comunicaçao serial sincrona

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

comunicaçao serial sincrona

Mensagempor rebelk » 22 Abr 2008 13:12

alguem poderia me enviar um exemplo de comunicaçao serial sincrona ultilizando a uart do pic 16f876 ?
rebelk
Byte

Mensagempor rebelk » 23 Abr 2008 15:34

meu problema é o seguinte , tenho um pic16f876a ( mestre ) e outro pic18f452 , o mestre envia 32 bayte de dados para o escravo , a cada bayte recebido o escravo ecoa para o mestre , se o mestre comparar o dado enviado com o dado recebido e der diferente , ele aborta a comunicação , da um delay e começa tudo novamente ; alguem poderia me dar uma dica de como fazer , mas esta dando um erro de comunicaçao, e eu nao sei o que pode ser , algum poderia me enviar um exemplo , isso já deu tanto problema que estou pensando em ultilizar uma comunicaçao sincrona .

estou programando em C CCS .
rebelk
Byte

Mensagempor fabim » 23 Abr 2008 15:47

não serve para o que voce quer.

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor rebelk » 23 Abr 2008 16:11

fabin eu já disse para o q , para os micros micros se comunicar , esta é um produto da empresa .
rebelk
Byte

Mensagempor phophollety » 23 Abr 2008 19:20

"bayte" é de doer hein.. ai ai ai
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor ze » 24 Abr 2008 07:20

2 x "bayte" = 2 comentários. ai ai ai
ze
Dword

Mensagempor fabim » 24 Abr 2008 07:48

genti. oia a sutaque de rebelk, sera que é decendenta de turca!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor rebelk » 24 Abr 2008 08:18

vcs vao ficar curtindo ou vao ajudar , em um meio de comunicaçao nao importa como a mensagem seja transmitida , mas sim que ele seja recebida e compreendida, quem nao quer ajudar , favor nao atrapalhar,
eu quero resolver o meu problema no soft e nao debater erros de digitaçao.

obs; antes que os colegas comentem , o meu teclado esta com problema em algumas teclas , este é o motivo da falta de alguns acentos , ok! aos curtidores de plantao , obrigado pelas criticas.
rebelk
Byte

Mensagempor fabim » 24 Abr 2008 08:33

num pela não..

Rebelk, siguinti.

Pelo que eu entendi, se entendi.
2 uC.

TX---------RX
RX---------TX

Eles criam um loop infinito de troca de informações, cada sample enviado pelo master o slave bizoia sem saber o que é manda pro master perguntando"olha é isso mesmo que você disse "? etctec

Você disse sincrono, TX-SINC, Master com sincrono master, slave com sincrono slave.

No quesito de falha de comunicação, !! seus cabos são longos ? estão bem dimensionados ? como esta o circuito de interface ? tem certeza que esta tratando certinho os dados ?.

Porque observe bem, com até I2C q é uma bosta de nojento da para fazer comunicação sem nenhum pauzinho, desde que o que eu perguntei à cima esteja coerente com sua aplicação.

Observe no data do pic na parte de configuração da SPI, te da a escolha de tipo, se USART estiver ligado tal bit faz tal coisa, primeiro tente fazer por si proprio, caso não consiga mentalizar o funcionamento eu te dou um help.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor mastk » 24 Abr 2008 09:47

Serial sincrona, mas qual padrão vc tá usando? SPI, i2c?

Importante é saber que o mestre tá falando msm na linha, dai vc vé se o escravo ouve e entede...
mastk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 24 Abr 2008 10:31

Ola, pq voce nao transforma o outro PIC em SLAVE I2C, ou seja, eh sincrono e facil de implementar.
Atribui um endereco i2c para ele...manda o dado para ele e o mesmo ecoa para ti.
Exemplo
START, ADDRESS I2c, WRITE,DADO, STOP
START, ADRESSS I2C, READ, DADO, STOP
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor zielpunkt » 24 Abr 2008 10:48

Caro rebeld:

Vc tá nervoso. Estressado. Tá rebelde. Os que brincam com vc são os mesmos que vão te ajudar. Então, relaxa, senão dói mais. Seguinte. vc não precisa de comunicação sincrona pq ela não vai nem melhorar nem piorar a tua situação. O vc precisa é entender como manipular a serial dos micros. Faz uma coisa por vez:- implementa uma rotina num unico micro e monitora o que ele envia pela serial - adapta nele um conversor tipo max232 - espeta num PC e verifica num programa tipo terminal do windows. Ai, qdo receber o dado, responde pelo próprio terminal. Qdo as coisas melhorarem e vc estiver vendo na tela do terminal o que desejava realmente enviar, faz o mesmo no outro micro. Tudo em camera lenta, mesmo, pelo terminal do windows. Se tiver Proteus, melhor e mais rápido pra simular. Depois, junta tudo da maneira que precisa. Tem q ter paciencia.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor rebelk » 24 Abr 2008 10:59

beleza zielpunkt , vou tentar!
rebelk
Byte

Mensagempor andre_luis » 24 Abr 2008 13:06

Só pra complementar o assunto:

É possível implementar uma comunicação síncrona pela serial a 2 fios ( portanto, dado bidirecional ) utilizando os pinos de controle de fluxo da porta serial, como o I2C, que já foi sugerido.

E sem querer criar polêmica - mas também colocando minha opinião - acho que o pessoal poderia evitar desvirtuar o assunto. Todos aqui prestam uma ajuda inestimável à comunidade, mas não podemos tirar a razão no protesto do rebelk, né ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 24 Abr 2008 13:22

=~
Editado pela última vez por msamsoniuk em 24 Abr 2008 23:28, em um total de 1 vez.
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para PIC