Apesar de cadastrado já há algum tempo, seja bem-vindo às participações com postagens.
Pelas suas colocações, você deveria participar mais. Achei-as interessantes e gostaria de comentá-las:
Antes, porém, apresento minhas diretivas para este projeto. Elas limitam o uso de muitas opções... Eu tinha que partir de algum ponto!
0 – Projeto puramente didático. A intenção é mostrar que é possível fazer muito com pouco.
1 – Usar um dos mais simples PIC’s, o PIC12F675, com 8 pinos, frequência de oscilação interna (4Mc/s) e sem PWM.
2 – Variáveis com apenas um byte e, no máximo, com mais um bit para o sinal. A consequência é que o CAD possui 8 bits de resolução, e a fonte de referência tem que ser apropriada.
3 – Sistema com realimentação negativa, abrangendo o maior loop possível, evitando medidas indiretas.
4 – Usar o mínimo de hardware possível.
5 – Redução de custos, empregando componentes disponíveis em minha casa.
Consequentemente, este encoder forneceria uma resolução de 1,2401mm
É um bom valor. Meu potenciômetro possui cerca de 300mm de comprimento, o que dá uma resolução de 300mm / 255 faixas = 1,18mm de resolução.
Esta opção vai de encontro às diretivas 1 (só disponho de uma entrada para medir a posição do carrinho, pois a outra será usada para medir o ângulo do pêndulo) e 3 (a realimentação é indireta. Não mede a posição do carrinho e sim o ângulo do eixo do motor. Certamente que a mecânica de polia e correia com dentes é quase que imune a deslizes. Sob este aspecto seria uma boa idéia, transferindo a conexão do fio central do potenciômetro, com a informação da posição, para um local fixo, o que não ocorre com a minha opção).
Teria que levar também em consideração que, no start, o carrinho deverá procurar pela posição de referência e ...
Do modo que está, o sistema mede e tenta corrigir a posição do carrinho, cerca de 2000 vezes por segundo, com a medição diretamente no carrinho. Poderia ter esta mesma taxa com a sua opção, caso não retornasse o carrinho ao “zero” para ter a certeza da posição. Para esta certeza, devo aceitar que a mecânica de acoplamento não dê problemas. Apesar de ser quase certo que não dará, ainda fica a falta de certeza.
MOR_AL