Meu primeiro grande projeto! (Fechadura digital)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Meu primeiro grande projeto! (Fechadura digital)

Mensagempor ticoso08 » 29 Out 2009 09:44

Ola a todos amantes da eng. eletronica...
Finalmente acabei meu primeiro grande projeto e estou disponibilizando para todos que querem montar..
Talves voces ja podem ter visto sse post em algum outro site, porem estou avisando em varios sites pois percebi que tinha muita gente querendo fazer uma fechadura digital entao estou tentando espalhar o projetinho ;)

A Super Fechadura v1.1!!!
Utilizando um PIC16F628A, um display lcd 16x2, teclado matricial 4x3 (linhasxcolunas) e outros componetes consegui fazer uma super versao da fechadura..

(desculpa pela qualidade fiz o filme com meu celular)
http://www.youtube.com/watch?v=QtYWoQagkLk

Imagem

Caracteristicas do projeto:
-Pode ser utilizado uma senha de tamanho ate 9 digitos.
-Tem a opcao de deixar sem senha alguma bastando apenas ser apertado a tecla confirma (no meu caso #)
--------------------------------------------------
Bom pessoal como o texto era meio grande resolvi colocar em meu blog...
Espero que voces gostem :)
http://eletronicaoob.blogspot.com/2009/ ... a-v11.html

La no blog tambem vou colocar quando der outros projetinhos menores para o pessoa que ta querendo apredender mais sobre o uso do pic...o ultimo que fiz foi esse:
http://www.youtube.com/watch?v=CWecYBXS6BQ

Espero que vcs tenham gostado tanto do projeto da fechadura quanto a ideia do blog!!

Um grande abracaooooo!!
ticoso08

Mensagempor xultz » 29 Out 2009 11:37

Olá Tico.
Se você estiver aberto a sugestões, aqui vão algumas. Se não estiver, não leia.
Primeiro, procure exportar a imagem do diagrama ao invés de usar uma screenshot, apesar do Eagle ser meio cretino, ele deve conseguir exportar prá alguma coisa, tipo pdf. Fica muito melhor de ver o diagrama.

No diagrama, use ao máximo símbolos de alimentação. A linha de 5V que sai do 7805 pode ser substituída por símbolos de Vcc, teu diagrama fica muito mais limpo e claro usando isso.

As ligações perto do PIC estão um emaranhado difícil de entender. Use netnames ao máximo possível. Por exemplo, as ligações do PIC ao display podem ser eliminadas, colocando netnames de mesmo nome na saída do PIC e na entrada do display. Isso deixa o esquema mais limpo e claro também. O mesmo pode ser feito no comando do relé, nas linhas do teclado, etc. Usar netnames mesmo em linhas conectadas é uma boa idéia, porque ajuda a identificar a função daquela linha.
Lembre-se: a função principal de um esquema NÃO é gerar uma netlist para você desenhar uma placa, isto é uma mera consequência. A função principal é servir de documentação para uma pessoa olhar o desenho e compreender rapidamente o que ele faz. O mesmo para um código-fonte.

Sobre teu circuito, eu fiquei preocupado com o fato de não ter nenhum resistor limitando a corrente do backlight, ele deve estar meio que torrando...

Outra coisa, o circuito com o 555 é completamente desnecessário, afinal você poderia fazer a mesma temporização no firmware, e assim diminuindo teu circuito.

No geral, parabéns pelo fato de ter levado o projeto até o final e feito funcionar, esta satisfação só entende quem faz as coisas acontecerem, pode ficar orgulhoso.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor vtrx » 29 Out 2009 11:47

Isso aí ticoso,poe a mão na massa.
vtrx
Dword

Mensagempor ticoso08 » 29 Out 2009 15:04

xultz escreveu:Olá Tico.
Se você estiver aberto a sugestões, aqui vão algumas. Se não estiver, não leia.
Primeiro, procure exportar a imagem do diagrama ao invés de usar uma screenshot, apesar do Eagle ser meio cretino, ele deve conseguir exportar prá alguma coisa, tipo pdf. Fica muito melhor de ver o diagrama.

No diagrama, use ao máximo símbolos de alimentação. A linha de 5V que sai do 7805 pode ser substituída por símbolos de Vcc, teu diagrama fica muito mais limpo e claro usando isso.

