Conversor USB serial e USB Paralela

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Conversor USB serial e USB Paralela

Mensagempor fgsilva » 28 Abr 2007 17:25

Amigos, boa noite.....

Vasculhei o forum a procura de informações e como não encontrei resolvi abrir este tópico.

Fiz uma grande burrice!!! Abandonei meu PC e comprei um Notebook Dell Latitude 120L. Só depois da burrice feita, fui lembrar que ele não tinha porta paralela e serial. Apelei pela compra de 02 cabos conversores usbxserial e usbxparalela, conclusão, acho que fiz outra burrice.....

Ambos não funcionam para gravar pic... Já montei vários modelos, tanto paralelo como serial e ambos não funcionaram.... Alguém tem idéia porque não funcionam? ou o que posso fazer para resolver o problema? Se não for pedir demais alguém tem algum modelo de gravador simples pela USB?

Se eu soubesse que não funcionaria, não teria gastado R$ 150 paus atoa e teria interado mais uns trocados e comprado o ICD USB da Mosaico...

Já perdi vários finais de semana tentando fazer o treco funcionar e acho que vou perder mais este......

Agradeço se puderem me ajudar

Flávio.
fgsilva
Bit

Re: Conversor USB serial e USB Paralela

Mensagempor Rodrigo_P_A » 28 Abr 2007 17:36

Indicado pelo Jean Fernandes, eu vou comprar um, ele disse que funciona:

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2169
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor fgsilva » 28 Abr 2007 17:46

Os cabos que eu comprei são os seguintes:

Serial:
http://www.novacomm.com.br/ProdutosDeta ... IDProduto={1A63AB60-9B59-4374-890F-7DFA903346AE}&expand=no&IDCat={3EFBC2B9-4447-4FDE-ADBC-C62B9D2E0E06}&IDSubCat={26640CBA-35C8-4365-AE3E-85645F5B2A7F}

Paralelo:
http://www.novacomm.com.br/ProdutosDeta ... IDProduto={61AC0C4F-0D1C-4DD7-88C3-8351EE73C415}&expand=no&IDCat={3EFBC2B9-4447-4FDE-ADBC-C62B9D2E0E06}&IDSubCat={32CF1BB7-A103-4007-8EFB-11225EED2182}

Fabricante:

www.novacomm.com.br

Flávio.
fgsilva
Bit

Mensagempor fgsilva » 28 Abr 2007 19:42

Caramba.... Trabalho viajando e a mais ou menos 1 ano e meio que estou afastado da eletrônica por este motivo.

Quando comprei o Notebook, a idéia era voltar aos meus projetos mesmo em viagens.

Pelo jeito terei que ficar mais um tempo longe. A não ser que eu apele em compactar uma cpu velha que ainda me restou (k6 266), diminuindo o gabinete, tirando tudo que for desnecessário, deixando apenas a placa de rede para que eu possa acessa-lo através do notebook por um programa de assistênica remota, tipo o VNC, aí eu poderia programar os pic's sem problemas.

Seria uma forma desesperada, mas foi a única idéia que tive até o momento.

Flávio.
fgsilva
Bit

Mensagempor jandom » 30 Abr 2007 00:47

Eu uso aqui um conversor da clone para 232 e gravador mc Flash mosaico, sem problema nenhum!!!! Vc tem que configurar no painel de controle/sistema/gerenciamento hardware/portas/ a com via USB para com1 ou com2

jandom@uol.com.br
jandom
Byte

Mensagempor Fábio Pereira » 30 Abr 2007 07:56

Normalmente os programadores seriais e paralelos se valem de acessos não convencionais ao hardware das portas de comunicação.

O JDM, por exemplo, não utiliza a porta serial como uma aplicação de comunicação o faz. Da mesma forma alguns JTAGs para porta paralela.

Por outro lado, os conversores paralelo<->USB e serial<->USB são projetados para transportar os dados da comunicação mas nem sempre são fiéis aos controles de sinalização.

Por isso, de maneira geral, estes conversores não servem para aplicações como programadores e interfaces JTAG.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 30 Abr 2007 09:31

Pessoal, o Jean Fernandes testou o DOCK station até com o HJTAG e disse que funciona bem pela porta paralela.

em relação a porta serial do dock station, eu num sei se funciona com gravadores.

