Computador de Bordo com Tela 7 polegadas

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Computador de Bordo com Tela 7 polegadas

Mensagempor cristian » 22 Fev 2009 10:30

fiz um computador de bordo pra minha moto com muitas funçoes legais usando o lcd do nokia 3310

mas agora comprei um carro e quero melhorar colocando numa tela dessas tv de 7 polegadas sera que tem como gerar video com pic se nao for pedir de masi colorido ?

no site da tato tem um gerador de video alguem ja usou e parece ser preto e branco
cristian
Word

Mensagempor xultz » 22 Fev 2009 14:07

Gerar sinal colorido é broca, porque além de mixar a luminância e crominância, tem que gerar o burst, que é de frequência relativamente alta prum PIC. O preto e branco você só alterna na luminância entre preto total e branco total.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor cristian » 22 Fev 2009 15:22

mas como gero o sinal preto e branco vc tem algum esquema ou tutorial

tem um video no youtube de saida palm com pic mas nada de esquema
cristian
Word

Mensagempor cristian » 22 Fev 2009 16:08

tava aqui pensquisando uma tela desta custa em torno de 300,00

seria melhor comprar um notebook destes de 7 pol com 4gb e usar o USB para comunicar com o pic 18f4550 o que vcs acham pego os dados jogo no pc via delphi controlo o sistema todo

e ai este pc e bom para o serviço e realmente igual ao outro normal com suas limitaçoes e claro

deem suas opinioes

vai contar com alarme tb e o carro e um celta 1.0

o pic vai ler diversos sensores e exibir na tela tipo

temperatura
velocidade
rotaçao
consumo
...
cristian
Word

Mensagempor Flaviofrc » 23 Fev 2009 17:40

cristian escreveu:tava aqui pensquisando uma tela desta custa em torno de 300,00

seria melhor comprar um notebook destes de 7 pol com 4gb e usar o USB para comunicar com o pic 18f4550 o que vcs acham pego os dados jogo no pc via delphi controlo o sistema todo

e ai este pc e bom para o serviço e realmente igual ao outro normal com suas limitaçoes e claro

deem suas opinioes

vai contar com alarme tb e o carro e um celta 1.0

o pic vai ler diversos sensores e exibir na tela tipo

temperatura
velocidade
rotaçao
consumo
...

Se vc tiver contato com alguem nos USA pode tentar comprar lá uma IHM de 7 pol. com winCE e fazer o que vc quer....

Agora me diga uma coisa..... Como vc vai ler os sensore pelo CAN ou por um circuito tipo parasita em paralelo com o modulo?
Flavio
Flaviofrc
Byte

Mensagempor cristian » 23 Fev 2009 22:47

com pic 18f4550
cristian
Word

Mensagempor egb » 24 Fev 2009 12:12

Cristian,

Acredito que o Flavio lhe questionou sobre qual método você vai utilizar para ler os sensores do carro e não propriamente o componente. Apesar que alguns pics da serie 18 possuem modulo CAN integrado.
No futuro também pretendo fazer um computador de bordo para meu uninho e acho que vou tentar implementar um dispostivo CAN (usando pic) no barramento do carro e interfacear com um desses "mini-note PC".
Prefiro utilizar um mini PC, pois se a IHM rodar no Windows será possivel fazer algo realmente legal utilizando telas bem elaboradas e tal, seria possivel até instalar um IBM via voices da vida pra tentar fazer algum tipo de comando por voz (já pensou? srsr). Para fechar minha ideia tentaria acoplar uma tela touch Screen e esconder o teclado do mini note pra dentro do painel.

Espero que tenha sucesso no seu projeto e vai atualizando no forum os avanços!
flw
egb
Bit

Mensagempor cristian » 24 Fev 2009 17:06

e meu primeiro carro e sempre fui louco para fazer este comutador de bordo

um colega me disse que com um Max232 ele podia se comunicar com o modulo do carro e q ja exixterm programas pra ler tais parametros

ainda desconheço tal protocolo CAN

e realmente o ideal seria uma tela touch scrren mas nao sei onde encontrar

tem um site russo onde o cara instalou uma mini-pc desse no carro e ficou muito bom
cristian
Word

Mensagempor Flaviofrc » 24 Fev 2009 20:13

cristian escreveu:e meu primeiro carro e sempre fui louco para fazer este comutador de bordo

um colega me disse que com um Max232 ele podia se comunicar com o modulo do carro e q ja exixterm programas pra ler tais parametros

ainda desconheço tal protocolo CAN

e realmente o ideal seria uma tela touch scrren mas nao sei onde encontrar

tem um site russo onde o cara instalou uma mini-pc desse no carro e ficou muito bom

Olá Cristian e egb,

A informação do egb está correta, o IHM que me refiro é exatamente esse com touchscreen...

