Olá All,
Mais ou menos 2 semanas atras eu escrevi sobre um projeto que eu estava fazendo sobre ler o consumo de eletricidade da minha residencia com um PIC atraves de um sensor de efeito Hall. O circuito funcionou muito bem para uma rede Monofasico.
Ao abrir o painel dos disjuntores aqui em casa (apartamento), na verdade me deparei com uma rede trifasica (pasmem) onde cada fase vai para um lugar do apartamento.
Tentei entao instalar o circuito no Neutro para ver o resultado, ai que veio minha surpresa:
De acordo com o meu circuito, se eu ligar meu Playstation 3 e tambem a lampada da cozinha, o consumo seria menor do que ligar somente o PS3.
Lembrando dos tempos de faculdade, esta na cara que isso ocorreu porque sao fases diferentes e houve uma subtracao vetorial....
Minha pergunta é o seguinte: Como raios a Eletropaulo mede o meu consumo de energia?, ela vai ter que medir o consumo das tres fases separadamente?. Isso quer dizer que eu vou ter que usar 3 sensores de efeito hall em vez de 1 e fazer a soma no PIC?