Pask escreveu:
EXPLICANDO O FENÔMENO: Esse problema do reset maluco do PIC acontece pelo seguinte: toda vez que uma carga fortemente indutiva como um grande transformador, um relé de maior corrente, um motor ou qualquer outro dispositivo indutivo comuta pelo mesmo circuito elétrico da rede onde o PIC está alimentado, ocorre a irradiação "conduzida" pela fiação de uma EMI -INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA. O que acontece é que todo circuito que contenha bobinas ou solenóides, quando é desligado, tenta de opor à variação da corrente que ocorre no momento do desligamento gerando uma força contra-eletromotriz de grande amplitude (vários kilovolts)! Esse "pulso" de alta tensão é de curtíssima duração mas poderoso o suficiente para prejudicar circuitos eletrônicos sensíveis e microprocessados como os de um microcontrolador como o PIC. Então, não tem jeito, o jeito é usar esse subterfúgios para evitar mas "não impedir" que esse pulso atue todas as vezes que ele surge.
Caros, estou tendo exatamente o problema explicado pelo Pask.
Meu circuito está na mesma alimentação de comando (220VAC) de alguns painéis com vários contatores, sendo que alguns desses contatores são acionados pelo meu circuito.
Ontem eu consegui verificar uma pequena oscilação na saída da fonte da minha placa e consequentemente, após o regulador de 12V que aciona os reles que por sua vez comandam os contatores e após o regulador de 5V que alimenta o PIC e outros CIs. A variação só ocorre quando os contatores são acionados.
Nem sempre ocorre, mas em alguns instantes o PIC está sendo resetado quando os contatores são acionados, na verdade, quando eles são desligados. Consegui ver no osciloscópio que a tensão no pino MCLR sofria uma curtíssima queda mas suficiente para resetar o PIC. Coloquei um capacitor de 100uF em paralelo com o de 100nF que já estava no pino MCLR além do resistor de pull-up de 10K e o problema agravou ainda mais pois deu para ver que a tensão no pino MCLR era reduzida e demorava a voltar os 5V em função do tempo de carga do cap. de 100uF.
Se entendi corretamente, o problema que estou tendo é a interferência eletromagnética (EMI) conduzida. estou certo??
O que posso fazer para resolver esse problema?
Só um filtro de EMI na entrada da fonte será o suficiente?
Se sim, como montá-lo?
A minha fonte é linear com trafo de 220V / 24V de 24VA, ponte retificadora, capacitor eletrolítico e multicamada de 100nF na entrada e saída dos reguladores de tensão.
As fontes chaveadas encontradas no mercado como tecnotrafo, etc. são fabricadas com filtros para evitar este tipo de problema?
Desde já agradeço.