Quanto a informação sobre o MAX232, eu desconheço pois os veiculos que circulam no país não seguem uma unica norma de comunicação e isso dificulta bastante a nossa vida, somente de uns anos para cá é que a industria americana e européia foi obrigada a padronizar o sistema de comunicação pela norma OBDII ( me refiro a comunicação com o mundo exterior ) quanto aqui no Brasil eu realmente não sei se essa norma já foi adotada pelas indstrias automotivas.

O barramento CAN é bem complexo em comparação com outros protocolos de comunicação como RS232 ou I2C, más uma vez que você conseguir lêr e entender seus datagramas você pode obter quase todas as informações principalmente em carros importados....

Se tiver interesse em aprender alguma coisa sobre o assunto de uma olhada na documentação da MICROCHIP em especial sobre os MCP 2551 e MCP2510. É bem interessante...
Flavio
Flaviofrc
Byte

Mensagempor fabio_pic » 26 Fev 2009 09:01

cristian,

Gerar vídeo no PIC é algo realmente trabalhoso dependendo do que você queira fazer. Existem duas possibilidades então. Uma é usar uma TV (CRT=tubo) ou tela de LCD. Para mostrar dados de monitoração do carro e outras firulas em LCD acredito que seja uma boa saída pois a amostragem das imagens é baixa. Dá uma olhada no site www.cerne-tec.com.br que eles tem tela de LCD (320 x 240) colorida com touch screen, curso por correspondência de CAN e outros. Não sei se te atenderá. Mesmo assim boa sorte. E mande notícias quando estiver pronto ok?

Abraços,
Fábio.
fabio_pic
Nibble

Mensagempor fabio_pic » 26 Fev 2009 13:23

cristian,

A propósito, você tem algum material que explique como se usa esses displays de celular com o PIC?

Abraços,
Fábio.
fabio_pic
Nibble

Mensagempor styg » 26 Fev 2009 13:36

se tu conseguir gerar o sinal de video composto como tas pensando, da pra usar uma tela dessas aqui (3.5"):
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.20415

quanto a gerar o sinal de video, aki tem alguma coisa:
http://www.jandspromotions.com/philips2 ... stract.pdf

ja tinha visto um coisa assim com pic mas num lembro onde foi..
Lucas
styg
Word

Mensagempor cmte » 26 Fev 2009 16:47

styg escreveu:se tu conseguir gerar o sinal de video composto como tas pensando, da pra usar uma tela dessas aqui (3.5"):
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.20415

quanto a gerar o sinal de video, aki tem alguma coisa:
http://www.jandspromotions.com/philips2 ... stract.pdf

ja tinha visto um coisa assim com pic mas num lembro onde foi..

Estava no "produtos relacionados" do primeiro link: :D

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.16923

Quando eu chegar em casa eu posto o link de uma página com o projeto de gerador de sinal (PAL ou NTSC, não lembro) bem simples, snme com o 12F675. A página é bem legal e traz todos os códigos-fonte em C.
cmte
Byte

Mensagempor cmte » 26 Fev 2009 19:21

Me enganei: Não é com o 12F675. Confundi com outro:

http://www.micro-examples.com/public/mi ... perimposer

Mas é bem legal, e deve ir ao encontro do quê você procura:

http://www.micro-examples.com/public/mi ... pic-pal-tv

Sugiro dar uma olhada nos outros projetos relacionados também. A página é muito boa.

Mantenha o tópico atualizado com teus avanços!

Abs,

Yuri.
cmte
Byte

Mensagempor styg » 31 Mar 2009 13:48

esses dias recebi no email oferta de um daqueles porta retratos digitais com tela de 7"" por R$199
me cocei pra comprar, mas não comprei porque agora nao tenho onde usar... mas quem sabe voce possa usar um desses.
Lucas
styg
Word

Próximo

Voltar para PIC