Se quizer montar um Conversor USB-Serial que funcione, usa um FT232RL, ele dá conta do recado, funciona perfeitamente, ou um TUSB3410 da TI.

Outra opção para quem não tem paralela no Note, é esta placa:
www.transdigital.net

eu comprei uma, e funciona perfeitamente.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Galaxywish » 30 Abr 2007 14:45

Tenho um conversor USB/Serial da Clone e funciona normalmente com o meu PICSTATPLUS e o MCFLASH.
Galaxywish
Bit

Mensagempor KrafT » 30 Abr 2007 14:54

Rodrigo_P_A escreveu:Outra opção para quem não tem paralela no Note, é esta placa:
www.transdigital.net

Conheço uma cara, aqui na mesa ao lado, que pagou e nem retorno de e-mail não teve mais...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 30 Abr 2007 15:18

KrafT escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:Outra opção para quem não tem paralela no Note, é esta placa:
www.transdigital.net

Conheço uma cara, aqui na mesa ao lado, que pagou e nem retorno de e-mail não teve mais...

Pede pra ele verificar direito Kraft, pq é o seguinte, depois de uns 8 meses que eu comprei a minha, eu tive problema com ela, o Note não reconhecia mais, eu mandei um e-mail pra eles, eles me responderam, deram suporte, e por fim eu tive que mandar a placa para eles, e eles me enviaram outra nova, sem nenhum custo, na garantia.

pede pra ele verificar direitinho, pq comigo funcionou, duas vezes, na compra e na troca da garantia.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor andre_luis » 03 Mai 2007 09:24

Galaxywish escreveu:Tenho um conversor USB/Serial da Clone e funciona normalmente com o meu PICSTATPLUS e o MCFLASH.

Poisé,

Também funciona bem comigo.
Só que eu comprei um gravador da Worldpic ( aquele de 25 reais ); muito interessante pela simplissidade.

Mas, ao tentar gravar pelo meu cabo USB/SERIAL da Clone no meu notebook, NAO funcionou ( o LED vermelho do gravador sequer acendia ). Depois tentei no meu velho PC com Serial on-board, e funcionou.

Isso me levou a supor que ( tendo em vista que do cabo serial vinham 5 fios ) : Ou esse conversor da clone nao manipula sinais de controle de fluxo, ou o seu nível de corrente/tensao sao muito baixos.

Alguem passou por isso também ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor fgsilva » 06 Mai 2007 15:09

Já gastei mais de R$ 140,00 em um cabo serial e um cabo paralelo USB. Ambos não funcionaram.

Como não consegui uma solução, estou pensando em adquirir um ICD2 BR da Mosaico:

http://www.mosaico.com.br/index.asp?are ... s&prod=681

R$ 251,90. Esse é USB, tem que funcionar.

O engraçado é que o TX e o RX do cabo usbxserial funciona na boa. Estava pensando, será que não é problema de baixa tenção? Será que um Buffer não resolveria o problema?

Alguém tem algum circuito de um bom buffer ?

O gravador que estou tentando montar é o: http://www.edutecbauru.com.br/arquivosp ... pic276.png

Estou usando uma fonte com 13v e os 5V estou tirando de um 7805.

Já tentei montar outros modelos, inclusive o tradicional JDM, mas nenhum deu certo.

Flávio
fgsilva
Bit

Mensagempor andre_luis » 07 Mai 2007 09:20

Usa algum 74HC14 da vida...
Usa 2 inversores em série, ou usa 1, mas no IC-Prog, informa que esses sinais estao invertidos. ( Configuração->Hardware [F3] )

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor fgsilva » 07 Mai 2007 19:24

Valeu pela dica. Vou testa-lo no final de semana.

Flávio.
fgsilva
Bit

Mensagempor ernande_filho » 07 Mai 2007 20:15

eu acho que os gravadores são alimentados por tensões de sinais roubados da porta serial.
Não conheço o funcionamento desses adaptadores, mas acredito que a tensão roubada seja insuficiente para alimentar o gravador.

Se vcs colocarem uma fonte externa nos gravadores, o que acontece?
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Próximo

Voltar para PIC