contar tempo com PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor turuna » 21 Ago 2008 21:16

Vou botar o dedo tb. Eu prefiro um RTC separado do pic; pelo seguinte motivo: a maioria dos RTCs além ser ser um relógio é claro tb é um contador, e pode-se e deve utilizar uma bateria exclusiva para ele e quando se desliga a alimentação ele não é afetado, tenho utilizado o PCF8583 é barato(3,50) e funfa perfeitamente.

Turuna
turuna
Nibble

Mensagempor giovaniluigi » 21 Ago 2008 23:33

hmm, interessante as idéias outra coisa que percebi pelas sugestões é que não estou programando em assembly, o que faz com que eu possa estar errando na contagem de tempo das instruções que alteram o funcionamento do timer.

Quanto ao RTC realmente é uma boa mas a bateria muitas vezes pode acabar se tornando um problema, do meu ponto de vista é claro.

Acho q para aplicações mais relacionadas com o tempo como mostrar um relógio em um display sem dúvida deve ser usado o RTC mas muitas vezes preciso contar um tempo sem nem mostrar muitos detalhes como por exemplo apenas de 1 em 1 segundo para executar algo simples, acredito que nesse caso é preferível utilizar o próprio PIC.
giovaniluigi
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 22 Ago 2008 08:16

Pois é Turuna
Mas, veja bem eu comprei o PIC12F675 a R$ 4,00
um RCT a R$ 3,50 vai elevar o custo em 87% : Se meu objetivo for obter no uC um intervalo de tempo de 1 seg. com precisão, algo assim como base de tempo de um contador de frequência, e não um relógio o que é diferente, não vai resolver.
E não resolve porque?
Porque ao passar do RTC para o uC caio na mesma situação que usasse o Timer1. Se for por interrupção e o uC neste instante estiver executando uma instrução ele somente atenderá a interrupção ao final desta instrução, pior muito pior ( :) ), se for uma instrução de 2 ciclos, Call por exemplo. Se por polling, idem.
Resumindo perdi a precisão.

É bem verdade que se usar Gate sincronizado, com TTL ... .
Mas vamos deixar o Gate para outro tópico ?

.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor turuna » 22 Ago 2008 12:29

Concordo com vc Djalma, no seu caso a contagem com algum timer e um clock exclusivo é a melhor opção, só que em ASM, se não esqueça.

Turuna
turuna
Nibble

Mensagempor RobL » 22 Ago 2008 12:39

Olá Djalma
Quanto ao cristal são mesmo de quartzo os de 32.768kHz. Pode até ter uns de determinada cerâmica, desconheço. Não falo de resonador cerâmico.
Veja um exemplo dentre muitos
http://www.spkecl.com/detail/57789/57789.html
Como sabemos um cristal de quartzo não é capaz de oscilar em seus modos normais em poucos Khz, mas há manobras que permitem isso.

Quando faço tal colocação é apenas no sentido de aperfeiçoar, visto que estamos passando informação para um monte de gente.
Obviamente, minhas informações não são confiáveis, mas isso é uma postura que todos nós temos que ter, para poder aprender, checar.
Fui checar sua informação, poderia eu ter aprendido errado, é muito comum eu estar errado, pois tenho muito a aprender, se não, não estaria aqui.
Potanto, fique a vontade, eu agradeço sua crítica, para mim ela só melhora meus conhecimentos. Mas como pode perceber existe sim o tal cristal de quartzo fork ou temos que rever isso.
Abraço
RobL
Dword

Anterior

Voltar para PIC