tecman escreveu:bem vou tentar responder acho que não entendi a pergunta mas vai lá TACOMETRO : é um instrumento de medição do número de rotações (geralmente por minuto, RPM) de um motor você converter as rotações de RPM por KM bastante para isso so aplicar a formula ,putra coisa em geral os carros normais não chegam a 25mil rpm os turbinados podem chegar a 35mil ja vi casos de 40 mil rpm por isso a necessidade de baixar o range do instrumento o que vejo hoje a chegar em 22rpm e os motores eletricos de aeromodelo !!
Devido a pontuação, essa última parte tá mais difícil de entender que o início...
...o range do instrumento o que vejo hoje a chegar em 22rpm e os motores eletricos de aeromodelo !!
O quem tem a ver motores elétricos de aeromodelo com carro, turbo..etc?
Ah, acho que o turbo no carro não interfere na rotação do motor e sim no Torque/Potência. O que quero dizer com isso? que quando se instala um turbo num carro, ele não passará a ter um regime de rotação maior do que aquele para o qual o motor foi projetado apenas terá um torque maior. Esse aumento no torque imprimirá uma aceleração maior ao carro e, se for mexida na relação da caixa de marchas, poderá atingir uma velocidade final maior que aquela prevista no projeto do carro.
Acredito que aumentar a rotação para os níveis que você citou alteraria todo o projeto do motor e provavelmente causaria a sua quebra. Se não me engano os motores de fórmula 1 são projetados pra rotações máximas na casa dos 18 a 19 mil RPMs o que já é um absurdo de rotação.
Nos "carros comuns", geralmente a central da injeção eletrônica corta combustível por volta de 6000 RPM...
Bom acho que aqui no forum tem um pessoal mais qualificado pra falar disso... eu nunca mexi com turbo. Me corrijam se eu estiver errado. Também acho o assunto interessante mas sou apenas curioso no tema.