Conectar PIC em circuito com alimentação diferente

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Conectar PIC em circuito com alimentação diferente

Mensagempor fabio_ » 27 Jan 2011 18:35

Prezados,

Preciso interligar 5 I/Os do PIC16F877A alimentado com 5V com outro circuito alimentado em 3V.
Não gostaria de usar o PIC em 3V porque as demais funções e CIs são em 5V, somente estes 5 I/Os precisam ser em 3V.

Existe algum conversor bidirecional de tensão ou algo parecido ou alguém teria uma sugestão por hardware para esta aplicação?

Desde já agradeço!
fabio_
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 27 Jan 2011 18:42

Existe algum conversor bidirecional de tensão ou algo parecido ou alguém teria uma sugestão por hardware para esta aplicação?

4066 ... dah uma procurada.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor DEJANO » 27 Jan 2011 19:14

Ola Pessoal!!
Fabio.
Se eu fosse voce usaria um TTl open colletor . Alimentando o coletor com 3 volts estaria a saida ok para o circuito de 3 volts e de 5 volts . No caso das entradas vindo de 3 volts para os 5 volts do TTl, use um resitor para reduzir para 3 volts. Isso é muito barato. Voce nao disse que tipo de circuito é o de 3 volts. Se for do mesmo modelo dos pics nao precisaria. O diodo de protecao das entradas ja drenaria o excesso de voltagem para a fonte.O resistor que alimenta a base do transistor de entrada dos TTl é da ordem de 6K.De uma olhada nos datasheets dos TTl open colletor que voce entenderá isso.
Boa Sorte
Dejano
DEJANO
Bit

Mensagempor fabio_ » 27 Jan 2011 20:47

_blackmore_,
Li o datasheet de vários fabricantes para tentar entender o que voce pensou para a minha aplicação. Favor conferir se estou correto.
O 4066 possui 4 circuitos independentes compostos de 2 pinos de I/O e um de controle. Se o pino de controle estiver em VCC, os pinos de I/O são conectados. Se o pino de controle estiver em GND, os pino de I/O são desconectados. Certo?
Se estiver correto, como trabalharia com 2 níveis de tensões diferentes?

Dejano,
Sua idéia é interessante mas me fez lembrar dos buffers de tensão.
Acho que um buffer de tensão com coletor aberto resolveria meu problema da seguinte maneira:
As saídas do PIC em 5V poderiam ser ligadas nas entradas do buffer e as saídas do buffer com um pull-up de 3V ligadas nas entradas do circuito de 3V.
As saídas do circuito de 3V poderiam ser ligadas nas entradas do buffer e as saídas do buffer com um pull-up de 5V ligadas nas entradas do PIC.
Voce concorda?
Voce ou alguém poderia me indicar um buffer com coletor aberto?
Poderia fazer isso com alguns transistores e resistores mas somente um CI e os resistores de pull-up seriam bem melhor ......

Obs: O circuito de 3V não é um PIC, mas só consegui ele disponível com alimentação de 3V. Portanto, se liga-lo diretamente no PIC fatalmente eu queimaria suas entradas.
fabio_
Byte

Mensagempor DEJANO » 27 Jan 2011 21:05

Ola Fabio
7407 é um buffer ate high voltage. 30 volts. so que so tem 6 buffer por ci.
Tem um que eu vi mas nunca usei. Serviria como uma luva, mas o problema é achar para comprar: SN64BCT757.
De uma olhada na net. eu achei esses dois mas acredito que tem mais
Até.
Dejano
DEJANO
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 27 Jan 2011 21:14

fabio_

da próxima vez eu tomo mais cuidado ... :) o CI correto é o 4053 ou um mais novo 74xxx4053

http://www.st.com/internet/com/TECHNICA ... 002621.pdf
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Voltar para PIC