O papo ta ficando bom. Acho que esta na hora de eu dar uma alfinetada.
Se eu estivesse no seu lugar, eu usaria uma variavel que seja de conhecimento publico para gerar senhas pseudo aleatorias.
Esta variavel muda constantemente. nem sequer o administrador vai saber.
Esta variável é a data do dia mais o numero de série do equipamento.
Some o numero de série com a data atual.
Este novo numero sera sua semente para geracao de senhas.
Um programa no PC vai ter obviamente o numero de série da maquina em questao. VC NAO VAI INFORMAR A DATA DO DIA NO PC.
O supervisor vai simplesmente gerar as senhas dos usuarios no pc. Como de sempre, estas senhas vao expirar se o dia mudar certo ?
Segurança: Voce pode colocar um valor na maquina em questao que pode ser um código de autorizacao de supervisor. E este código tb o supervisor vai ter que ter no programa do PC.
Supondo:
- Código: Selecionar todos
Número de Série: 1024 (Inventado)
Data atual: 29/11/06
Autorização Supervisor: 0093
(Este código de autorizacao de supervisor sera inserido na maquina na data de instalação).
29+11+2006=2046
Soma com o codigo do supervisor
Total: 2139
Soma isso ao numero de série:1024
Total: 3163
O supervisor ao instalar o programa no PC, insere o seu codigo de ativacao: 0093 (Vc pode dar o numero para o supervisor)
O numero 3163 sera usado para gerar as senhas da maquina.
Supondo: Quero 10 inicializacoes:
Some 10 ao codigo 3163. Pegue o numero resultante, separe os digitos, multiplique um pelo outro, divida, faça or, xor, complemento, crc16, matriz oposta, vc inventa, contanto que gere a senha no formato que vc quer. (Levando em consideracao que o firmware de sua maquina tb tenha a mesma rotina para decodificar a senha digitada pelo peão).
Agora. Quando a senha expira. Vai pedir a nova senha.
O supervisor ao saber disso, insere no programa o numero de série do equipamento. O pc vai gerar as senhas.
O operador tem que digitar sua senha nova na maquina no mesmo dia. Senao. a maquina vai dizer: Senha invalida. Gere novamente a senha.
Os usuarios nao precisam saber do algoritmo nem que precisa de tudo isso de dados.
O supervisor só precisa do numero de série da maquina.
O codigo de autorizacao é dado por vc ou a maquina gera na primeira instalacao. Sendo que o supervisor precisa digitar este codigo de autorizacao ao instalar o programa no PC/PDA/Note. Este numero se possivel deveria ficar em segredo. Caso roubem a maquina e se tenha o programa, nao podera gerar senhas pq o numero de autorizacao foi gerado e é exclusivo do cliente.