JAVA PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor tcpipchip » 27 Fev 2007 13:01

ARMs com Jazelle

Existe sim, mas na mao de poucos, infelizmente!
tcpipchip
Dword

Mensagempor KrafT » 27 Fev 2007 13:08

tcpipchip escreveu:ARMs com Jazelle

Existe sim, mas na mao de poucos, infelizmente!

Putz! Mais uma que eu aprendo:

http://www.arm.com/products/esd/jazelle_home.html
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor chipselect » 28 Fev 2007 09:51

bom, eu acho que java é uma "mãe", facilita muita coisa... juntando com UML e IDE muito boa (e de graça, tipo Eclipse e NetBeans). Não chegam nem perto de um Visual Studio ainda, mas são muito melhores que os que uso pra programação pra MCU.

Celulares hoje usam bastante, mas é difícil enfiar java num mcu de 8 bits e programar sossegado em java. Até tem por ai, mas duvido muito que implementam MIDP, sequer deve ter CLDC. Deve ser só algo que lembra o java ou esse MCU seria meio "excepcional".

O Java também não precisa ser "interpretado" numa JVM ou KVM, você pode usar uma cpu parecida com os da Ajile, que executam byte code do java diretamente, pelo menos eu acho.

Gosto muito do J2ME e J2SE, estou começando a aprender J2EE, acho que vale a pena para programador, já para engenheiro elétrico, eles devem ter outras prioridades maiores.
chipselect
Word

interferindo....

Mensagempor jao » 28 Fev 2007 16:47

:oops: bom não sei se posso meter o dedão na discussão de vcs...

jah programei em basic, assembly e ultimamente tenho programado em C. Todas essas liguagens nos propiciam um contato mais direto com o hardware do dispositivo, visto que este é bastante limitado( até mesmo o Basic faz isso ). Meu primo programa em java e faz programas para celulares, mas isso é uma tarefa difícil visto que o celular também oferece poucos recursos de processamento e armazenamento de dados.

O pic então não oferece quase nenhum, mal mal a família 18 ow a 17...
acho que java tem um excelente emprego no pc( se for bem empregado, lógico ). Mas para um recurso tão limitado, recomendaria c ou assembly.

-------Se não for necessário velocidade de processamento nem precisão, pode-se usar até mesmo ladder(linguagem de PLC).-----
jao

Mensagempor pbernardi » 28 Fev 2007 18:35

Po jao, dê uma diminuída no seu avatar, está muito grande.

A imagem está tomando toda a tela quase.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor Moacy » 01 Mar 2007 15:28

Será que o compilador Java para PIC que existe por ai está realmente gerando bytecodes?Ou será que tal compilador está gerando opcodes?
Pelo que conheço de JAVA, o desempenho de um uC como PIC cairia demais para rodar uma maquina virtual. Bom, mas quem sabe surja uma arquitetura para tal.

Valeu todos!
Moacy
Bit

Mensagempor chipselect » 01 Mar 2007 15:35

A especificação mínima da KVM pede 32K de memória. O celular que uso pra programar limita o tamanho do jar pra 64K e tenho um heap de 512K...

jao, eu programo pra celular também, não acho difícil não, pelo contrário, acho muito fácil, quando comparado a programar PIC, HC11, Rabbit, etc, mesmo achando o Rabbit (Dynamic C) e o PIC bem fácil.

Acho mais fácil até do que programar pra desktop, pois meus programas pra desktop geramente são muito mais complexos que os pra celular.

A dor de cabeça pra fazer um código flexível o suficiente pra rodar em qualquer tamanho de tela de celular não é difícil se for usar MIDP. Eu uso canvas e mesmo assim esse tipo de problema foi minimizado porque fiz bibliotecas que tentam se ajustar à tela (acho MIDP muito lento).

O foco de quem programa em java não é o hardware em si, e sim a funcionalidade do software. Java define portabilidade de código objeto. Nessas coisas o java se distancia muito do C e do C++.

Por isso tudo que o Java não é só a sintaxe utilizada no código fonte do programa... mas se eu ver um PIC rodando byte code do java numa KVM, acredite, vou ficar muito contente.
chipselect
Word

Mensagempor tcpipchip » 02 Mar 2007 13:58

Sim,
Para o PIC fica totalmente em codigo de máquina. Ele transforma o .CLASS para código de máquina que então gravado no PIC.
Semana que vem eu e um colega faremos a reuniao sobre a possibilidade de um livro JAVA para PIC
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Anterior

Voltar para PIC