Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
MOR_AL escreveu:Olá Hermecildes.
Não possuo maiores informações sobre o seu sistema. Por facilidade eu tentaria fazer o seguinte:
1 - Acione o seu motor (com a carga) a uma RPMmáx / 3.
2 - Sempre monitorando a RPM, passe para 2 / 3 de RPMmáx.
3 - Faça um gráfico da velocidade do motor (RPM x Tempo).
a) Verifique no gráfico, se houve uma subida suave de RMPmáx / 3 até 2/3 de RPMmáx, sem ultrapassar 2/3 de RPMmáx. Caso afirmativo, seu sistema é estável e correto. Para um aumento de x% na rotação, aplique diretamente este aumento.
b) Caso houve um crescimento entre RPMmáx / 3 e 2/3 de RPMmáx, com ultrapassagem de 2/3 de RMPmáx e oscilando em torno de 2/3 de RPMmáx até estabilizar em 2/3 de RPMmáx, o seu sistema é estável porém apresenta overshoot. O que significa que será mais difícil controlar a rotação do motor. Neste caso você deve tentar, antes de aplicar 2/3 de RPMmáx, aplicar 1,5/3 de RPMmáx durante algum tempo. A idéia é não criar overshoot. Procure achar a composição boa.
Uma vez conseguido isso (sem overshoot), você montará uma regrinha. Para um aumento da RPM de x%, aplicar y% durante t segundos (ou milisegundos) e depois aumente até o valor final (x%). passe para a realimentação mencionada na minha primeira resposta.
Dá trabalho, mas deve funcionar.
Tente fazer isso e me dê um retorno ok?
MOR_AL
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante