aumentar numeros do IO

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor fabim » 18 Set 2007 13:16

CPLD = VHDL = Very high dificult linguage..
chutou o barde...rsrs

exatamente por isso o pessoal usa discretos, essa mercadoria de VHDL é quase impossivelmente impossivel de se praticar. Não conheço ninguem que programe esses caras.

Apenas minha opinião..rs

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 18 Set 2007 13:17

rebelk escreveu:eu não sei colocar o esquema aki!!!!! como é ?

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=847
andre_luis
Dword

Mensagempor rebelk » 18 Set 2007 15:34

estou adiantando uma parte do progama no kit piclab 4a , mas eu perdi o seu manual de instrução , alguem poderia me enviar ?
agradeço desde já a todos que me ajudaram ate aqui!
rebelk
Byte

Mensagempor helton » 18 Set 2007 17:38

Fabim...infelizmente eu vou ter que discordar de voce...
sim o VHDL é um pouco chato...um pouco...
mas com um pouco de prática resolve o que 15, 20 ttl 's resolveriam...

outra coisa...voce não precisa usar VHDL, ou AHDL, há também a criação de blocos...voce vai chamando as portas lógicas e CI's "dentro" do CPLD e cria seu esquemático...define os pinos aos pinos do dispositivo...e pronto...sem dor de cabeça...e sem frescura...além do mais a usa "Propriedade intelectual" fica protegida com esse bichinho !!!
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor fabio_ » 18 Set 2007 21:45

Helton, há algum tempo estou pensando em utilizar VHDL em meus projetos justamente para compactar alguns CIs TTL em apenas um dispositivo. Voce pode dar algumas dicas para quem está afim de iniciar com esta tecnologia?
fabio_
Byte

Mensagempor rebelk » 19 Set 2007 06:20

helton esta é uma otima sugestão mas eu ainda não domino estes CIs ( PLD, CPLD ,etc ) , mas vc podia me enviar algumas dicas de como progamalos , de como fazer a logica interna e o resto é comigo, valeu!

fkleberp@ibest.com.br
rebelk
Byte

Mensagempor proex » 19 Set 2007 07:13

Particularmente acho que vcs estão exagerando. A familia 18Fjxx possui mais pinos de I/O e custa mais barato que esse 16F877.

Estou usando o 18F66J10 com 50 I/Os e 32k de memoria de programa . Com ele vc faz uma placa mais enxuta e racional.
proex
Dword

Mensagempor helton » 19 Set 2007 08:48

Então , sobre os CPLD/FPGA eu uso os d aAltera, junto do QUARTUS II que pode ser adquirido gratuitamente no site.
Para gravá-lo , uma interface JTAG resolve o problema ( 74HC244 e alguns resistores, caso alguém se interesse envie-me um e-mail , que eu repasso a documentação que eu tenho.

att
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor mazzer » 19 Set 2007 11:53

Olá a todos,

Usando CPLD, vai te dar uma flexibilidade gigantesca no teu sistema. Mas acredito que o custo do componente vai ser um pouco maior do que a utilização de portas logicas comuns. Em contrapartida, o teu espaço de placa fica muito menor. Mas tudo isso vai depender da quantidade de I/Os que você vai precisar expandir.

Precisei controlar um painel com 200 LEDs, um display gráfico e umas 30 chaves, fiz a expansão de I/O utilizando 2 CPLDs da Altera. Antes dos CPLDs, eu estava utilizando uma lógica semelhante a que o buiz escreveu aqui no post, e estava funcionando perfeito, mas o circuito estava gigante.

Pelo Quartus II é possível simular toda a lógica que você implementou, inclusive verificar qual a velocidade máxima que seu sistema poderá operar. Um detalhe, normalmente as CPLDs trabalham com 3,3V.

Tenho alguns materiais de apoio na programação VHDL, quem quiser, me manda uma MP que eu envio.

Abração
mazzer
Byte

Mensagempor fabio_ » 19 Set 2007 22:38

curiosidade de quem ainda não conhece CPLD:
com ele eu consigo fazer um CI com alguns 74HC165, 74HC4094, 74LS123, etc num único CI?
fabio_
Byte

Mensagempor mazzer » 19 Set 2007 23:20

Oi fabio_,

Isso mesmo. Você pode desenhar seu circuito esquemático utilizando CIs de portas lógicas (ou somente as portas lógicas or, and, etc...). Ou então, você também pode escrever um código que sera convertido em um hardware dentro do CI. A vantágem do código é que vc não fica amarrado nas tecnologias dos CIs de portas lógicas que existem.

falow!!
mazzer
Byte

Mensagempor andre_luis » 20 Set 2007 08:22

Só pra lembrar :

Esses CPLDs e FPGAs vêm encapsulados em SMD, e com espaçamento muito crítico. Não é em qualquer esquina que o rebelk vai conseguir terceirizar a montagem da placa dele. Por isso, deve-se pensar nesse aspecto de produção também.

Já trabalhei no upgrade de um equipamento onde o dono da empresa impôs como condição que eu não utilizasse nenhum componente SMD, para ele não ficar dependente de meia-dúzia de empresas capazes de montar.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 20 Set 2007 08:28

nossa só o tempo que o rebelk esta perdendo, pra pesquisar sobre CPLD,FPGA, ele ja tinha colocado o projeto dele pra rodar suando os discretos..
Sim é otimo o pessoal passar informações e tecnologias, porêm en certos casos é melhor nem fuçar na %erda, sinão o camara fica perdidinho.
Por favor não me levem a mal, só uma observação.

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor rebelk » 20 Set 2007 10:41

estou desenvolvendo as telas de ajuste de parametros para esta altomação , só que surgiu uma duvida que é a segunte , tenho uma matriz de 37 variaveis de tipo int16 ( que estão na placa do display ( painel progamador )) , que telho que envialas para a placa ( pela serial rs232 ) que vai recebelas e trabalhar com elas no processo ,
e se no meio do processo ocorrer algum erro esta para tera que envair um codigo de erro para o display para ser visualisado .

alguem poderia me dar alguma dica de como implementar isso , estou ultilizando nas duas placas o pic 16f877a em C ccs , mas se o progama ficar muito grande eu migro para o 18f452
rebelk
Byte

Mensagempor andre_luis » 20 Set 2007 11:20

Anexa ao frame, bytes para verificação de erros.
O mais comum é o CRC-16. Tem programas prontos em C na Web.
andre_luis
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para PIC