[Ajuda] Dimmer para LED 3W - PIC12f629

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor rmateus » 09 Jun 2010 19:48

Puxa, será que ninguém pôde dar uma ajudinha? :wink:
rmateus
Bit

Mensagempor dan_braz » 24 Jul 2010 04:42

Você pode usar o BD140 ou outros transistores maiores, mas o que acontece é que foi colocado um diodo D3 para reduzir a tensão no PIC, já que a alimentação pode ser 6V, assim o nível alto do pic tem 5,3V e essa tensão na base do transistor pode fazer ele conduzir um pouco ficando na região linear o que pode fazer ele aquecer.
Dentre as várias soluções, uma simples é colocar um diodo em série com o transistor para que o 5,3V do pic não consiga fazer ele conduzir.
Outra solução é colocar D3 no negativo do pic, assim o positivo fica alto o suficiente pra cortar o transistor.
dan_braz
Bit

Mensagempor rmateus » 09 Ago 2010 22:02

dan_braz escreveu:Você pode usar o BD140 ou outros transistores maiores, mas o que acontece é que foi colocado um diodo D3 para reduzir a tensão no PIC, já que a alimentação pode ser 6V, assim o nível alto do pic tem 5,3V e essa tensão na base do transistor pode fazer ele conduzir um pouco ficando na região linear o que pode fazer ele aquecer.
Dentre as várias soluções, uma simples é colocar um diodo em série com o transistor para que o 5,3V do pic não consiga fazer ele conduzir.
Outra solução é colocar D3 no negativo do pic, assim o positivo fica alto o suficiente pra cortar o transistor.

Olá dan_braz!

Obrigado pela dica!

O meu problema agora tá no seguinte item:

Como alterar o código para utilizar outras correntes???
rmateus
Bit

Mensagempor mamp » 14 Set 2010 14:19

to tentando fazer este tutorial, é mais simples, talvez te interesse
http://dqsoft.blogspot.com/2007/06/cont ... rte-i.html
mamp
Bit

Mensagempor mamp » 14 Set 2010 16:10

sobre o tutorial:

http://dqsoft.blogspot.com/2007/06/cont ... rte-i.html

no link acima tem uma imagem do circuito. que é o que eu to tentando fazer. to usando um 12f629.
Acredito que vcs que tem mais experiencia possam tirar uma duvida minha, no caso eu tenho que ligar a energia no pino 1 (vdd) e no pino 8 (vss) direto! sem nenhum componente intercalado, isso ta correto? ja que fica passando potencia forte (deve ser forte pra um pic acredito eu) entre o pino 1 e 8 isso nao queima o pic? eu to usando 3v com 2200 miliamperes.
mamp
Bit

Mensagempor renatokodaira » 14 Set 2010 20:11

no link acima tem uma imagem do circuito. que é o que eu to tentando fazer. to usando um 12f629.
Acredito que vcs que tem mais experiencia possam tirar uma duvida minha, no caso eu tenho que ligar a energia no pino 1 (vdd) e no pino 8 (vss) direto! sem nenhum componente intercalado, isso ta correto? ja que fica passando potencia forte (deve ser forte pra um pic acredito eu) entre o pino 1 e 8 isso nao queima o pic? eu to usando 3v com 2200 miliamperes.

No caso do site, os modos de ligaçoes dos leds sao para leds comuns de baixa corrente (no caso 10mA). Em todo caso, cada porta do PIC nao consegue fornecer mais do que 25mA (tanto pra suprir como para drenar), entao se ligar uma carga muito baixa (que puxe muita corrente), pode ateh queimar os transistores de saida da porta. Por isso o pessoal tah discutindo o uso de transistores de potencia pra atender esses leds de 3W.
renatokodaira
Byte

Mensagempor MOR_AL » 14 Set 2010 23:22

rmateus.

Pelo que eu pude ver:
1 - A corrente nominal do led é de 350mA. Sua bateria tem que ser capaz de fornecer essa corrente sem que a tensão de alimentação do PIC fique comprometida.
2 - O transistor NÃO é importante. O que está faltando é um resistor que limite a corrente no led. Esse resistor poderia ficar em série com o emissor (preferível) ou em série com o coletor. Ele também limitaria a máxima corrente no transistor, para valores seguros.
3 - O maior problema é a faixa de tensão da fonte B1.
Com 3V de alimentação, menos cerca de 0,5V de VceSat do transistor, tem-se 2,5V sobre o led, que necessita de 3,15V para deixar conduzir os 350mA.
Com 6V de alimentação, menos cerca de 0,5V de VceSat do transistor, tem-se 5,5V sobre o led, o que faz passar mais de 350mA. Isso acarreta em:
a) A tensão da bateria pode cair para níveis abaixo do necessário para o PIC funcionar.
b) O led pode queimar.
c) O transistor pode queimar.

Aparentemente esse circuito funcionaria melhor se a tensão na fonte fosse fixa e não essa faixa apresentada. Um valor superior aos 3,15V do led @ 350mA mais cerca de 0,5V da tensão de saturação do transistor. Teríamos então 3,65V mínimo. Eu colocaria um pouco mais. Algo em torno de 4V.
Não observei o programa, mas se a intensidade da luz for modulada por pulsos (PWM, etc.), então a frequência de chaveamento também é importante, pois a taxa de comutação de transistor com carga (led) no coletor fica comprometida.
PS: A potência no led seria de 0,35A x 3,15V = 1,1W
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor mamp » 17 Set 2010 18:04

mateus:
Voce ja tinha conseguiu usar o pic 12f629 em outro projeto que funcionou? ou é a primeira vez que ta usando ele?

corrigindo ato falho:
carga baixa -> pouca corrente
mamp
Bit

Mensagempor rmateus » 25 Fev 2011 21:51

MOR_AL e mamp,

Desculpem a demora na resposta. Estive fora na intenção de realizar um sonho e também de trazer um brinquedinho junto comigo: uma mini-fresa Proxxon.

Bom,

MOR_AL, a fonte que eu utilizei nos testes foi uma ATX de micro (5V). Mas para as baterias, tinha intenção de usar duas de 3,7V em série.

Pelo que pude observar a corrente fornecida pelo circuito proposto é diretamente proporcional à tensão da fonte.
Ou seja, a rotina 'SETVDDMES' tenta compensar a redução na tensão de entrada, fornecendo uma saída "relativamente" constante.

Agora, a questão que me levou à iniciar o post é:

Alterando o valor "movlw '06' " é possível alterar a corrente fornecida, utilizando estas duas baterias ou mesmo partindo do princípio que a fonte pode fornecer correntes de 1, 2, ou mais ampéres?

Ou melhor, na prática, pretendo ligar um LED CREE Cree XR-E Q5, 1A.

mamp,

Já utilizei este PIC e outros (12F675, 12F683, 16F628, etc.) e sempre deu certo. Apanhei bastante até compreender o lance do OSCCAL nos 12F, mas no resto foi bem simples! Claro, ler um pouco aqui, um pouco ali, testar, retestar, modificar....até a patroa "brigar"....hehehe.

abraço
rmateus
Bit

Anterior

Voltar para PIC