rona123 escreveu:roquetti,
Voce tem razão o Brenner é um bom programador, mas tem certas limitações dependendo da versão escolhida. E o soquete ZIF chama a atenção a primeira vista.
O meu clone de PICKIT2 grava os HEX com "MPLAB" (testei do 6.40 até o 8.30 em ambiente windows 2K-SP4 e XP-SP3), e com um programa de gravação dedicado a ele o "PICKit2 Programmer" (testei a versão 2.61 e para programação de dispositivos esse programa não deixa nada a desejar aos que voce mencionou, muito pelo contrario).
Uma das vantagens desse meu PICKit2 é que ele programa e depura diretamente tambem os dispositivos de baixa tensão como a familia "J" de 3.3V da Microchip e está preparado para receber alimentação externa caso haja limitação de corrente ou tensão na porta USB do PC. O meu PICKit2 possui na PCB duas fontes programaveis para criar as tensões de VPP e VDD seguindo as especificações da Microchip. Observe que na foto desse clone Brenner, se observa apenas uma fonte com indutor e a matriz de chaveamento da fonte.
Uma informação adicional; esses soquetes ZIF tem a ligação dos sinais ICSP distribuidos entre os pinos para gravar a maioria das familias. Andei analisando os esquemas que encontrei na internet e a maioria deles possui limitações e alguns até erros. Na pratica sera necessario um soquete para familia PIC e outro para a familia dsPIC, sendo que existem diferenças entre familias de dispositivos (Veja PIC10F e PIC12F de 8 pinos a ditribuição dos sinais é diferente entre os pinos). No manual que acompanha o produto forneço informações genericas e os datasheets para facilitar a vida do iniciante e ate mesmo do profissional da area visto que uma dica inicial sempre ajuda muito.
De uma olhada no ML em meu produto montado e testado, basta instalar os programas, ler o manual com bastante informações para gravar dispositivos e sair programando.
SDS/rona123
Muito obrigado, não pretendo comprar um gravador, tenho o projeto completo do pickit2 e GTP ( vários), é só corroer e montar, só queria mesmo é saber qual programa este gravador acima usa para gravar o hex, obrigado.