medir batimentos cardiacos...como ?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

medir batimentos cardiacos...como ?

Mensagempor cristian » 12 Mar 2010 21:07

e entao como faço para fazer um aparelho pra medir batimentos cardiacos
???

e perda de calorias ????
Editado pela última vez por cristian em 13 Mar 2010 09:19, em um total de 2 vezes.
cristian
Word

Mensagempor tcpipchip » 12 Mar 2010 23:16

Amigo,

Montei 4 projetos que encontrei na REDE e este abaixo funcionou 100% bem, o filtro foi implementado por software.

http://www.inf.furb.br/~maw/asm51/ecg.pdf

Os dados são processados por filtro de Chebyshev de 4 ordem IIR (Infinite Impulse Response) filtro digital passa baixa (LPF). A frequencia de corte é definida para 40 Hz para remover os ruídos de frequência superior (incluindo a interferência AC 60 Hz a 50 Hz).

Usa um ARM ou MIPS32 ou COLDFIRE, ok ?

TCPIPCHIP

PS: se quiser eu vendo a plaquinha sem componentes...acho que tenho os componentes aqui....
tcpipchip
Dword

Mensagempor cristian » 13 Mar 2010 09:17

onde acho estes componnetes na farneel nao tem todos

este medidor q estou fazendo é para usar em esteiras
cristian
Word

Mensagempor RobL » 13 Mar 2010 11:38

Neste caso até com led vermelho pode contar batimentos. Existe até um sensor descartável usados em hospitais. Coloca-se no dedo.
Pode usar também o mesmo processo de um medidor de pressão arterial.
RobL
Dword

Mensagempor ct.proj.eng » 16 Mar 2010 08:18

O sensor citado deve ser o usado para oximetria, isto é, medicao do nivel de saturacao de O2 (oxigenio) no sangue. Na medida de O2 um "subproduto" é a medida de batimento cardiaco que esta modulada pela onda de O2.
Outra opcoes sao: medir pelo ecg direto no torax do paciente, pela impedancia toracica, pela auscuta (similar aos medidores de pressao arterial) ou pela variacao na medicao da temperatura de aspiracao/expiracao (um expirometro tem essa medida facil, esta na onda).
Tem que achar o metodo para "extrair" esta informacao do sinal capturado.
ct.proj.eng

Mensagempor xultz » 16 Mar 2010 09:06

Prá usar em esteira, o melhor é o ótico. O processo é relativamente simples: um led vermelho e um foto transístor prá vermelho, ou então um par de led e fototransístor infravermelho.
A luz vermelha reage com os glóbulos vermelhos do sangue, ou seja, eles impedem (um pouco) a passagem da luz vermelha. Os glóbulos brancos reagem com a luz infravermelha.
Quando tem uma pulsação, o sangue dilata a veia/artéria/capilar. Se tiver um feixe de luz atravessando a veia, na pulsação a luz será mais absorvida. Eu acho que o nome disso é sístole (quando tem a pulação), e o outro movimento é diástole. Na diástole, tem menos pressão na veia, ela se comprime, e mais luz passa pela veia.
Dessa forma, no sensor há uma forma de onda mais ou menos parecido com o batimento cardíaco. Se pegar a frequência dessa onda, você tem o batimento cardíaco.
Esse sensor quando usado no dedo, analiza a luz que passa na dedo ao lado do osso e que é refletido em torno desse até o outro lado, e a luz varia levemente de intensidade conforme a sístole e diástole.
O problema é que o ganho do fototransístor deve ser ajustado até que ele responda numa região em que a pequena variação de luz pode ser sentida e o batimento medido, então o maior desafio é fazer o circuito auto-ajustar o ganho, porque se o usuário varia a posição do sensor no dedo (ou na orelha, como algumas pessoas também usam), tem que reajustar o ganho. Sugiro você procurar por app notes de oxímetros (tem um bom no site da Microchip e um ótimo no site da Cypress) e veja como eles implementaram isto, fazer a oximetria é mais difícil que analizar o batimento, e o batimento é uma informação que todo oxímetro possui. Você teria que pegar o projeto, e implementar metade dele, usando só o par vermelho ou infravermelho.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 16 Mar 2010 09:08

Com um stetoscopio e um relogio da certo, não ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor cristian » 16 Mar 2010 22:09

acho q este ecg seria o melhor caso nao acham ???
cristian
Word

Mensagempor fabim » 17 Mar 2010 08:35

cristian escreveu:acho q este ecg seria o melhor caso nao acham ???

eu prefiro o stetoscopio e o relogio.
Mané vê só.

o batimento cardiaco antes de você ter um enfarto não passa de 3.5hz...
ele observado por um osciloscopio parece uma dente de serra sendo crimpado por um diodo por exemplo.
Veja que esta forma de onda tem uma crista, e você sabe qual o bw de frequencia que é de 0hz morto a 3.5hz infarto em fibrilação. chega a 4hz em um bebe que o coração pode bater até 240BPM. Pra uma criança de 1 ano impossivel chegar a isto.

