Olá a todos.
Bom, o que às vezes parece ser a parte mais simples torna-se o mais complicado de se compreender.
Vamos aos fatos.
Estou terminando o projeto de uma controladora para motores de passo bipolar, até ai nada de muito complicado, porem o problema surgiu quando estava fazendo uma programa de comunicação entre a controladora e o pc.
Na parte que diz respeito à comunicação via porta paralela estão as seguintes configurações:
• Passos por volta - 1/1 até 1/32 o que dará ate 6400 passos por volta
• Corrente do motor
• Controle da temperatura da controladora
• E mais algumas “frescurites”
A complicação apareceu justamente nas “frescurites”, enquanto estava usando o programa que fiz para o desenvolvimento e configuração da controladora, não tive nenhuma duvida.
Porem quando quis entender como os programas usados para controle das CNCs fazem a rampa de aceleração acontecer, ai sim deu “M”, não que isto seja necessário para minha controladora, mais queria que o programa de configuração também informasse os parâmetros usados pelo Mach e TCNC para a rampa de aceleração, afim de facilitar a vida de alguns usuários.
Usarei como parâmetros da minha duvida, frequências bem baixas e também dispensarei momentaneamente o que se refere à cinemática do deslocamento.
EX:
• Velocidade Inicial = 1Hz
• Velocidade Final =10Hz
• Aceleração =2Hz
• Largura do Pulso da velocidade Inicial = 1s (Ton+Toff)
• Largura do Pulso da velocidade Final = 0,1s (Ton+Toff)
• Largura do Pulso da Aceleração 0,5s (Ton+Toff)
• Tempo para aceleração = 4,5s
• Tempo entre o maior e o menor Pulso = 0,9s
Deixando de lado a mecânica, quero entender como calcular a quantidade de pulsos e a largura de cada um deles.
Visto que temos uma velocidade variável, ou seja, o 1º pulso deverá ter 1s e o ultimo deverá ter 0,1s, ou estou errado?
Quantos pulsos podem e ou devem ser dados, e como calcular a largura de cada um deles???
Sinceramente, já estou a mais de uma semana tentando entender isto, já fiz e refiz cálculos que parecem não ter fim e não cheguei a lugar nenhum, nada do que faço me dá um resultado satisfatório e coerente.
Por mais que eu tente, não consigo deixar isso de lado enquanto não entender a logica para resolver essa duvida, pois nas infinidades de cálculos que já fiz, provavelmente passou despercebida a resposta e 'engoli barriga'.
Abraços e aguardo sugestões.
Ivan B.