do mcu que daria na mesma! hehehe :)

_blackmore_ escreveu:Marcelo Samsoniuk

Mas isso não quer dizer que é mais barato não eh? isso é pago ... como em qualquer ciosa ...

abrax!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor RobL » 05 Jul 2009 09:12

Sim, sem dúvida existem chips mais estáveis que outros, mas não é o cenário da primeira pergunta desse post.
Acrescendo ao que o Marcelo colocou, há também circuitos internos diferentes. Existem micros (algus pics penso que até tem essa possibilidade), que dentro de uma atitude simples, ao perceber falha, mesmo que momentânea no oscilador externo, troca para oscilador interno, identifica "sparks", etc, tomando decisão para não parar.
Quanto ao preço, cabe lembrar que os PICs são os mais caros do mercado, em relação aos benefícios.
Acredito que esse preço alto, possa estar ligado ao seu desenho muito antigo, já com mais de 20 anos (desde o projeto pela General Instruments), e ao seu processo de distribuição em pequenas quantidades ser sua maior venda, em volume.

Certamente os PICs levam muita culpa pelo seu desempenho, mas isto é por serem os mais usados, tanto por experientes mas também pela maioria sem tanta experiência, seja com ruídos ou outros problemas.

Certamente ninguém vai optar por um PIC, diante da disponibilidade atual do mercado, em uma aplicação com grande responsabilidade (ou estabilidade) até mesmo por falta de instruções necessárias para o software. Por outro lado, os PICs não foram projetados para tal. Por isso, não podem ser julgados, ou comparados, com micros destinados a trabalhos mais exigentes.
RobL
Dword

Mensagempor rona123 » 05 Jul 2009 13:39

_blackmore_

Como vc vê nem precisei responder. Vc já recebeu informações bastante adequadas.

Concordo com os colegas, sempre caberá ao projetista encontrar a melhor solução para o problema especifico, sempre com os olhos na relação custo-beneficio. Todos hoje querem o máximo desempenho pelo minimo preço.

Normalmente, quanto mais sofisticado o processador será um pouco mais complicado usa-lo. Tanto do ponto de vista HW, como SW e como ferramentas de apoio. Por isso, comentei que é muito importante conhecer tecnicas para contornar problemas de forma a tirar o máximo dos mais baratos.

Os dsPIC mais populares tem preço muito proximo dos PIC comuns para pequenas quantidades. Já vi muitas aplicações de controle de inversores de frequencia (motor trifasico e monofasico) com dsPIC. Para motores de passo e DC os PICs comuns se saem muito bem, desde que o projetista seja cuidadoso.

[]'s rona123
rona123
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 05 Jul 2009 13:57

Marcelo Samsoniuk

afinal, se desse para ignorar os requisitos soh para baixar o preco no maximo, vc poderia simplesmente chutar o pau da barraca e usar um prego no lugar do mcu que daria na mesma!

hahahaha ... boa essa !! hiahiahaia ...

RobL

estável não quer dizer imune não é mesmo? :)

rona123

tenho até vontade de tentar algo com dsPIC, mas não sou profissional da área, e talvez seja mais interessante conhecer um ARM por exemplo ...
mas fiquei curioso qto ao controle de motores com dsPIC mesmo assim, vou procurar algo conforme tu disse. obrigado pela dica!

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor lpagano » 07 Jul 2009 13:30

Já tive problemas com PICs resetando no meio da execução do programa. Depois de muito pesquisar descobri que sinais externos (EMI) eram induzidos no pino MCLR e assim não dá outra, RESET no uC.

Para se resolver isso técnicas de layout e algumas "blindagens" foram necessárias e problema resolvido.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor fabio_ » 07 Jul 2009 13:52

Ipagano,

Voce poderia descrever quais as técnicas de layout e blindagens voce utilizou para resolver este problema?

Estou exatamente com um problema parecido.

Desde já agradeço
fabio_
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Jul 2009 14:36

Eu coloco Capacitor de Disco entre VDD / VSS e MCLR / VSS bem por baixo
do Soquete do PIC.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor lpagano » 08 Jul 2009 08:23

fabio,

Eu resolvi colocar alguns capacitores cerâmicos o mais próximo possível do MCLR e com trilhas um pouco longe de outras fontes de sinal.
Outra coisa também é que num circuito que eu tinha montado num protoboard era só ligar a lampada de iluminação do laboratório (fluorescente compacta) e o bicho resetava pois tinha fios grandes e nesse caso eles se comportavam como antenas.

Tem um tópico que eu abri sobre isso há um tempo. Dá uma olhada no http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic ... highlight=

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor fabio_ » 08 Jul 2009 10:32

Djalma,
Qual é a especificação dos capacitores de disco que voce usa?

Ipagano,

Voce colocou ALGUNS capacitores próximos ao do MCLR?
Pode explicar isso melhor ou postar uma foto?
Que capacitores voce usou?

flw.
fabio_
Byte

Mensagempor AGO » 08 Jul 2009 10:48

fabio_ escreveu:Djalma,
Qual é a especificação dos capacitores de disco que voce usa?

Ipagano,

Voce colocou ALGUNS capacitores próximos ao do MCLR?
Pode explicar isso melhor ou postar uma foto?
Que capacitores voce usou?

flw.

Fabio, eu tbm fiquei curioso sobre esse assunto! :D
AGO
Bit

Mensagempor lpagano » 08 Jul 2009 16:13

Então, os capacitores que usei foram de disco cerâmico entre o MCLR e o terra.
Infelizmente não tenho fotos no momento mas para se ter uma idéia o PIC que usei era em DIP40 com soquete. O capacitor ficava literalmente encostado no soquete para ser bem próximo ao pino. O valor dele foi retirado do datasheet do PIC, no caso um 18F4520.
Esse negócio de capacitor entre o MCLR e terra além da documentação do PIC foi sugestão de um amigo meu que trabalha com projetos há muitos anos e disse que nessas portas de alta impedância pode ocorrer mudança de estado com certas induções externas, que era o que acontecia quando tinha um fio grande ligado no MCLR.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 10 Jul 2009 13:27

Usei 47 nF a finalidade é o desacoplamento dos pinos mais próximo possível.

Em paralelo a esse Capacitor de Disco pode haver outros se for o caso, e posicionados mais distante.
Caso da Fonte de Alimentação onde se usa também Capacitor Eletrolítico.
.
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 10 Jul 2009 16:44, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor polesapart » 10 Jul 2009 14:01

De vez em quando surge aqui na empresa um comentário sobre um projeto antigo (por coincidência [se elas existem], usando pic), que tinha um dos pinos conectado via um fio muito longo a um push-button. O problema é que quando soltava-se o push-button, o fio muito longo atuava como um indutor, dando um pulso reverso, fazendo o bicho resetar e o produto não funcionar direito. Se não me engano até tinha um filtrinho com capacitores pra evitar que o fio atuasse como antena, mas como indutor estava um pouco acima da imaginação hehehe.

Pelo que eu lembro, resolveram colocando um diodo shunt, como se fosse a bobina de um relê mesmo.
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 10 Jul 2009 16:57

Para Frequência alta, Transientes etc. , o Fio , a trilha de PCI etc., devem ser vistos como Indutor e não apenas como um Condutor.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Anterior

Voltar para PIC