Problemas-Ruído

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor otavio luiz » 08 Jan 2007 11:05

Eu coloco um resistor de 10k e um cap de 10uF, assim qualquer flutuação na fonte não resseta o pic, o BOD eu sempre deixo ligado e o PWRT tambem deixo ligado, o que voce tem que ver e se desligou o comparador analógico senão isso pode acontecer uma vez que o comparador sempre gera uma interrupção.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Retorno

Mensagempor Pask » 08 Jan 2007 14:36

Realmente eu cometi um engano, o circuito que provoca o reset em caso de queda de tensão é o de brown-out como vc disse.
Em relação ao MCLR, use um resistor de 1k ligado do Vcc para o pino 1 e um capacitor de 100uF do pino 1 para o GND.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor ÁgioFelipe » 09 Jan 2007 09:26

Valeu meu filho, vou fazer isso!!
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor lpagano » 12 Jan 2007 09:26

Só complementando esse negócio de ruído, interferência no PIC, etc, ontem eu fiz o seguinte teste:

Tenho um PIC 16F877A montado no protoboard. Peguei um HT que trabalha em UHF (465MHz) e comecei a transmitir. Encostei a antena dele no PIC e não aconteceu nada, nem reset, continuou trabalhando normalmente. Só parou de trabalhar, quando a antena do HT estava a menos que 5 mm do cristal do PIC (4MHz). Fora isso, não houve problema algum.

Nesse meu circuito não tenho capacitores do Vcc para ground.
lpagano
Byte

Mensagempor ÁgioFelipe » 13 Jan 2007 15:57

Pask:
Esqueci de perguntar, tem problema usar esse capacitor de 100uF no MCLR visto que estou utilizando programação IN-Circuit?

Valeu.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor Pask » 13 Jan 2007 16:12

Acredito que não.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor microeletronica » 13 Jan 2007 20:26

Coloca um diodo Agio, se nao torra seu circuito. Seu Programador ICD aplica uma tensao maior que 5 quando grava o PIC...
microeletronica
Byte

Mensagempor ÁgioFelipe » 14 Jan 2007 09:54

microeletronica:
Eu já utilizava programação In-circuit sem problemas, queria saber se tinha algum problema no pino MCLR.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor ÁgioFelipe » 28 Jan 2007 12:35

A programação IN-Circuit não funcionou com o capacitor.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor leoabubauru » 29 Jan 2007 11:52

ÁgioFelipe:

Um projeto que fiz, usei o 628A com MCLR flutuando (diferente do seu caso) para uso na gravação ICSP. Ao lado dessa trilha do MCLR passei uma outra de 12V. Resultado: Quando a de 12V acionava induzia um pico negativo no MCLR e resetava o PIC. Coloquei um pull-down e tudo ficou bem. Já ouvi colegas que tiveram problemas com o RB4, por exemplo, por deixá-lo flutuando também. Então, não é muita lenda deixar os IO não usados fixos ao GND ou ao Vcc(ou, se houver pull-up interno...), seja configurado como entrada ou como saída. O importante é não deixar ninguém voando...

Abraços

Laercio
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor ÁgioFelipe » 28 Abr 2007 14:29

Pessoal, meu pic não está mais resetando de jeito nenhum, coloquei no MCLR um cap de 100nF.
Agora o problema é que a gravação In-Circuit não funciona só devido a esse capacitor.
Alquem sabe como resolver isso?
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor fabio_ » 21 Nov 2008 09:48

Pask escreveu:

EXPLICANDO O FENÔMENO: Esse problema do reset maluco do PIC acontece pelo seguinte: toda vez que uma carga fortemente indutiva como um grande transformador, um relé de maior corrente, um motor ou qualquer outro dispositivo indutivo comuta pelo mesmo circuito elétrico da rede onde o PIC está alimentado, ocorre a irradiação "conduzida" pela fiação de uma EMI -INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA. O que acontece é que todo circuito que contenha bobinas ou solenóides, quando é desligado, tenta de opor à variação da corrente que ocorre no momento do desligamento gerando uma força contra-eletromotriz de grande amplitude (vários kilovolts)! Esse "pulso" de alta tensão é de curtíssima duração mas poderoso o suficiente para prejudicar circuitos eletrônicos sensíveis e microprocessados como os de um microcontrolador como o PIC. Então, não tem jeito, o jeito é usar esse subterfúgios para evitar mas "não impedir" que esse pulso atue todas as vezes que ele surge.

