vou tentar estudar o circuito do picburner pra ver. mas eu tenho certeza se eu comprar outro pic novo é so colocar que ele vai gravar.
Sim, isso vai acontecer, e se gravar esse mesmo firmware, ele nao vai deixar gravar de novo.
Nao se preocupe, seus PICs estao bons, seu gravador estah ok.
O problema eh na linha de CONFIG que tem a seguinte diretiva:
_INTRC_OSC_NOCLKOUT
Isso configura o PIC pra funcionar com o oscilador interno. Entao logo que ele eh alimentado no Vdd, o PIC vai começar a funcionar. Certo ?
Para o PIC entrar em modo de gravaçao/leitura/apagamento o gravador precisa fornecer duas tensoes: o Vdd (de 2 a 5V normalmente) e o Vpp (uns 13V normalmente). O Vpp na verdade eh que aciona o "state machine" de gravaçao. Mas tem um problema na sequencia de fornecimento do Vpp e Vdd.
Para alguns PICs (o 12F675 eh um deles), o Vpp tem que ser acionado antes do Vdd (5V) porque se ele estiver configurado para oscilador interno (o caso desse firmware) o PIC começa a executar o firmware e mesmo com o Vpp de 13V, nao ativa o modo de gravaçao, portanto dando o erro que voce citou. PICs nao configurados com oscilador interno (que usem por ex. cristal) quando colocados no soquete do gravador nao vao dar esse problema porque nao iniciam a execuçao do programa firmware.
Soluçao: procure no software do PICBURNER (tambem nao conheço) se existe alguma opçao de ativar primeiro o Vpp e depois o Vdd. No PICKIT2 tem essa opçao. No software WINPIC800 tambem tem essa opçao. Voce consegue apagar o firmware do PIC e consegue depois gravar novamente outro firmware.