Você pode medir de duas formas simples.
1° um amplificador diferencial com inserção de corrente não ultrapassando os 1.5uA cm² de contato eletrodo " ELETRO CARDIO GRAMA" ECG ou EGC tanto faz eu prefiro ABC.

2° um diodo emissor de infra vermelho de um lado do dedo, outro diodo receptor de infra do outro lado do dedo, o emissor vai para um amplificador com ganho X 1000 no AC por exemplo, da saida desse amplificador vai para um charge pump, e deste charge pump para um comparador, que só tem 1 na saida quando acontece a crista.
Veja o emissor de infra com a velocidade muito baixa no momento que ele esta fechado, tem por exemplo uma saida de 110uV, quando o coração movimenta o sangue a quantidade aumenta, e a tensão de sanque diminui pra 50uV por exemplo.
Estas variações são amplificadas X 1000 por exemplo, e depois jogadas para um charpe pump, que faz comparação automatica com base de tempo por carga R+C, desta variação, ou seja a saida do comparador pode ser um pulso bem extreito ou largo, depende de quanto a crista passou do trigger.
Bom, tu joga isso em um capture que consiga contar até 2 segundos por exemplo. ou até mais.
Suponha que teve um pulso de subida no trigger, e disparou a contagem 423mS depois houve outro trigger e você pegou o tempo entre bordas que é proporcional a frequencia.

Qual o numero de batimentos por segundo, em tempo real ?
Facil para cada amostra dessa, tu pega
1 / 0.423 = 2,3640661938534278959810874704492/segundo
* 60 =
141,84397163120567375886524822694/minuto

Pronto, só isso.

Em 2006 eu e um amigo tivemos a ideóta de desenvolver um sensor de variação pra motorista com vibracall.
Ao ligar o equipo ele pegava uma curva de amostra por 30 minutos, dependendo de quanto caisse pois o cabra ia dormir, o vibracall acordava o cara... Ai pesquisamos esse monte de tranqueira, que existe muita verdade e muita mentira..

Abraços, good lucky
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor tcpipchip » 18 Mar 2010 08:55

Muito bom.

bem, se é somente para medir batimento cardiáco (BPM), nao necessita daquele circuito exposto no começo.

Agora, se voce nessita detalhes da onda, para aplica uma RN e achar alguma doenca...ai vale....

T+
tcpipchip
Dword

Mensagempor cristian » 18 Mar 2010 21:10

so quero medir batimetnos cardiacos ...é tipo aquelas monitores usado em esteira igualzinho mas para outra tipo de maquina

quero saber o BPM e calorias gastas so isso
cristian
Word

Mensagempor fabim » 19 Mar 2010 07:44

cristian escreveu:so quero medir batimetnos cardiacos ...é tipo aquelas monitores usado em esteira igualzinho mas para outra tipo de maquina

quero saber o BPM e calorias gastas so isso

bom o circuito para pegar batimento, que tem em esteiras e prende-se na orelha ou no dedo.
Exatamente o que eu expliquei, com diodo emissor e receptor de infra vermelho..

Sobre calorias, o calculo é esse.
%100*1000-Vadeitar * SQRT(s[mentira]);

Sabe estas esteiras q falam olha tu gastou 5 Kcalorias...
Isso é pior que as historias dos tres porquinhos...rs

Não existe um calculo, apenas pelo batimento.
Existe tipo.
O cabra CAMINHOU 20Kmtrs, a uma velocidade média de tanto.
Haja visto que ele utiliza tantos musculos para poder caminhar, e o gasto de energia é proporcional a velocidade, pois exige mais dos musculos, conseguentemente gasta mais energia.

Sendo assim, ele gastou uma média de XkCal caminhando a uma velocidade média de 5kmh , num total de 13 kmtrs..

Seria o mesmo dizer, nossa o cara emagresseu 2KG num show!! Perdeu 2 litros de suor!!AFFFFFFFFFF

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor cristian » 21 Mar 2010 12:00

rapaz no dedo nao tem como colocar este sensor
poderia ser no peito ou barriga

pois a mao vai fazer moviemtnos rapidos
cristian
Word

Voltar para PIC