Caros, estou tendo exatamente o problema explicado pelo Pask.
Meu circuito está na mesma alimentação de comando (220VAC) de alguns painéis com vários contatores, sendo que alguns desses contatores são acionados pelo meu circuito.
Ontem eu consegui verificar uma pequena oscilação na saída da fonte da minha placa e consequentemente, após o regulador de 12V que aciona os reles que por sua vez comandam os contatores e após o regulador de 5V que alimenta o PIC e outros CIs. A variação só ocorre quando os contatores são acionados.

Nem sempre ocorre, mas em alguns instantes o PIC está sendo resetado quando os contatores são acionados, na verdade, quando eles são desligados. Consegui ver no osciloscópio que a tensão no pino MCLR sofria uma curtíssima queda mas suficiente para resetar o PIC. Coloquei um capacitor de 100uF em paralelo com o de 100nF que já estava no pino MCLR além do resistor de pull-up de 10K e o problema agravou ainda mais pois deu para ver que a tensão no pino MCLR era reduzida e demorava a voltar os 5V em função do tempo de carga do cap. de 100uF.

Se entendi corretamente, o problema que estou tendo é a interferência eletromagnética (EMI) conduzida. estou certo??

O que posso fazer para resolver esse problema?
Só um filtro de EMI na entrada da fonte será o suficiente?
Se sim, como montá-lo?

A minha fonte é linear com trafo de 220V / 24V de 24VA, ponte retificadora, capacitor eletrolítico e multicamada de 100nF na entrada e saída dos reguladores de tensão.

As fontes chaveadas encontradas no mercado como tecnotrafo, etc. são fabricadas com filtros para evitar este tipo de problema?

Desde já agradeço.
fabio_
Byte

Mensagempor leoabubauru » 21 Nov 2008 12:30

Fábio:

Capacitores de 100nF geralmente servem para várias aplicações, mas não significa que para todas. Experimente diminuir este valor. Talvez 10nF. Mas o melhor mesmo é ajustar o filtro. Tire o capacitor, provoque o surto no MCLR e meça o tempo desta oscilação. Depois calcule o melhor valor de capacitância (C = 1 / (2 x PI x Freq x Rpu)). Este filtro do MCLR tem que estar bem próximo do micro. E se você faz diagnóstico de causa de reset no seu soft, verifique se a constante RC do filtro não é maior que o tempo em que o micro verifica a condição do pino MCLR, o que enganaria a detecção da causa de reset. Se seu soft não faz isso não haverá problema algum.

Em relação ao regulador, verifique se os capacitores são aptos a filtrar esses ruidos também. Novamente nem sempre o 100nF é a melhor solução. Veja os graficos de resposta em frequência deste capacitor (ver datasheet) para certificar-se que ele cobre a faixa do ruido que você mediu. Pode até ser que seu regulador precise de mais de um capacitor cerâmico se a faxia do ruído for muito larga.

Coloque um outro capacitor cerâmico no Vcc próximo ao micro, mesmo que haja um no regulador.

É isso!

Abraço

Laercio
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
leoabubauru
Byte

Mensagempor fabio_ » 21 Nov 2008 13:12

leoabubauru, obrigado pela resposta.

Não consigo ler a oscilação do surto. Ela é muito rápida e meu osciloscópio é de apenas 20Mhz. O que eu consigo ver é o sinal constante de 5V no pino MCLR ou em qualquer outro ponto de 5V da placa limpinho enquanto nenhum contator foi comandado, então basta aciona-los que este sinal de 5V começa a piscar no osciloscópio quando os contatores são desligados e em alguns pouquíssimos momentos e com bastante atenção eu consigo ver uma pequena oscilação deste sinal de 5V tendendo para zero e retornando para 5V, mas é muito rápido e é preciso ficar forçando bastante a entrada e saída dos contatores e prestando bastante atenção na tela do osciloscópio para perceber.

Eu acredito que o ruído não esteja somente no pino MCLR, eu só consegui detectar neste pino por causa do filtro que retardava um pouco a tensão voltar aos 5V. Mas é visível ver que toda a linha de 5V e a saída do outro regulador de 12V são afetadas pelo mesmo surto.
O problema é que este surto está sendo suficiente para resetar o PIC, mesmo com o "Brown out" desabilitado.

abraço, Fábio
fabio_
Byte

Mensagempor leoabubauru » 22 Nov 2008 08:02

tem como postar o circuito?
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
leoabubauru
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para PIC