Olá pessoal!
Eu gostaria de construir um inversor com a forma senoidal razoavelmente boa.
A minha idéia inicial é construir somente o inversor de 12V para 220V, mas a idéia final é construir um conversor DC-DC para regular a tensão em 12V, um circuito para sincronizar com a rede, e injetar a potência na rede.
Pois a tensão para ele virá de uns painéis solares, que varia entre 16~22V.
Eu já fiz uma pesquisa na internet e não achei nada pronto sobre isso.
Inclusive aqui no fórum também já olhei um tópico mas não havia muitas conclusões nele.
Eu gostaria de saber o seguinte: É possível construir um inversor com a forma de onda senoidal sem perder a potência que virá dos painéis?
O que eu me refiro é o seguinte... Eu não vou utilizar baterias, então se eu construir um inversor e chavear os transistores com pwm, quando o ciclo ativo estiver menor que 100% eu vou perder a potência que está vindo dos painéis, certo?
Hoje eu já utilizo um inversor conectado a rede, mas a forma de onda dele é quadrada.
Para forma de onda quadrada eu saberia como resolver fácil, com qualquer circuito oscilador. Ou até mesmo um com 5 estágios.
Mas a idéia é fazer um inversor que não cause problemas para os equipamentos elétricos ligados na mesma fase.
Alguém poderia me ajudar?
Abraços!