As ligações perto do PIC estão um emaranhado difícil de entender. Use netnames ao máximo possível. Por exemplo, as ligações do PIC ao display podem ser eliminadas, colocando netnames de mesmo nome na saída do PIC e na entrada do display. Isso deixa o esquema mais limpo e claro também. O mesmo pode ser feito no comando do relé, nas linhas do teclado, etc. Usar netnames mesmo em linhas conectadas é uma boa idéia, porque ajuda a identificar a função daquela linha.
Lembre-se: a função principal de um esquema NÃO é gerar uma netlist para você desenhar uma placa, isto é uma mera consequência. A função principal é servir de documentação para uma pessoa olhar o desenho e compreender rapidamente o que ele faz. O mesmo para um código-fonte.

Sobre teu circuito, eu fiquei preocupado com o fato de não ter nenhum resistor limitando a corrente do backlight, ele deve estar meio que torrando...

Outra coisa, o circuito com o 555 é completamente desnecessário, afinal você poderia fazer a mesma temporização no firmware, e assim diminuindo teu circuito.

No geral, parabéns pelo fato de ter levado o projeto até o final e feito funcionar, esta satisfação só entende quem faz as coisas acontecerem, pode ficar orgulhoso.

E ai xultz...
Nossa estou 100% aberto a novas opnioes e ajudas!!!
antes de mais nada muito obrigado pelos comentarios...
Vou confessar para vc que essa foi a primeira vez que eu fiz um projeto deis do zero... digo construir o esquema e o pcb e de fato nunca tinha pensando em usar o netlist... O que eu fiz foi bem o que vc disse mesmo..
Eu simplesmente fiz um esquema para o gerar o pcb e acabei nao me preocupando com a organizacao.. Concordo que ficaria infinitamente melhor mesmo... é que eu nao sabia usar netlist, mas vou dar uma pesquisada..
Em relacao ao LCD eu me esqueci mesmo de colocar um resistor, sinsaramente nem tinha pensado nisso... Liquei como se fosse um VCC de um CI... Vacilei, mas acho que isso da facilmente para colocar. Sera que um Resistor de 1K ja é bom?

Entao eu usei um 555 por dois motivos...
a ideia de fazer esse backlight acender e apagar sozinho foi uma ideia que eu tive no final do projeto.. quando o codigo ja estava completo...
ai para mudar eu iria precisar mudar bastante a estrutura do codigo, e tava com preguissa..
ai ja tava querendo usar o 555 (pois nunca tinha usado entao queria usar para aprender).... entao resolvi colocar o 555 pois assim precisei mudar uma linha no codigo :)!!!

Poo mais uma vez muito obrigado pelas dicas os meus proximos esquemas prometo que ficaram melhor e muit omais organizados!!!
Um Abracaooo
ticoso08

Mensagempor tcpipchip » 29 Out 2009 15:11

Tambem em barramentos use NET BUS, fica bem mais claro!
tcpipchip
Dword

Mensagempor buiz » 29 Out 2009 15:46

Realmente eu ja tinha visto o teu projeto em outro lugar, mas vale a pena te dar os parabéns novamente pela força de vontade e dedicação. Agora é partir para o próximo e não ficar só neste!

Abração.
buiz
Byte

Mensagempor xultz » 29 Out 2009 18:06

Eu particularmente odeio netbus, acho um treco totalmente inútil, e quando mal usado fica pior ainda do que se não estivesse usando.
xultz
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 29 Out 2009 18:21

xultz escreveu:Eu particularmente odeio netbus, acho um treco totalmente inútil, e quando mal usado fica pior ainda do que se não estivesse usando.

NetName não é inútil, neste exato momento estou fazendo uma placa com multiplex de 64 canais, e seria inviável fazer endereçamento com trilhas cortando o esquema, fica ilegível. Para as entradas do MUX faço um barramento mesmo (NetBus).

NetBus não é só uma coisa bonitinha, é útil para um esquema grande e com muita ligações, muito menos NetName.

Abs,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Alesandro F Zagui » 05 Nov 2009 13:08

Não é esse o objetivo do tópico, mas vou aproveitar pra tirar uma dúvida. Como se usa o NetBus no Altium?

E parabéns Ticoso, pela iniciativa de partilhar seu projeto.
Alesandro Freire Zagui
Alesandro F Zagui
Byte

Mensagempor xultz » 05 Nov 2009 15:15

Eu não sei porque nunca usei porque odeio.
xultz
Dword

Voltar para PIC